Logo Passei Direto
Buscar

av1 ortopodologia

User badge image
Kalila Souza

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O pé humano é composto de 26 ossos assim distribuídos: sete ossos do tarso (tálus, calcâneo, cuboide e os três cuneiformes), cincos ossos do metatarso e catorze falanges (três para cada um dos dedos, exceto para o hálux, que tem apenas duas). Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. Os pés são responsáveis por garantir ao indivíduo a postura de bípede e a base para a sustentação do peso corporal.
II. A saúde dos pés é importante para os seres humanos porque os pés possuem funções indispensáveis para manutenção da qualidade de vida e para promoção de autonomia de cada indivíduo.
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
2. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
3. As asserções I e II são proposições falsas.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
5. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Com o processo do envelhecimento, ocorre o declínio das funções corporais, como perda de audição, de visão, peso, força motora e musculatura, que determinamos como o processo de senescência (envelhecimento normal) além de ocorrer, em grande parte das vezes, o processo de senilidade, que está relacionado ao envelhecimento anormal, no qual ocorre o aparecimento de patologias. Considerando as informações obtidas e todo o conhecimento adquirido relacionado à fisiologia da marcha e aos fatores que interferem no seu desenvolvimento, analise as afirmativas a seguir:
Está correto apenas o que se afirma em:
I. A Organização Mundial de Saúde (OMS) criou o termo polifarmácia para determinar a utilização rotineira de 2 ou mais medicamentos simultâneos pelo mesmo paciente.
II. A utilização de vários medicamentos é capaz de interferir no equilíbrio e, como consequência, na marcha do indivíduo.
III. A polifarmácia é capaz de aumentar reações adversas como: tontura, perda de peso, desequilíbrio e sonolência.
IV. A polifarmácia é um fator determinante para a redução do tempo de hospitalização, sendo benéfica para o paciente.
1. II e III.
2. I e III.
3. I e IV.
4. Incorreta: III e IV.
5. II e IV.

A polidactilia é uma doença de origem genética, que produz o aumentado da quantidade de dedos, podendo ser estes dedos estruturas completas ou apenas aglomerados de tecidos. Isso significa que o indivíduo acometido por esta patologia pode apresentar mais de cindo dedos em cada mão ou cada pé.
Considerando as informações e os conteúdos estudados sobre as alterações osteoarticulares dos dedos, pode-se afirmar que a polidactilia é classificada em dois tipos, sendo eles:
1. pós-apendicular e de formação nos pés.
2. pré-metatársica e pós-metatársica.
3. pré-axial e pós-axial.
4. pré-apendicular e pós-apendicular.
5. pré-apendicular e de formação nas mãos.

Leia o trecho a seguir: “O hálux valgo é a principal patologia do antepé, acometendo a primeira articulação metatarsofalangeana. É definido como desvio lateral do hálux associado ao varismo do primeiro metatarso, produzindo uma saliência óssea medial ao nível da primeira articulação metatarsofalangeana.”
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre as alterações osteoarticulares dos dedos, pode-se afirmar que as alterações extrínsecas ocorrem devido:
1. às alterações dos arcos plantares dos pés, como no caso do pé plano.
2. a hereditariedade e alterações genéticas, que influenciam na anatomia dos membros inferiores.
3. à relação da frouxidão ligamentar exagerada, que altera a estabilização das articulações.
4. à inclinação das estruturas articulares da falange medial do hálux e da inclinação lateral da superfície articular.
5. aos calçados inadequados, que ocasionam a compressão da ponta dos dedos dos pés.

Leia o trecho a seguir: “As doenças osteoarticulares exigem, basicamente, um tratamento fisioterápico para manter ou melhorar o equilíbrio, prevenir quedas, manter ou aumentar a força muscular, a funcionalidade, a propriocepção, a amplitude de movimento e a marcha, aliviar a dor – quando existir, e manter a qualidade de vida.”
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre as alterações osteoarticulares dos dedos, pode-se afirmar que essas alterações são causadas porque:
1. adquirimos hábitos de vida irregulares, como inutilização de calçados por longos períodos e o processo de envelhecimento.
2. a prática de atividade física pode sobrecarregar as articulações e atrapalhar o processo de recuperação das estruturas.
3. ocorre a perda de peso excessiva, o que ocasiona também a diminuição do tecido muscular e deixa as articulações mais vulneráveis.
4. ocorre o processo de envelhecimento natural (senescência), hereditariedade, bem como o processo degenerativo relacionado a comorbidades (diabetes, osteoporose).
5. realizamos a sobrecarga dessas estruturas com calçados e meias apertadas.

Leia o trecho a seguir: “Como o sistema esquelético forma a estrutura o corpo, um conhecimento dos nomes, das formas e das posições dos ossos individuais ajuda na localização de outros órgãos. Por exemplo, a artéria radical, local no qual o pulso é normalmente verificado, é assim denominada por sua proximidade com o rádio, osso lateral do braço.”
Considerando os conteúdos estudados sobre a anatomia dos membros inferiores, pode-se afirmar que o sistema esquelético é composto por:
1. 220 ossos, com divisão entre estrutura superior do corpo e inferior do corpo.
2. 206 ossos, sendo divididos entre o esqueleto axial e o esqueleto apendicular.
3. 216 ossos, divididos entre esqueleto axial, medial e apendicular.
4. 200 ossos, com divisão entre o esqueleto axial e esqueleto medial.
5. 208 ossos, sendo o sistema esquelético o principal.

Leia o trecho a seguir: “pode ser decorrente de alteração isolada localizada no antepé ou no retropé, ou ainda resultar da combinação das duas condições. É um defeito complexo que pode associar-se a outras deformidades como o varismo, calcâneo, equino, adução e garras dos artelhos.”
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre as alterações osteoarticulares dos dedos, pode-se afirmar que as características do pé cavo estão relacionadas:
1. à alteração do arco plantar com aumento significativo da curvatura do arco plantar, ocasionando a sobrecarga dos metatarsos.
2. ao aumento da quantidade de dedos presentes, podendo ser de modo plantar ou pré-axial.
3. à alteração do arco plantar do pé com redução de sua curvatura, ocasionando o contato direto com o solo.
4. a uma deformidade óssea na região do calcâneo, gerando sobrecarga da região e causando dor ao paciente.
5. ao desvio lateral do hálux, gerando proeminência óssea na junção do metatarso, ocasionando dor e desconforto.

Leia o trecho a seguir: “A marcha humana é uma forma de locomoção bípede com movimentos cíclicos, que demanda interação entre os sistemas neuromotor, sensorial, musculoesquelético e requer mínimo consumo de energia metabólica. O ciclo da marcha é caracterizado por dois contatos iniciais consecutivos realizados pelo mesmo membro inferior, sendo dividido em duas fases distintas (apoio e balanço).”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A fase de balanço corresponde a 40% ciclo da marcha e a fase de estação corresponde a 60% do ciclo.
II. ( ) A fase que corresponde a 60% do ciclo da marcha, conhecida como oscilação, é dividida em oscilação inicial e oscilação média.
III. ( ) 40% ciclo da marcha é composto pelas subfases: toque do calcanhar, propulsão e fase de apoio médio.
IV. ( ) A cadência é a relação entre o número de passos que são dados dentro de 1 minuto.
V. ( ) O ciclo completo da marcha consiste na distância entre o calcâneo de um pé ao outro durante a fase de apoio duplo.
1. V, F, F, V, F.
2. F, F, V, V, V.
3. F, V, V, F, V.
4. V, V, F, V, F.
5. V, F, V, F, F.

Leia o trecho a seguir: “Em podologia, a avaliação clínica do paciente consiste numa anamnese, no exame clínico propriamente dito e no desenho e aplicação do tratamento. Na anamnese, são retirados dados acerca do enquadramento social do indivíduo, do motivo que o trouxe à consulta de podologia e, assim sendo, da sua queixa e de todos os seus antecedentes médicos e familiares.”
Para realizar o planejamento de cuidados paciente, é de extrema importância que seja realizada uma avaliação prévia minuciosa sobre suas condições clínicas. Considerando as informações obtidas e todo o conhecimento adquirido a respeito da avaliação ortopédica, analise as afirmativas a seguir:
I. No momento da anamnese, o profissional consegue estabelecer o vínculo profissional com o cliente.
II. A realização do diagnóstico clínico preciso e o planejamento de cuidados são fatores independentes do acesso à informação.
III. A coleta de informações como profissão e uso de substâncias lícitas e ilícitas é fator dispensável na anamnese do cliente.
IV. No momento da anamnese é realizada a coleta de informações acerca dos sinais, sintomas, histórico médico pessoal e hábitos de vida.
1. II e IV.
2. I e IV.
3. I e III.
4. II e III.
5. III e IV.

Leia o trecho a seguir: "A principal ferramenta de que o médico dispõe para fazer o diagnóstico das queixas apresentadas pelo paciente são a anamnese e o exame físico. Estudos da década de 70 já mostravam a importância da anamnese e do exame clínico para o diagnóstico." Fonte: BENSEÑOR, Isabela M. Anamnese, exame clínico e exames complementares como testes diagnósticos. Revista de Medicina, São Paulo, v. 92, n. 4, p. 236-241, 21 dez. 2013. Universidade de São Paulo, Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA). Disponível em: . Acesso em: 19 abr. 2020.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre a avaliação ortopédica, pode-se afirmar que as técnicas utilizadas para o exame físico são compostas por:
1. percussão e palpação.
2. inspeção e palpação.
3. Incorreta: inspeção e ausculta.
4. percussão, inspeção.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O pé humano é composto de 26 ossos assim distribuídos: sete ossos do tarso (tálus, calcâneo, cuboide e os três cuneiformes), cincos ossos do metatarso e catorze falanges (três para cada um dos dedos, exceto para o hálux, que tem apenas duas). Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. Os pés são responsáveis por garantir ao indivíduo a postura de bípede e a base para a sustentação do peso corporal.
II. A saúde dos pés é importante para os seres humanos porque os pés possuem funções indispensáveis para manutenção da qualidade de vida e para promoção de autonomia de cada indivíduo.
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
2. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
3. As asserções I e II são proposições falsas.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
5. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Com o processo do envelhecimento, ocorre o declínio das funções corporais, como perda de audição, de visão, peso, força motora e musculatura, que determinamos como o processo de senescência (envelhecimento normal) além de ocorrer, em grande parte das vezes, o processo de senilidade, que está relacionado ao envelhecimento anormal, no qual ocorre o aparecimento de patologias. Considerando as informações obtidas e todo o conhecimento adquirido relacionado à fisiologia da marcha e aos fatores que interferem no seu desenvolvimento, analise as afirmativas a seguir:
Está correto apenas o que se afirma em:
I. A Organização Mundial de Saúde (OMS) criou o termo polifarmácia para determinar a utilização rotineira de 2 ou mais medicamentos simultâneos pelo mesmo paciente.
II. A utilização de vários medicamentos é capaz de interferir no equilíbrio e, como consequência, na marcha do indivíduo.
III. A polifarmácia é capaz de aumentar reações adversas como: tontura, perda de peso, desequilíbrio e sonolência.
IV. A polifarmácia é um fator determinante para a redução do tempo de hospitalização, sendo benéfica para o paciente.
1. II e III.
2. I e III.
3. I e IV.
4. Incorreta: III e IV.
5. II e IV.

A polidactilia é uma doença de origem genética, que produz o aumentado da quantidade de dedos, podendo ser estes dedos estruturas completas ou apenas aglomerados de tecidos. Isso significa que o indivíduo acometido por esta patologia pode apresentar mais de cindo dedos em cada mão ou cada pé.
Considerando as informações e os conteúdos estudados sobre as alterações osteoarticulares dos dedos, pode-se afirmar que a polidactilia é classificada em dois tipos, sendo eles:
1. pós-apendicular e de formação nos pés.
2. pré-metatársica e pós-metatársica.
3. pré-axial e pós-axial.
4. pré-apendicular e pós-apendicular.
5. pré-apendicular e de formação nas mãos.

Leia o trecho a seguir: “O hálux valgo é a principal patologia do antepé, acometendo a primeira articulação metatarsofalangeana. É definido como desvio lateral do hálux associado ao varismo do primeiro metatarso, produzindo uma saliência óssea medial ao nível da primeira articulação metatarsofalangeana.”
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre as alterações osteoarticulares dos dedos, pode-se afirmar que as alterações extrínsecas ocorrem devido:
1. às alterações dos arcos plantares dos pés, como no caso do pé plano.
2. a hereditariedade e alterações genéticas, que influenciam na anatomia dos membros inferiores.
3. à relação da frouxidão ligamentar exagerada, que altera a estabilização das articulações.
4. à inclinação das estruturas articulares da falange medial do hálux e da inclinação lateral da superfície articular.
5. aos calçados inadequados, que ocasionam a compressão da ponta dos dedos dos pés.

Leia o trecho a seguir: “As doenças osteoarticulares exigem, basicamente, um tratamento fisioterápico para manter ou melhorar o equilíbrio, prevenir quedas, manter ou aumentar a força muscular, a funcionalidade, a propriocepção, a amplitude de movimento e a marcha, aliviar a dor – quando existir, e manter a qualidade de vida.”
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre as alterações osteoarticulares dos dedos, pode-se afirmar que essas alterações são causadas porque:
1. adquirimos hábitos de vida irregulares, como inutilização de calçados por longos períodos e o processo de envelhecimento.
2. a prática de atividade física pode sobrecarregar as articulações e atrapalhar o processo de recuperação das estruturas.
3. ocorre a perda de peso excessiva, o que ocasiona também a diminuição do tecido muscular e deixa as articulações mais vulneráveis.
4. ocorre o processo de envelhecimento natural (senescência), hereditariedade, bem como o processo degenerativo relacionado a comorbidades (diabetes, osteoporose).
5. realizamos a sobrecarga dessas estruturas com calçados e meias apertadas.

Leia o trecho a seguir: “Como o sistema esquelético forma a estrutura o corpo, um conhecimento dos nomes, das formas e das posições dos ossos individuais ajuda na localização de outros órgãos. Por exemplo, a artéria radical, local no qual o pulso é normalmente verificado, é assim denominada por sua proximidade com o rádio, osso lateral do braço.”
Considerando os conteúdos estudados sobre a anatomia dos membros inferiores, pode-se afirmar que o sistema esquelético é composto por:
1. 220 ossos, com divisão entre estrutura superior do corpo e inferior do corpo.
2. 206 ossos, sendo divididos entre o esqueleto axial e o esqueleto apendicular.
3. 216 ossos, divididos entre esqueleto axial, medial e apendicular.
4. 200 ossos, com divisão entre o esqueleto axial e esqueleto medial.
5. 208 ossos, sendo o sistema esquelético o principal.

Leia o trecho a seguir: “pode ser decorrente de alteração isolada localizada no antepé ou no retropé, ou ainda resultar da combinação das duas condições. É um defeito complexo que pode associar-se a outras deformidades como o varismo, calcâneo, equino, adução e garras dos artelhos.”
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre as alterações osteoarticulares dos dedos, pode-se afirmar que as características do pé cavo estão relacionadas:
1. à alteração do arco plantar com aumento significativo da curvatura do arco plantar, ocasionando a sobrecarga dos metatarsos.
2. ao aumento da quantidade de dedos presentes, podendo ser de modo plantar ou pré-axial.
3. à alteração do arco plantar do pé com redução de sua curvatura, ocasionando o contato direto com o solo.
4. a uma deformidade óssea na região do calcâneo, gerando sobrecarga da região e causando dor ao paciente.
5. ao desvio lateral do hálux, gerando proeminência óssea na junção do metatarso, ocasionando dor e desconforto.

Leia o trecho a seguir: “A marcha humana é uma forma de locomoção bípede com movimentos cíclicos, que demanda interação entre os sistemas neuromotor, sensorial, musculoesquelético e requer mínimo consumo de energia metabólica. O ciclo da marcha é caracterizado por dois contatos iniciais consecutivos realizados pelo mesmo membro inferior, sendo dividido em duas fases distintas (apoio e balanço).”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A fase de balanço corresponde a 40% ciclo da marcha e a fase de estação corresponde a 60% do ciclo.
II. ( ) A fase que corresponde a 60% do ciclo da marcha, conhecida como oscilação, é dividida em oscilação inicial e oscilação média.
III. ( ) 40% ciclo da marcha é composto pelas subfases: toque do calcanhar, propulsão e fase de apoio médio.
IV. ( ) A cadência é a relação entre o número de passos que são dados dentro de 1 minuto.
V. ( ) O ciclo completo da marcha consiste na distância entre o calcâneo de um pé ao outro durante a fase de apoio duplo.
1. V, F, F, V, F.
2. F, F, V, V, V.
3. F, V, V, F, V.
4. V, V, F, V, F.
5. V, F, V, F, F.

Leia o trecho a seguir: “Em podologia, a avaliação clínica do paciente consiste numa anamnese, no exame clínico propriamente dito e no desenho e aplicação do tratamento. Na anamnese, são retirados dados acerca do enquadramento social do indivíduo, do motivo que o trouxe à consulta de podologia e, assim sendo, da sua queixa e de todos os seus antecedentes médicos e familiares.”
Para realizar o planejamento de cuidados paciente, é de extrema importância que seja realizada uma avaliação prévia minuciosa sobre suas condições clínicas. Considerando as informações obtidas e todo o conhecimento adquirido a respeito da avaliação ortopédica, analise as afirmativas a seguir:
I. No momento da anamnese, o profissional consegue estabelecer o vínculo profissional com o cliente.
II. A realização do diagnóstico clínico preciso e o planejamento de cuidados são fatores independentes do acesso à informação.
III. A coleta de informações como profissão e uso de substâncias lícitas e ilícitas é fator dispensável na anamnese do cliente.
IV. No momento da anamnese é realizada a coleta de informações acerca dos sinais, sintomas, histórico médico pessoal e hábitos de vida.
1. II e IV.
2. I e IV.
3. I e III.
4. II e III.
5. III e IV.

Leia o trecho a seguir: "A principal ferramenta de que o médico dispõe para fazer o diagnóstico das queixas apresentadas pelo paciente são a anamnese e o exame físico. Estudos da década de 70 já mostravam a importância da anamnese e do exame clínico para o diagnóstico." Fonte: BENSEÑOR, Isabela M. Anamnese, exame clínico e exames complementares como testes diagnósticos. Revista de Medicina, São Paulo, v. 92, n. 4, p. 236-241, 21 dez. 2013. Universidade de São Paulo, Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA). Disponível em: . Acesso em: 19 abr. 2020.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre a avaliação ortopédica, pode-se afirmar que as técnicas utilizadas para o exame físico são compostas por:
1. percussão e palpação.
2. inspeção e palpação.
3. Incorreta: inspeção e ausculta.
4. percussão, inspeção.

Prévia do material em texto

 
Pergunta 1
/1
O pé humano é composto de 26 ossos assim distribuídos: sete ossos do tarso (tálus, calcâneo, cuboide e os três cuneiformes), cincos ossos do metatarso e catorze falanges (três para cada um dos dedos, exceto para o hálux, que tem apenas duas).
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Os pés são responsáveis por garantir ao indivíduo a postura de bípede e a base para a sustentação do peso corporal.
Porque:
II. A saúde dos pés é importante para os seres humanos porque os pés possuem funções indispensáveis para manutenção da qualidade de vida e para promoção de autonomia de cada indivíduo.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
2. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
3. 
As asserções I e II são proposições falsas.
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
5. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
 Pergunta 2
/1
Com o processo do envelhecimento, ocorre o declínio das funções corporais, como perda de audição, de visão, peso, força motora e musculatura, que determinamos como o processo de senescência (envelhecimento normal) além de ocorrer, em grande parte das vezes, o processo de senilidade, que está relacionado ao envelhecimento anormal, no qual ocorre o aparecimento de patologias.
Considerando as informações obtidas e todo o conhecimento adquirido relacionado à fisiologia da marcha e aos fatores que interferem no seu desenvolvimento, analise as afirmativas a seguir:
I. A Organização Mundial de Saúde (OMS) criou o termo polifarmácia para determinar a utilização rotineira de 2 ou mais medicamentos simultâneos pelo mesmo paciente.
II. A utilização de vários medicamentos é capaz de interferir no equilíbrio e, como consequência, na marcha do indivíduo.
III. A polifarmácia é capaz de aumentar reações adversas como: tontura, perda de peso, desequilíbrio e sonolência.
IV. A polifarmácia é um fator determinante para a redução do tempo de hospitalização, sendo benéfica para o paciente.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e III.
Resposta correta
2. 
I e III.
3. 
I e IV.
4. Incorreta: 
III e IV.
5. 
II e IV.
 Pergunta 3
/1
A polidactilia é uma doença de origem genética, que produz o aumentado da quantidade de dedos, podendo ser estes dedos estruturas completas ou apenas aglomerados de tecidos. Isso significa que o indivíduo acometido por esta patologia pode apresentar mais de cindo dedos em cada mão ou cada pé. 
Considerando as informações e os conteúdos estudados sobre as alterações osteoarticulares dos dedos, pode-se afirmar que a polidactilia é classificada em dois tipos, sendo eles:
Ocultar opções de resposta 
1. 
pré-apendicular e de formação nas mãos.
2. 
pós-apendicular e de formação nos pés.
3. 
pré-apendicular e pós-apendicular.
4. 
pré-metatársica e pós-metatársica.
5. 
pré-axial e pós-axial.
Resposta correta
 Pergunta 4
/1
Leia o trecho a seguir:
“O hálux valgo é a principal patologia do antepé, acometendo a primeira articulação metatarsofalangeana. É definido como desvio lateral do hálux associado ao varismo do primeiro metatarso, produzindo uma saliência óssea medial ao nível da primeira articulação metatarsofalangeana.”
Fonte: LARA, Luiz Carlos Ribeiro; ARAUJO, Bruno Vierno de; FRANCO FILHO, Nelson; HITA, Roberto Minoru. Hálux valgo: estudo comparativo entre duas técnicas cirúrgicas de osteotomia proximal de adição. Acta Ortopédica Brasileira, s.l., v. 20, n. 6, p. 351-355, dez. 2012. FapUNIFESP Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522012000600008>. Acesso em: 19 abr. 2020.
 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre as alterações osteoarticulares dos dedos, pode-se afirmar que as alterações extrínsecas ocorrem devido:
Ocultar opções de resposta 
1. 
à relação da frouxidão ligamentar exagerada, que altera a estabilização das articulações.
2. 
aos calçados inadequados, que ocasionam a compressão da ponta dos dedos dos pés.
Resposta correta
3. 
a hereditariedade e alterações genéticas, que influenciam na anatomia dos membros inferiores
4. 
às alterações dos arcos plantares dos pés, como no caso do pé plano.
5. 
à inclinação das estruturas articulares da falange medial do hálux e da inclinação lateral da superfície articular.
 Pergunta 5
/1
Leia o trecho a seguir:
“As doenças osteoarticulares exigem, basicamente, um tratamento fisioterápico para manter ou melhorar o equilíbrio, prevenir quedas, manter ou aumentar a força muscular, a funcionalidade, a propriocepção, a amplitude de movimento e a marcha, aliviar a dor – quando existir, e manter a qualidade de vida.”
Fonte: PANCOTTE, Julia. Doenças Osteoarticulares: prevalência e tratamento fisioterapêutico. 2016. 71 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Fisioterapia, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2016. Disponível em: <http://tede.upf.br/jspui/bitstream/tede/1054/1/2016JuliaPancotte.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2020.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre as alterações osteoarticulares dos dedos, pode-se afirmar que essas alterações são causadas porque:
Ocultar opções de resposta 
1. 
ocorre o processo de envelhecimento natural (senescência), hereditariedade, bem como o processo degenerativo relacionado a comorbidades (diabetes, osteoporose).
Resposta correta
2. 
adquirimos hábitos de vida irregulares, como inutilização de calçados por longos períodos e o processo de envelhecimento.
3. 
a prática de atividade física pode sobrecarregar as articulações e atrapalhar o processo de recuperação das estruturas.
4. 
realizamos a sobrecarga dessas estruturas com calçados e meias apertadas.
5. 
ocorre a perda de peso excessiva, o que ocasiona também a diminuição do tecido muscular e deixa as articulações mais vulneráveis.
 Pergunta 6
/1
Leia o trecho a seguir:
“Como o sistema esquelético forma a estrutura o corpo, um conhecimento dos nomes, das formas e das posições dos ossos individuais ajuda na localização de outros órgãos. Por exemplo, a artéria radical, local no qual o pulso é normalmente verificado, é assim denominada por sua proximidade com o rádio, osso lateral do braço.”
Fonte: TORTORA, Gerard J.; DERRICKSON, Bryan. Princípios da anatomia e fisiologia. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
Considerando os conteúdos estudados sobre a anatomia dos membros inferiores, pode-se afirmar que o sistema esquelético é composto por:
Ocultar opções de resposta 
1. 
220 ossos, com divisão entre estrutura superior do corpo e inferior do corpo.
2. 
206 ossos, sendo divididos entre o esqueleto axial e o esqueleto apendicular.
Resposta correta
3. 
216 ossos, divididos entre esqueleto axial, medial e apendicular.
4. 
200 ossos, com divisão entre o esqueleto axial e esqueleto medial.
5. 
208 ossos, sendo o sistema esquelético o principal.
 Pergunta 7
/1
Leia o trecho a seguir:
“pode ser decorrente de alteração isolada localizada no antepé ou no retropé, ou ainda resultar da combinação das duas condições. É um defeito complexo que pode associar-se a outras deformidades como o varismo, calcâneo, equino, adução e garras dos artelhos.”
Fonte: MARANHO, Daniel Augusto Carvalho; VOLPON, José Batista. Pé cavo adquirido na doença de Charcot-Marie-Tooth. Revista Brasileira de Ortopedia, São Paulo, v. 44, n. 6, p. 479-486, 2009. Georg Thieme Verlag KG. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid= S0102-36162009000600004>. Acesso em: 20 abr. 2020.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre as alterações osteoarticulares dos dedos, pode-se afirmar que as características do pé cavo estão relacionadas:
Ocultar opções de resposta 
1. 
à alteração do arco plantar com aumento significativo da curvatura do arcoplantar, ocasionando a sobrecarga dos metatarsos.
Resposta correta
2. 
a uma deformidade óssea na região do calcâneo, gerando sobrecarga da região e causando dor ao paciente.
3. 
à alteração do arco plantar do pé com redução de sua curvatura, ocasionando o contato direto com o solo.
4. 
ao aumento da quantidade de dedos presentes, podendo ser de modo plantar ou pré-axial.
5. 
ao desvio lateral do hálux, gerando proeminência óssea na junção do metatarso, ocasionando dor e desconforto.
 Pergunta 8
/1
Leia o trecho a seguir:
“A marcha humana é uma forma de locomoção bípede com movimentos cíclicos, que demanda interação entre os sistemas neuromotor, sensorial, musculoesquelético e requer mínimo consumo de energia metabólica. O ciclo da marcha é caracterizado por dois contatos iniciais consecutivos realizados pelo mesmo membro inferior, sendo dividido em duas fases distintas (apoio e balanço).”
Fonte: MORAIS FILHO, Mauro César; REIS, Renata Albertin dos; KAWAMURA, Cátia MyukI. Avaliação do padrão de movimento dos joelhos e tornozelos durante a maturação da marcha normal. Acta Ortopédica Brasileira, s.l., v. 18, n. 1, p. 23-25, 2010. FapUNIFESP (SciELO). Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141378522010000100004>. Acesso em: 17 abr. 2020. (adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A fase de balanço corresponde a 40% ciclo da marcha e a fase de estação corresponde a 60% do ciclo.
II. ( ) A fase que corresponde a 60% do ciclo da marcha, conhecida como oscilação, é dividida em oscilação inicial e oscilação média.
III. ( ) 40% ciclo da marcha é composto pelas subfases: toque do calcanhar, propulsão e fase de apoio médio.
IV. ( ) A cadência é a relação entre o número de passos que são dados dentro de 1 minuto.
V. ( ) O ciclo completo da marcha consiste na distância entre o calcâneo de um pé ao outro durante a fase de apoio duplo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, F, V, F.
Resposta correta
2. 
F, F, V, V, V.
3. 
F, V, V, F, V.
4. 
V, V, F, V, F.
5. 
V, F, V, F, F.
 Pergunta 9
/1
Leia o trecho a seguir:
“Em podologia, a avaliação clínica do paciente consiste numa anamnese, no exame clínico propriamente dito e no desenho e aplicação do tratamento. Na anamnese, são retirados dados acerca do enquadramento social do indivíduo, do motivo que o trouxe à consulta de podologia e, assim sendo, da sua queixa e de todos os seus antecedentes médicos e familiares.”
Fonte: ANDRADE, Angélica Maria Oliveira. Aplicabilidade de diferentes metodologias de avaliação da dor à clínica de Podologia. 2006. 118 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Podologia, Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte, Porto, 2006. Disponível em: <https://repositorio.cespu.pt/bitstream/handle/20.500.11816/77/Tese%20Mestrado_Angelica%20Andrade.pdf?sequence=2&isAllowed=y>. Acesso em: 17 abr. 2020. (adaptado).
Para realizar o planejamento de cuidados paciente, é de extrema importância que seja realizada uma avalição prévia minuciosa sobre suas condições clínicas. Considerando as informações obtidas e todo o conhecimento adquirido a respeito da avaliação ortopédica, analise as afirmativas a seguir:
I. No momento da anamnese, o profissional consegue estabelecer o vínculo profissional com o cliente.
II. A realização do diagnóstico clínico preciso e o planejamento de cuidados são fatores independentes do acesso à informação.
III. A coleta de informações como profissão e uso de substâncias lícitas e ilícitas é fator dispensável na anamnese do cliente.
IV. No momento da anamnese é realizada a coleta de informações acerca dos sinais, sintomas, histórico médico pessoal e hábitos de vida.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e IV.
2. 
I e IV.
Resposta correta
3. 
I e III.
4. 
II e III.
5. 
 III e IV.
 Pergunta 10
/1
Leia o trecho a seguir:
“A principal ferramenta de que o médico dispõe para fazer o diagnóstico das queixas apresentadas pelo paciente são a anamnese e o exame físico. Estudos da década de 70 já mostravam a importância da anamnese e do exame clínico para o diagnóstico.”
Fonte: BENSEÑOR, Isabela M. Anamnese, exame clínico e exames complementares como testes diagnósticos. Revista de Medicina, São Paulo, v. 92, n. 4, p. 236-241, 21 dez. 2013. Universidade de São Paulo, Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA). Disponível em: <http://www.periodicos.usp.br/revistadc/article/view/85896/88628>. Acesso em: 19 abr. 2020.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre a avaliação ortopédica, pode-se afirmar que as técnicas utilizadas para o exame físico são compostas por:
Ocultar opções de resposta 
1. 
percussão e palpação.
2. 
inspeção e palpação.
Resposta correta
3. Incorreta: 
inspeção e ausculta.
4. 
percussão, inspeção.
5.

Mais conteúdos dessa disciplina