Buscar

Taxas e Preços Públicos

Prévia do material em texto

TAXAS E PREÇOS PÚBLICOS (tarifas) 
Art. 145, inc. II da CF/88 (CF confere competência para criar os tributos)
· Tributos = Criados apenas pelos entes federativos Apenas adm. Púb. Direta.
· Todos os entes federativos podem criar as taxas, contanto que estejam dentro de suas competências.
Art. 145. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos:
I - impostos;
II - taxas, em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição;
III - contribuição de melhoria, decorrente de obras públicas.
· Quanto ao exercício do poder de polícia, nesse caso, trata-se de taxas com o objetivo de manutenção do mesmo. Assim, o direito tributário tem como função gerar o dinheiro responsável por sustentar os órgãos fiscalizatórios por exemplo.
CTN
Art. 77. As taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.
    Art. 79. Os serviços públicos a que se refere o artigo 77 consideram-se:
        I - utilizados pelo contribuinte:
        a) efetivamente (uso de forma direta), quando por ele usufruídos a qualquer título;
        b) potencialmente (Serviço a disposição ainda que não faça uso), quando, sendo de utilização compulsória, sejam postos à sua disposição mediante atividade administrativa em efetivo funcionamento;
        II - específicos, quando possam ser destacados em unidades autônomas de intervenção, de utilidade, ou de necessidades públicas;
        III - divisíveis, quando suscetíveis de utilização, separadamente, por parte de cada um dos seus usuários.
· É necessário o cumprimento de todos esses pontos para que o tributo seja exigido.
** QUANTO A ILUMINAÇÃO PÚBLICA:
Não pode ser remunerada mediante taxa (Súm. Vinc. 41). Como está exposto acima, não estamos tratando de taxas devido a falta de requisitos, assim, a cobrança desta como taxa foi tida como inconstitucional, tendo em vista a falta da divisibilidade.
SÚMULA 545 STF
· Preços de serviços públicos e taxas não se confundem, porque estas, diferentemente daqueles, são compulsórias e têm sua cobrança condicionada à prévia autorização orçamentária, em relação à lei que as instituiu.
PREÇOS DE SERVIÇOS PÚBLICOS = TARIFAS ≠ TAXAS
· As taxas são compulsórias, ou seja, criadas por lei.
TAXA DE COLETA DE LIXO
Começo o tema lembrando que nem em todos os lugares essa cobrança existe, por se tratar de uma escolha do munícipio e uma taxa impopular.
Mas ela é legal?
ART. 145, §2º: “As taxas não poderão ter base de cálculo própria de impostos.”
· Breve lembrança sobre base de cálculo = No caso do IPVA, a base de cálculo é o valor do carro.
 O que o artigo deseja apresentar é que não pode cobrar usando a mesma lógica de um imposto, caso contrário, será cobrado duas vezes tal imposto, de forma a disfarçar.
BITRIBUTAÇÃO X BIS IN IDEM
1. 2 Entes federativos cobrando o tributo, cada um 1 vez, sobre o mesmo Fato Gerador. (Deve aqui o advogado responsável promover a consignação em pagamento, para que não seja pago duas vezes, e evitando os possíveis juros e multas).
Caso pague errado, deve-se repetir o indébito.
2. 1 Ente federativo cobrando o mesmo tributo duas vezes, em cima de um mesmo Fato Gerador.
· Enfim, para solucionar a taxa referente a coleta de lixo, foram editadas as súmulas vinculantes 19 e 29:
19: “A taxa cobrada exclusivamente em razão dos serviços públicos de coleta, remoção e tratamento ou destinação de lixo ou resíduos provenientes de imóveis, não viola o artigo 145, II, da Constituição Federal”.
29: “É constitucional a adoção, no cálculo do valor de taxa, de um ou mais elementos da base de cálculo própria de determinado imposto, desde que não haja integral identidade entre uma base e outra”.
Assim, o IPTU refere-se não só aos terrenos como as edificações ou construções, porém para a taxa de coleta de lixo, o cálculo será feito apenas em cima da metragem do terreno, usando parte / elemento de determinado imposto.

Continue navegando