Buscar

NOTA PROMISSÓRIA

Prévia do material em texto

NOTA PROMISSÓRIA
LUG art. 75 a 78
- A nota promissória é uma promessa de pagamento, à vista ou a prazo, emitida pelo devedor, a favor do credor. É título formal, autônomo e de emissão do devedor.
- Com o saque da nota promissória, surgem duas situações jurídicas distintas: a situação daquele que promete pagar quantia determinada e a daquele que se beneficia de tal promessa. A pessoa que se encontra na primeira situação é chamada, pela lei, de sacador, emitente ou subscritor; a pessoa que se encontra na segunda posição é chamada de beneficiário ou tomador.
REQUISITOS
A nota promissória deve atender aos requisitos definidos pelos arts. 75 e 76 da LUG, a saber:
1 - Denominação “Nota Promissória, ou termo equivalente na língua em que for emitida;
2 - A promessa pura e simples de pagar uma quantia determinada; 
3 - A época do pagamento; 
4 - A indicação do lugar em que se deve efetuar o pagamento; 
5 - O nome da pessoa a quem ou a ordem de quem deve ser paga; 
6 - A indicação da data em que e do lugar onde a nota promissória é passada; 
7 - A assinatura de quem passa (emitente ou mandatário especial) a nota promissória (subscritor).
8 – a assinatura do sacador, bem como a sua identificação pelo número da sua cédula de identidade, de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas, do Título de Eleitor ou da Carteira Profissional (Lei 6.268/75, art. 3º).
- Além desses requisitos, deve a nota promissória especificar a data e local do pagamento, entendendo-se, em caso de omissão, que se trata de título pagável à vista no local do saque ou no designado ao lado do nome do subscritor, nos termos das alíneas segunda e terceira do art. 76, LUG.
- Não será nota promissória o documento a que faltar qualquer do s requisitos enumerados.
- Caso tenham sido omitidos a data e o lugar da emissão do título, presume-se que o portador ou favorecido tenha mandato para inserir tais requisitos.
- É facultada a indicação alternativa do lugar de pagamento, tendo o portador direito de opção. Será pagável no domicílio do emitente a nota promissória que não indicar o lugar de pagamento.
DIVERGÊNCIA
- No que diz respeito às divergências nas indicações da soma a pagar aplicam-se à nota promissória as mesmas regras indicadas para a letra de câmbio.
VENCIMENTO
- A época do pagamento deve ser precisa e única para toda a soma devida. A nota promissória pode ser passada:
1. À vista;
2. A dia certo;
3. A tempo certo da data.
- Será pagável à vista a nota promissória que indicar expressamente essa condição, ou que não indicar a época do pagamento.
- Com exceção do que se refere ao aceitante, são aplicáveis à nota promissória, com as modificações necessárias, todos os dispositivos referentes a letra de câmbio, sobre endosso, aval, protesto, processo executivo e prescrição.
- Para efeito de aplicação desses preceitos legais, o emitente da nota promissória, é equiparado ao aceitante na letra de câmbio.
- O credor não pode recusar pagamentos parciais, desde que o título esteja vencido.
- É válida a nota promissória em que o devedor apuser apenas a sua rubrica, uma vez que, para se obrigar, não é necessária a reprodução do nome da pessoa, segundo o seu registro civil.
REGIME JURÍDICO
A nota promissória está sujeita às mesmas normas aplicáveis à letra de câmbio, com algumas exceções estabelecidas pela LUG, em seus arts. 77 e 78. Assim, tudo o quanto se prescreveu acerca de endosso, aval, vencimento, pagamento, protesto, execução e demais temas, relativamente às letra de câmbio, compõe, também, o regime jurídico da nota promissória.
Contudo, devem ser observadas as seguintes prescrições específicas deste tipo de título cambial:
a) A nota promissória é uma promessa de pagamento e, por isso, não se aplicam, a ela, as normas relativas à letra de câmbio incompatíveis com esta natureza da promissória. Assim, não há que cogitar de aceite, vencimento antecipado por recusa de aceite, cláusula não-aceitável etc.
b) O subscritor da nota promissória é o seu devedor principal. Por essa razão, a lei prevê que a sua responsabilidade é idêntica à do aceitante da letra de câmbio. Neste sentido, pode-se concluir que o protesto é facultativo para o exercício do direito de crédito contra o emitente; também se pode concluir que o exercício desse direito prescreve em 3 anos.
c) O aval em brando da nota promissória favorece o seu subscritor.
d) As notas promissórias, embora não admitam aceite, podem ser emitidas com vencimento a certo termo de vista. Nesta hipótese, o credor deverá apresentar o título ao visto do emitente no prazo de um ano do saque, sendo a data desse visto o termo a que do lapso temporal de vencimento. A nota promissória desta espécie pode ser protestada por falta de data.
- Desde que observadas as especificidades da nota promissória acima mencionadas, estará este título sujeito ao mesmo regime jurídico da letra de câmbio, quanto à constituição e exigibilidade do crédito cambiário.

Continue navegando