Buscar

TRANSPORTE E ESTRADAS - BANNER PROJETO INTEGRADOR ENIAC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Objetivos
Para o estudo de infraestrutura, os terminais são divididos em duas partes: o lado de operações aéreas e o lado terrestre. 
O primeiro inclui as pistas e todas as vias de movimentação. Suas dimensões são traçadas a partir de critérios técnicos, assim como a resistência dos pavimentos. 
Engloba-se ainda neste conceito os pátios de estacionamento de aeronaves, as áreas de manobras, instalações e serviços de aproximação e de controle de tráfego aéreo. 
Resultados
O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, foi eleito o melhor terminal do Brasil na categoria entre 5 e 15 milhões de passageiros ao ano. O aeroporto de Curitiba alcançou uma nota média de 4,74 na edição 2020 do prêmio Aeroportos + Brasil, do Ministério da Infraestrutura.
Resumo
Neste Projeto Integrador foi apresentado um estudo de caso sobre o aeroporto Afonso Pena que está localizado no município de São José dos Pinhais-PR, que é o principal aeroporto que atende a cidade de Curitiba-PR e região metropolitana. Neste estudo, foi analisado as principais vias de acesso e as principais obras de infraestrutura existentes ao longo dessas importantes vias que interligam o acesso ao aeroporto.
  
Considerações finais
Pela primeira vez, desde que a Pesquisa de Satisfação do Passageiro começou a ser feita, todos os aeroportos da Infraero que integram o levantamento finalizaram o ano com, pelo menos, nota 4,0, nos quatro trimestres pesquisados ao longo de 2019. 
	
Metodologia
Neste estudo buscamos a melhor compreensão sobre as vias de acesso ao aeroporto e seus principais pontos de obras, como pontes, viadutos e pontos turísticos existentes, infra-estruturas existente no percurso da capital Curitiba ao aeroporto Internacional Afonso Pena. 
Temos varias vias de acesso ao Aeroporto Afonso Pena, tendo Curitiba como referencia de partida, podemos afirmar que as vias são: Avenida Marechal Floriano Peixoto, Avenida Comendador Franco (popularmente conhecida como Avenida das Torres, BR 277 e o Contorno entorno da Cidade de Curitiba (construído para desafogar os bairros mais populosos da capital).
 
CURSO: ENGENHARIA CIVIL - PROJETO INTEGRADOR TRANSPORTES E ESTRADAS 
IVANETE GALTER - RA 
Danielly Arcini de Souza
Referências
ANAC. Disponível em: www.anac.gov.br. Acesso em 26/10/2007. 
MINISTÉRIO DO TURISMO. Turismo e Acessibilidade: Manual de Orientações. Brasília:  Ministério do Turismo, 2006. OMT. Introdução à Metodologia da Pesquisa em Turismo. 1. ed. São Paulo: Roca, 2005. 287 p. 
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA. Disponível em www.curitiba.pr.gov.br. Acesso em 14/05/2020. 
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. Disponível em www.sjp.pr.gov.br. Acesso em 14/05/2020.
Introdução
O aeroporto representa um dos principais meios de transporte e deve estar de acordo com a aplicabilidade de conceitos relacionados a infraestrutura que corresponde a qualidade dos serviços prestados e as vias principais de acessos terrestres. 
A cidade de Curitiba e região metropolitana têm como aeroporto principal o aeroporto internacional Afonso Pena que fica localizado no município de São José dos Pinhais- PR. 
A Avenida das Torres (Comendador Franco), principal ligação viária entre Curitiba e o Aeroporto Internacional Afonso Pena, é uma pista com velocidade máxima permitida de 70 km/h. Conta ainda com 5 faixas de rolagem em alguns trechos, calçadas, iluminação e 20 quilômetros de ciclovia e para facilitar o acesso aos bairros e demais vias possui várias trincheiras e um viaduto estaiado. 
O aeroporto permite interligação com outros meios de transportes, constituindo-se num terminal multimodal de cargas e passageiros. 
O estacionamento tem capacidade para 800 veículos com sistema informatizado de controle de entrada e saída, através de tickets com código de barras.
O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, foi eleito o melhor terminal do Brasil na categoria entre 5 e 15 milhões de passageiros ao ano. 
 
https://youtu.be/--WlA378fAM
 Desenvolvimento 
Os pontos principais de acesso ao aeroporto Internacional Afonso Pena surgem a partir da Avenida Marechal Floriano Peixoto (que nasce no marco 0 de Curitiba), a rota principal é a via Avenida Comendador Franco, conhecida também popularmente como avenida das Torres.

Continue navegando