Buscar

Exercícios de Parasitos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MECANISMOS DE AGRESSÃO E DEFESA
EXERCÍCIOS
A parasitologia é a ciência que estuda os parasitas, as doenças parasitárias humanas, seus métodos de diagnóstico e controle. A prevalência de infecções por parasitas pode estar associada a diversos fatores que favorecem o estabelecimento da relação parasita hospedeiro; como a presença de hospedeiros susceptíveis apropriados, saneamento básico deficiente ou ausente, fatores socioculturais, contato com animais, além da idade do hospedeiro e do tipo de parasito infectante e migrações humanas, entre outros.
Questões:
1) Qual a diferença entre hospedeiro intermediário e hospedeiro final?
O hospedeiro intermediário apresenta o parasito na fase larvária/jovem ou na fase assexuada, enquanto o hospedeiro definitivo é aquele que abriga, em seu organismo, o parasita em sua fase madura.
2) Quais os tipos de ciclos biológicos existentes. Cite exemplos.
Ciclo monoxênico: Quando o parasita possui um único hospedeiro.
Ciclo heteroxênico: Quando o parasita possui mais de um hospedeiro. Neste caso, classificam-se os hospedeiros em intermediários e definitivos.
3) Qual a diferença entre vetor e agente etiológico?
Os vetores são os veículos de transmissão do agente causador da doença, ou seja, é o organismo capaz de transmitir o ser vivo que realmente desencadeará uma enfermidade. 
O agente etiológico, também chamado de patógeno, é o organismo responsável por provocar a doença, ou seja, é o que desencadeia os sinais e sintomas típicos de um determinado problema de saúde. No caso da dengue, o vírus causador da dengue seria o agente etiológico, e não o mosquito, que é o vetor.
4) O que são reservatórios naturais?
Os parasitas têm reservatórios naturais, os quais são um ser vivo (animal ou planta) ou um substrato, como o solo e a água. Nele, o parasita pode sobreviver e se reproduzir até ser veiculado para o hospedeiro.
5) Descreva o grupo de parasitas chamados de protozoários. Cite exemplos. Organismo unicelular, eucarióticos, microscópicos e sendo a maioria heterótrofos. São classificados de acordo com a locomoção no meio aquático. Exemplos: Giardia, Toxoplasma, Tripanossoma, Leishmania, Plasmodium, Criptosporidium, Ameba proteus, etc.
6) Descreva o grupo de parasitas chamados de helmintos. Cite exemplos. Os helmintos ou vermes constituem um grupo muito numeroso de animais, incluindo espécies de vida livre (ectoparasitas), sendo classificados em dois grandes filos: Platyhelminthes e Nemathelminthes. Nem sempre, residem no intestino do hospedeiro. Alguns exemplos são: Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura, Ancylostoma duodenale e Taenia solium.
7) Descreva os mecanismos pelos quais nosso sistema imunológico combate parasitas intracelulares e extracelulares. Nos parasitas intracelulares o SI atua em conjunto com a resposta adaptativa, apresentando rapidez em sua manifestação. Atua por fagocitose, MHC I — macrófagos, eosinófilos, neutrófilos — e TCD8. Enquanto para os parasitas extracelulares, envolve os eosinófilos, anticorpos IgE, imunidade humoral inata e até o sistema complemento (MAC).
8) Descreva o ciclo biológico, quais doenças causam e o modo de transmissão dos parasitos abaixo:
- Trypanosoma cruzi
- Toxoplasma gondii
- Schistosoma mansoni
- Taenia solium e Taenia saginata
- Enterobius vermicularis
- Ascaris lumbricoides
- Giardia lamblia
A teníase é adquirida quando o homem quando ele ingere carne o cisticerco (larva) e este evolui para a forma adulta no intestino delgado. O verme adulto se fixa e começa a expelir os ovos e proglótides, que são excretados nas fezes humanas e podem contaminar o solo, a água e os alimentos.
A cisticercose se desenvolve a partir da ingestão de ovos viáveis da tênia, estes chegam ao estômago e liberam o embrião que atravessa a mucosa gástrica, vai para a corrente sanguínea e se distribui pelo corpo, pode alcançar diversos tecidos (músculos, coração, olhos e cérebro) aonde irá se desenvolver o cisticerco (larva). 
Ao atingir o cérebro causam a Neurocisticercose, que é a forma mais grave da infecção.
Acesse o site para responder as perguntas acima: https://www.cdc.gov/dpdx/az.html
9) Qual a diferença entre a teníase e a cisticercose?
Teníase: Possui ciclo heteroxênico (mais de um hospedeiro), evolução do parasita, o verme completa o ciclo no hospedeiro final, é causada pela Taenia solium e Taenia saginata. A maioria dos casos da infecção não causa sintomas. Em casos graves ou crônicos, os sintomas podem incluir dor de barriga, perda de apetite, perda de peso, constipação intestinal (resulta em ações traumáticas). Segmentos de tênia podem ser visíveis ao passarem pelo ânus e nas fezes.
Sintomas: assintomáticas, diarreia, emagrecimento / Profilaxia: saneamento, cozinhar, fiscalizar.
Cisticercose: Apenas o humano é infectado, o verme não chega se tornar adulto, só é causada pela Taenia solium. Sintomas: depende do tecido que ela se encontra, causa nódulos sob a pele. Quando se espalha para o cérebro ou para a medula espinhal, podem ocorrer dores de cabeça e convulsões. Sendo não muito comum, episódios de epilepsia e problemas na visão (abriga-se na retina).
Sintomas: convulsão, paralisia / Profilaxia: higiene pessoal.
10) Suponha que você fará um “mochilão” pela América do Sul e vai passar por diversos estados e países. Dos estados Brasileiros, em quais você corre mais risco de adquirir a doença Malária? E em qual outro país da América do Sul também há esse risco? Para ter acesso à essas informações acessem: https://www.cdc.gov/malaria/travelers/country_table/b.html
No Brasil, principalmente na região norte: Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima. Presente também nos estados do Maranhão, Mato Grosso e Pará, mas raros casos em suas capitais. Em países da América do sul: Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Suriname.
11) Baseado no esquema da imagem abaixo, descreva as etapas do ciclo biológico do parasita causador da Doença de Chagas:
Ciclo de Vida do Trypanosoma cruzi
Estágio no ser humano:
1. O inseto pica e defeca ao mesmo tempo. Os tripomastigotas alcançam a corrente sanguínea → i = estágio infeccioso
2. Os tripomastigotas invadem os tecidos onde de transformam em amastigotas.
3. Os amastigotas multiplicam-se assexuadamente.
4. Os amastigotas transformam-se em tripomastigotas, rompem as células e caem na corrente → d = estágio de diagnóstico
Estágio no triatoma (barbeiro):
5. Os tripomastigotas sanguíneos são absorvidos por outro inseto em nova picada.
6. Transformam-se em epimastigotas no intestino do inseto.
7. Os epimastigotas multiplicam-se via reprodução binária.
8. Transforma-se em tripomastigotas.

Continue navegando