Buscar

UNIDADE 1A- TEMPLATE (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRÁTICA DE ENSINO EM MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ATIVIDADE REFLEXIVA I
Nome Completo:Patícia Machado Cardozo
RGM:21675791
Fonte: Times New Roman ou Arial
Tamanho: 12
Espaçamento: 1,5
Recuo da primeira linha do parágrafo: 1,5
Quantidade de Páginas: 1 a 2
Referências: indicar as referências que embasaram o seu texto
1.O que é estágio com investigação sobre a prática?
2.Em que medida as ações desenvolvidas no âmbito da Orientação de Estágio, sob a perspectiva da reflexão sobre a prática, podem contribuir para a construção da identidade profissional do futuro professor de Matemática?
3.Como podemos desenvolver   a   possibilidade   da   investigação e reflexão sobre a prática   como uma metodologia de formação inicial de professores de Matemática?
As questões acima devem ser respondidas em formato de texto.
ATIVIDADE I
Estágio com investigação sobre a prática é onde o futuro professor observa e analisa componentes importantes que regem a prática docente da escola em que realizará seu estágio. Tendo como base o material disponibilizado na plataforma da disciplina de estágio supervisionado, notamos a importância de termos acesso e compreendermos o PPP da escola, pois é ele que norteia o trabalho escolar, contendo informações sobre a comunidade, história e componentes da escola, metas e objetivos, enfim nos dá uma noção do todo. Devemos analisar o funcionamento, frequência de reuniões, espaços de conversação e troca de experiências, para após entrar numa sala de aula, primeiramente apenas como observador e após como um estagiário que está sedento por testar suas teorias e aberto as mais inúmeras sugestões, sempre avaliando as ações que deram certo ou não e buscando novas formas de abordagem que possibilitem uma aprendizagem mais consistente.
Tudo isso contribui para construção da identidade profissional do futuro professor de matemática, pode-se colocar como de suma importância as trocas entre estagiário e professores orientadores, a constante avaliação da suas estratégias para o desenvolvimento dos conteúdos que propiciam a aprendizagem, de maneira que esta seja prazerosa e significativa, sempre relacionando o nosso trabalho com a realidade do educando.
A investigação amplia a capacidade de análise crítica e propositiva da realidade, promovendo atitudes criativas frente ao conhecimento, a constante ação, reflexão, ação torna a prática docente mais consistente podendo ser usada como uma metodologia de formação inicial de professores de matemática, isto se dá na execução do estágio onde estas teorias são testadas, analisadas, confrontadas com a realidade que muitas vezes não nos dá o respaldo necessário para realização do trabalho docente, nos obrigando a fazer adaptações que muitas vezes não geram a aprendizagem esperada.

Continue navegando