Buscar

QUIZ - SENAC - ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE

Prévia do material em texto

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Não há democracia sem cidadania, do mesmo modo em que não há democracia e cidadania sem direitos humanos. Um exige a presença do outro. A ausência da democracia possibilita o surgimento de governos autoritários.
Governos autoritários são aqueles que estão acima do império da lei, que exercem o poder de maneira arbitrária contra a sociedade, não respeitando a vontade do povo. Portanto, são governos cuja legitimidade não está na lei, mas no domínio que certos grupos sociais exercem quando tomam, à força, mediante golpe ou revolução, o poder do Estado. (DIMENSTEIN. Gilberto. Dez lições de sociologia para um Brasil cidadão. São Paulo: FTD, 2008, p. 169).
Baseando-se no exposto, considere as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:
I. A democracia, a cidadania e os direitos humanos têm pesos diferentes para a ditadura. A vantagem do sistema democrático é que a vontade geral dirige a vontade dos governantes e essas são pautadas por todos.
II. Defender a democracia é defender o que há de mais importante para que a sociedade ao encontrar formas de convívio social. A vantagem do sistema democrático é a defesa dos seus cidadãos, ou seja, os direitos humanos.
III. O século XX não conseguiu instalar democracias pautadas nos direitos humanos. E o poder está sempre sendo exercido por quem tem conquistado vantagens sobre as pessoas que só conseguem obter por meio do voto sua eleição e instalar acordos que se dizem democráticos. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
As asserções I e II estão corretas.
	Respostas:
	a. 
Apenas a I está correta.
	
	b. 
As asserções I e II estão corretas.
	
	c. 
As asserções II e III estão corretas.
	
	d. 
Apenas a III está correta.
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta é a “b”. Os direitos humanos prezam pela igualdade entre as pessoas e a defesa de todos, por isso o regime democrático busca a participação de todos, com o intuito de fazer da participação a legitimidade de seu modo de ser.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Redes sociais, são constituídas a partir dos contatos entre as pessoas, sejam em pequenos grupos ou por trocas de mensagens.
Em pesquisa realizada no ano e 2009 pela ONG Plan International Brasil, descobriu-se que o cyberbullying está presente em 31% dos alunos sendo que 17% dos alunos são vítimas e 18% são praticantes e 4% são vítimas e praticantes ao mesmo tempo. FANTE, Cleo. Bullying em debate. São Paulo: Paulinas, 2015, p. 26.
Considere as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. As redes sociais são sempre benéficas para as relações humanas, pois nos tiram de uma situação de isolamento, nos colocam em contato com pessoas e nos levam a viver melhor;
II. As redes sociais possibilitam avanços das tecnologias e desenvolvem relações sociais positivas e negativas;
III. Relações sociais negativas nas redes são reprimidas, porque a ética faz as pessoas sempre agirem incorretamente e as leis não permitem que as pessoas façam divulgações incorretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
A afirmativa II está correta.
	Respostas:
	a. 
A afirmativa I está correta.
	
	b. 
As afirmativas I e II estão corretas.
	
	c. 
A afirmativa II está correta.
	
	d. 
Todas as afirmativas estão corretas.
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta é a “c”. As redes sempre existiram, mas, com as tecnologias existentes, as pessoas puderam criar outros modos de relacionarem-se socialmente.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Segundo Japiassu e Marcondes (2001, p. 75), dilema é:
1. Forma de alternativa da qual, dos dois membros aceitos como premissas ou princípios, só podemos tirar uma consequência. 2. Situação embaraçosa em que nos encontramos, devendo escolher necessariamente entre dois partidos ou pontos de vista rejeitáveis caso não fôssemos obrigados a escolher. Fonte: JAPIASSU, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
É possível verificar, por meio deste conceito, que os dilemas são encontrados nas situações políticas, econômicas, culturais, religiosas e sociais, ou seja, em todas as situações humanas. Portanto, identifique nas alternativas abaixo por que os dilemas são inerentes aos humanos e importantes no nosso cotidiano:
I. Os dilemas são importantes apenas para questões sociais e não para questões econômicas.
II. Os dilemas são importantes para sociedade avançar e buscar respostas.
III. Os dilemas são importantes para situações embaraçosas que encontramos na nossa cultura.
A partir do texto e das asserções acima, selecione a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
As opções II e III estão corretas.
	Respostas:
	a. 
Apenas a I está correta.
	
	b. 
Apenas a II está correta.
	
	c. 
As opções I e III estão corretas.
	
	d. 
As opções II e III estão corretas.
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta é a “d”. Uma sociedade sem dilemas não consegue avançar, a ciência não evolui e, consequentemente, o ser humano não faz descobertas importantes.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	A realidade política no Brasil atualmente pode ser dita como sendo democrática, pois, dentre outras características, realizamos eleições para escolhermos nossos representantes. Em um determinado momento da história de 1964 a 1985, este país passou pela ditadura militar que prejudicou o avanço democrático. Naquele momento, a população não podia exercer seu poder de voto para o poder executivo. Entretanto, apenas o voto não garante uma democracia.
Por meio da democracia, institui-se um governo do povo. O principal instrumento para o exercício democrático é a tomada de decisão pelo voto, seja decidindo sobre algum assunto de forma direta, seja elegendo representantes que decidem em nome dos eleitores” (DIMENSTEIN. Gilberto. Dez lições de sociologia para um Brasil cidadão. São Paulo: FTD, 2008, p. 173).
A partir da citação apresentada, escolha a asserção que melhor complementa a ideia expressa nela:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
O voto é símbolo da democracia, mas o que serve de garantia são suas leis, quanto mais as pessoas puderem fazer suas escolhas, maior será a situação democrática.
	Respostas:
	a. 
O voto não é um símbolo da democracia, o símbolo da democracia é a liberdade de escolha, pois quanto mais se escolhe o que alguns desejam, essa passa a ser a vontade de todos e os que sabem mais devem saber escolher mais.
	
	b. 
Nenhuma instituição garante a legalidade da democracia, nem mesmo o voto, pois quanto menos se votar, mas é possível os governos fazer em benefício de alguns.
	
	c. 
O voto é símbolo da democracia, mas o que serve de garantia são suas leis, quanto mais as pessoas puderem fazer suas escolhas, maior será a situação democrática.
	
	d. 
O voto é símbolo da democracia e o que serve de garantia são as eleições a cada seis anos.
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta é a “c”. A garantia da democracia é a Constituição e suas leis e não apenas o voto e as eleições. Para que exista uma real democracia, é necessária a existência da liberdade.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	A ética por si não muda as pessoas, não muda a sociedade, as pessoas é que se convencem de que ao agir eticamente todos saem ganhando. A ética é uma forma como a sociedade entendeu que deve atuar para proteger-se e, por isso, no espaço público ocorre a sua efetivação.
É impossível pensar a ética se a gente não pensar em convivência. Afinal, o que é a ética? A ética é o que marca a fronteira de nossa convivência. Seja com as outras pessoas, seja com o mercado, seja com os indivíduos. Ética é aquela perspectiva para olharmos os nossos princípios e os nossos valores para existirmos juntos. (CORTELLA, Mário Sérgio. Qual a sua Obra? - inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 19. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012, p.105).
Com base na reflexão acima, avalie as afirmações a seguir:
I. A ética apresenta medidas que restringem a liberdade dos indivíduos e o consumo, por isso é dispensávelsocialmente.
II. O pensamento ético ajuda os governos, as pessoas e as empresas a realizarem investimentos, além de contribuir para melhores formas de convívio.
III. A ética está presente na sociedade apenas na elaboração de um código de conduta para os contribuintes e leis que dificultem a inserção de pessoas no contexto social da educação e dificulta o convívio e o fato de termos de existir juntos.
Portanto, é correto o que se ressalta em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Somente a II está correta.
	Respostas:
	a. 
Somente a I está correta.
	
	b. 
Somente a II está correta.
	
	c. 
Somente a III está correta.
	
	d. 
As alternativas I, II e III estão corretas.
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta é a “b”. Porque foca no desenvolvimento social e na preservação do bem público.
	
	
	
· Pergunta 6
0 em 1 pontos
	
	
	
	Um fato importante que aconteceu no Brasil foi a implementação da Lei de Responsabilidade Fiscal – Lei Complementar nº 101 de 2000 e, um pouco anterior a essa lei, surgiu a Lei de Responsabilidade Ambiental (Lei nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998).
Essas leis trouxeram grandes avanços no tocante à responsabilidade, pois estabelecem limites de gastos e tarefas para poder executivo em relação ao que se pode realizar.
Essa questão está relacionada à ética e à cidadania na vida política. Portanto, podemos afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
A Lei de Responsabilidade Ambiental é uma lei que procura colocar em prática a questão a manutenção da vida egoísta, por isso é pouco efetiva, pois as pessoas não valorizam a sustentabilidade.
	Respostas:
	a. 
As leis brasileiras facilitam a vida dos políticos para as questões sociais quanto mais se pensar na individualidade de cada um mais se tem a ganhar.
	
	b. 
A Lei de Responsabilidade Fiscal é uma das leis mais importante para o desenvolvimento das questões éticas e de cidadania, mas ainda não é uma lei que leva à cidadania.
	
	c. 
As leis brasileiras têm um elevado grau de responsabilidade, mas ainda é necessário um maior controle no seu cumprimento e execução. Nesse sentido, a ética pode contribuir e nos tornar cidadãos.
	
	d. 
A Lei de Responsabilidade Ambiental é uma lei que procura colocar em prática a questão a manutenção da vida egoísta, por isso é pouco efetiva, pois as pessoas não valorizam a sustentabilidade.
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta é a “c”. As leis mencionadas trouxeram grandes avanços no tocante à responsabilidade, pois estabelecem limites de gastos, tarefas do poder executivo em relação ao que deve executar e realizar, mas ainda é preciso um maior controle para se efetivar o que foi pensado nas leis vigentes no país.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia atentamente o trecho a seguir:
No Brasil só pobre se orgulha de ver o filho trabalhando aos 18 anos. A classe média prefere ver o filho apenas estudando – de preferência, no exterior. Trabalha quem precisa, estuda quem pode. O que nos falta em ética do trabalho, compensamos com uma legislação trabalhista forte, que trata de proteger os trabalhadores de seu desprestígio social.
As domésticas brasileiras, porém, pareciam viver no pior país dos mundos: nem seu trabalho era valorizado, nem a legislação trabalhista as protegia dos abusos. A partir de [...] outubro de 2015, quando começa a ser obrigatório o pagamento do FGTS para empregados domésticos, encerra-se um demorado processo de abolição da desigualdade: a categoria passa finalmente a gozar de todos os direitos dos outros trabalhadores. Por que demoramos tanto? (LAITANO, Claudia. Zero Hora, 05/09/2015, p. 4).
Segundo a autora, podemos entender que o trabalho significa:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Com a legislação sobre o emprego doméstico se fez o reconhecimento de uma profissão importante para a sociedade brasileira.
	Respostas:
	a. 
Que a legislação existe somente para os mais pobres, que trabalhar é apenas para algumas pessoas, as outras só se beneficiam por não trabalharem.
	
	b. 
Trabalhar é coisa de pobre, pois os ricos não precisam trabalhar, a riqueza é resultado de herança e quem recebe só curte o que ganhou.
	
	c. 
As domésticas trabalham para sustentar os ricos, num país onde a legislação existe somente para alguns, os empregados são desamparados.
	
	d. 
Com a legislação sobre o emprego doméstico se fez o reconhecimento de uma profissão importante para a sociedade brasileira.
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta: “d”. A autora se refere aos direitos trabalhistas das empregadas domésticas que incluem o resgate da desigualdade existente no Brasil em relação a essa profissão.
	
	
	
· Pergunta 8
0 em 1 pontos
	
	
	
	A declaração dos direitos humanos é composta de trinta artigos e em todos se destaca que os membros da família humana e os direitos iguais são inalienáveis, constituindo o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo. Por isso, pode-se afirmar que, com a globalização, os problemas locais passaram a ser de todos e que o respeito à dignidade de cada pessoa está pautado pelo respeito ao ser humano em todos os seus aspectos, assim como o cuidado dos os demais seres vivos.
Com base no exposto, analise as seguintes afirmações e assinale a alternativa correta:
I. Essa afirmação é a base da Declaração dos Direitos humanos, pois se não garantirmos o direito de todos, não se pode garantir o direito dos mais desprotegidos.
II. A violação dos direitos humanos é uma violação à vida do ser humano e de todos os membros do planeta terra.
III. Pensar uma declaração dos direitos humanos é pensar uma declaração para a defesa somente dos mais fracos e oprimidos.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
A afirmação I está correta.
	Respostas:
	a. 
A afirmação I está correta.
	
	b. 
A afirmação III está correta.
	
	c. 
As afirmações I e II estão corretas.
	
	d. 
As afirmações II e III estão corretas.
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta: “c”. Não se pode fazer uma declaração que defenda a dignidade, a liberdade e a igualdade pensando somente em algumas pessoas. Ou pensa-se em todos ou a declaração é injusta. Por isso a resposta I que diz que os direitos são inalienáveis está correta, assim como a resposta II, ao afirmar que ao se violar o direito de alguém se viola a todos, pois somos iguais em direitos e dignidades. Igualdade pressupõe não haver diferenciação.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	A ética surge como uma forma de orientar, de inspirar as pessoas para que possam agir com correção e não seja preciso impor leis para que as pessoas sintam-se vigiadas, controladas e levadas a terem que agir como se houvesse um controle social, em que a liberdade deixasse de fazer parte dos direitos fundamentais de todo ser humano. Nesse sentido, os direitos humanos ajudam a levar ao bom convívio social e a fazer com que todas as pessoas no mundo possam sentir-se como cidadãos de um mundo mais igual, justo e no qual os direitos de todos são os direitos de cada um.
A respeito do exposto, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
As leis surgem como uma forma de complementar o que já está expresso na ética e na declaração dos direitos humanos, pois estes são complementares uns dos outros.
	Respostas:
	a. 
Na sociedade em que há a vivência dos direitos humanos, as pessoas precisam de leis, pois as leis são a única forma das pessoas entenderem como devem agir corretamente.
	
	b. 
As leis surgem como uma forma de complementar o que já está expresso na ética e na declaração dos direitos humanos, pois estes são complementares uns dos outros.
	
	c. 
Onde há leis, não pode existir liberdade, pois as pessoas livres são as que vivem como querem e desejam. Leis existem somente para infratores e pessoas que não cumprem o que pensam.
	
	d. 
Toda vez que uma pessoa descumpre um direito humano, ela está realizando aquilo que a ética solicita, que se viva conforme a liberdade, a igualdade e a fraternidade.
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta: “b”. A ética surgepara inspirar as pessoas e não impor e, assim como os direitos humanos, são princípios que os países assumem ao se tonarem membros da ONU. Dessa forma, organizam-se para buscar um respeito a esses princípios que são basilares de todos os princípios e leis que vêm em prol da defesa da humanidade em seu todo.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Robin Hood é um personagem lendário do folclore inglês, que teria vivido no século XIII. O “Príncipe dos Ladrões”, conhecido herói da mitologia inglesa, era um fora da lei que roubava da nobreza para doar aos pobres. Entre suas habilidades está o arco e flecha. E, por causa de suas ações (roubo), tinha que viver como fugitivo na floresta de Sherwood e era auxiliado por um grupo de moradores, próximo ao lugar onde se escondia. Tenha ou não existido tal como o conhecemos, "Robin Hood" é, para muitos, um dos heróis da Inglaterra. Todos sabem como é importante ajudar os que têm maiores necessidades. Mas essa ação não pode ser considerada ética embora ele estivesse fazendo um bem aos mais pobres.
Por que devemos desprezar parte da ação de Robin Hood, embora reconheçamos que ele ajudava as pessoas?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Só os pobres são beneficiados por essa ação e muitos perdem o que lhes é tirado. Tirar de alguns para dar aos outros cria um clima de rivalidade social e não ajuda a construir uma sociedade melhor.
	Respostas:
	a. 
A ética pensa o bem de cada um, por isso não pode ser bom ficar ajudando os pobres. Cada um deve fazer por si, esse é o maior princípio moral.
	
	b. 
Só os pobres são beneficiados por essa ação e muitos perdem o que lhes é tirado. Tirar de alguns para dar aos outros cria um clima de rivalidade social e não ajuda a construir uma sociedade melhor.
	
	c. 
Porque ajudando os pobres eles estaria agindo bem, tendo em vista que roubou para ajudar e quando se faz o bem o que importa é o bem que se faz e não a forma como se deve buscar essa ajuda.
	
	d. 
Nenhuma das alternativas.
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta: “b”. Ajudar a quem precisa é importante, mas existem meios lícitos e éticos de se fazê-lo.

Continue navegando