Buscar

APS - INTERAÇÃO CLINICO PATOLOGICA

Prévia do material em texto

APS
INTERAÇÃO CLINICO-PATOLOGICA
PROF: AMERICO 
Discente: Naara Wérika de Sousa Silva
RA: 5704922
Turma: A01 – manhã – Liberdade
São Paulo
2021
2- Respondas as questões propostas baseado nos artigos científicos indicados: 
a. Quais são as formas clínicas encontradas da febre amarela? 
As formas são: 
Infecção assintomática (40% a 65%);
Febre e cefaleia, formas leves e moderada (20% a 30%); 
Febre e icterícia formas graves (10% a 20%);
Maligna, podendo vir a óbito (5% a 10%);
b. Quais são as vias de transmissão e quais agentes envolvidos da febre amarela?
A febre amarela é transmitida ao homem, por meio da picada de insetos hematófagos do gênero Aedes e Haemagogus. A febre amarela divide-se em duas formas silvestres e urbana. 
Urbano: homem/mosquito, onde o Aedes Aegypti se responsabiliza pela disseminação da doença, a transmissão pelo Aedes Aegypti é feita diretamente ao homem sem necessitar da presença de hospedeiro, o próprio homem infectado e em fase viremica atua como amplificador e disseminador do vírus na população em geral. 
Silvestre: foi reconhecido na década de 1930. Varia de acordo com região onde ocorre. Hospedeiros vertebrados: tanto na Africa quanto na America, os hospedeiros silvestres primários do vírus da febre amarela são primatas e não humanos. 
Silvestre complexo, onde varias espécies de mosquito é responsável pela transmissão;
Na África o Aedes Aegypti e na América os hemagogus.
c. Quais as situações clínicas para a contraindicação da vacinação da febre?
Não é recomendada a vacinação contra febre amarela de pessoas vivendo fora de áreas endêmicas, uma vez que o risco vacina suplanta seus benefícios. Só em recomendada a vacinação da febre amarela em pessoas vivendo ou que vão viajar para áreas de recomendação. Neste grupo, a vacina é recomendada para pessoas entre 9 meses e 60 anos de idade, desde que não sejam imunossuprimidos, gestantes, mulheres em lactação e pessoas com doença no timo. 
Como a vacina é produzida com vírus vivo atenuado, não é recomendada a vacinação de pessoas com imunodeficiência. Pacientes com AIDS, câncer e em uso de medicação imunossupressora não devem ser vacinados. Pessoas com alergia a proteína do ovo, pois podem sofrer um choque anafilático, gestantes para não ocorrer o risco de transmissão ao feto, crianças menores de 6 anos. 
d. Quais as lesões microscópicas descritas no fígado? 
Nas primeiras horas, degeneração, acidofolia. Em seguida ocorre a degeneração baloniforme, e depois necrose do tipo hialina, com processo inflamatório. 
e. Quais os testes clínicos indicados para detecção do vírus? 
Exames específicos como testes de fixação, métodos sorológicos – dosagem de anticorpos específicos pelo método de IgM-ELISA que captura anticorpos IgM em ensaio enzimático ou conversão sorológica em testes de inibição da hemaglutinação. Outras doenças como a Dengue, Chikungunya, Zika, demonstram os mesmos sintomas na fase inicial. 
f. Qual o impacto na saúde pública causado pela febre amarela?
Devido ao crescente numero de casos diagnosticados de febre amarela, o aumento da demanda pela população aos serviços de saúde demandará mais profissionais, maior gasto em hospitalizações, maior disponibilização de medicamentos e leitos para internação, mais investimento em infraestrutura para acolher aos portadores do virur da febre amarela, o governo terá que liberar mais verba destinada ao controle de epidemia. A febre amarela poderá causar maior mortalidade na população em geral, um problema de saúde publica, que se não for controlada poderá sair do controle e âmbito nacional.

Continue navegando