Buscar

EXPLICAÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS - PORTFÓLIO REFERENTE À LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO- AULA 06

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PORTFÓLIO REFERENTE À LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO- AULA 06
EXPLICAÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS
CONTO MARAVILHOSO: Uma narrativa recheada pelo fantástico, com fadas, monstros, bruxas, anões e outros seres extraordinários. Geralmente, as histórias se iniciam com o clássico “Era uma Vez” e se encerram com E viveram felizes para sempre! Essa fórmula é sucesso garantido, pois há muitas gerações os contos maravilhosos encantam crianças e adultos de todos os lugares do mundo. 
CONTOS DE FADAS: Formado por narrativas que, há milênios, surgiram anonimamente e passaram a circular entre os povos da antiguidade, transformando-se consideravelmente com o passar do tempo.
FÁBULA: Um texto de caráter fantástico que busca ser inverossímil. Os personagens principais não são humanos e a finalidade é transmitir alguma lição de moral.
CARTA PESSOAL: A presença de aspectos narrativos ou descritivos é uma linguagem pessoal é mais com um. 
LENDAS: São narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobre naturais. Para isso há uma mistura de fatos reais com imaginários. Misturam a história e a fantasia. As lendas vão sendo contadas ao longo do tempo e modificadas através da imaginação do povo.
TELEFONEMA: Constitui um gênero textual oral, assim como a aula, a conversa, a reunião de trabalho.
POEMA: Trabalho e laborado e estruturado em versos. Além dos versos, pode ser estruturado em estrofes. Rimas e métrica também podem fazer parte de sua com posição. Em geral, as presenças de aspectos narrativos e descritivos são mais frequentes neste gênero. Importante também é a distinção entre poema e poesia. 
FICÇÃO CIENTÍFICA: O gênero ficcional desenvolvido no século XX e se refere às narrativas que incluem componentes científicos como essencial ao andamento da trama consiste, a priori, de uma elaboração de fatos e princípios científicos em forma de narrativa, mas também pode abordar temas fantásticos, que, inclusive, contradigam tais fatos e princípios.
ROMANCE: É um texto completo, com tempo, espaço e personagens bem definidos e de caráter mais verossímil. Também conta as façanhas de um herói, m as principalmente uma história de amor vivi da por ele e um à mulher, muitas vezes, “proibida” para ele. Apesar dos obstáculos que o se param, o casal vive sua paixão proibida, física, adúltera, pecaminosa e, por isso, costuma ser punido no final. 
E-MAIL: Mensagem Eletrônica ou E-mail é um gênero textual epistolar do meio eletrônico muito explorado na atualidade. 
MANUAL DE INSTRUÇÕES: Faz parte do tipo instrucional, assim como, por exemplo, as receitas e as bulas de remédio. O manual de instruções serve para ensinar o cliente a montar e a manter determinado produto. Pode, também, servir para, por exemplo, ensinar as regras de u m jugo ou as regras de convivência de determinado ambiente. 
LISTA DE COMPRAS: É essencialmente escrito, por isso faz-se necessário o diálogo com os alunos sobre a importância da escrita no nosso dia-a-dia e como nos beneficiamos dela, especialmente no ambiente escolar. 
EDITAL: Ato escrito e m que são apresentadas determinações, avisos, citações e demais comunicados de ordem oficial. Normalmente, os editais são afixados em lugares públicos ou anunciados a través da imprensa oficial, geralmente em jornais de grande circulação, para conhecimento geral ou de alguns interessados. 
CONTO: Texto narrativo breve, e de ficção, geralmente em prosa, que conta situações rotineiras, anedotas e até folclores. Inicialmente, fazia parte da literatura oral. Diversos contos surgiram na tipologia textual narrativa: conto de fadas, que envolve personagens do mundo da fantasia; contos de a ventura, etc., que envolvem o suspense e a solução de um mistério.
PIADA: Um gênero textual humorístico que tem o intuito de levar ao riso. São textos populares que vão sendo contados em ambientes informais, e que normalmente não possuem um autor. Trata-se de um texto narrativo simples em que geralmente há presença de enredo, personagens, tempo, espaço.
EXEMPLO DE MAIS CINCO TIPOS DE GÊNEROS TEXTUAIS
CHARGE: Um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidos.
BILHETE: Tipo de texto cotidiano muito frequente empregado em contextos informais e escrito entre pessoas que possuam um grau de afetividade.
ANUNCIO PUBLICITÁRIO: Gênero textual que promove um produto ou uma ideia sendo veiculado pelos meios de comunicação de massa: jornais, revistas, televisão, rádio e internet. Podemos encontrá-los também em outdoors, panfletos, faixas ou cartazes na rua, no ônibus, no metrô, etc.
CANÇÃO: Possui muitas semelhanças com o gênero poema, como a estruturação em estrofes e as rimas. Ao contrário do poema, costuma apresentar em sua estrutura um refrão, parte da letra que se repete ao longo do texto, e quase sempre tem uma interação direta com o s instrumentos musicais. A tipologia narrativa tem prevalências neste caso.
RECEITA: Gênero textual descritivo e injuntivo que tem por objetivo informar a fórmula para preparar tal com ida, descrevendo os ingredientes e o preparo destes, além disso, com verbos no imperativo, dado o sentido de ordem, para que o leitor siga correto ente as instruções.
A LEITURA, A PRODUÇÃO DE SENTIDOS E O PROCESSO INFERENCIAL.
Ler é comunicar-se com o mundo, encontrar respostas e vivenciar experiências. Ler é muito mais do que a penas decodificar letras ou palavras soltas. Ler é construir significados pela interação entre o leitor e o texto. Na leitura de u m texto, o resultado da compreensão depende da qualidade das inferências geradas. O certo é que o processo inferencial ocorre com grande dinamismo e conduz o leitor a organizar constantemente as informações para processar e compreender o que lê. O processo inferencial é um processo cognitivo que permite ao leitor atribuir coerência ao texto, o que torna a leitura e a escrita uma unidade aberta de sentido, permitindo assim destacar uma malha de significados, no processo inferencial, quanto mais o leitor tiver conhecimento de mundo, mais ele confronta ideias com o autor, garantindo uma compreensão para além dos elementos superficiais do texto, negociando com o autor os significados plausíveis e permitidos. Constitui na execução em conjunto das unidades do saber da consciência que implicam na construção baseado no reconhecimento da intenção comunicativa no texto, ou seja, quando o leitor descobre a intencionalidade do autor a partir da sua maturidade crítica. Isso ocorre porque há uma negociação, uma disputa autor/leitor, que transforma e constrói conhecimento. A atividade inferencial é uma habilidade que aumenta com a idade, estando sujeita ao desenvolvido cognitivo e às situações de aprendizagem. Inferencial significa tirar conclusão, deduzir pelo raciocínio, inferir, interpretar o texto.

Continue navegando