Buscar

QUESTIONÁRIO 05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO – LINGUAGENS DOCUMENTAIS ALFABÉTICAS – AULA 05 – BIBLIOTECONOMIA
1
A Teoria do Conceito possibilitou uma base mais sólida para a Determinação e o entendimento do que consideramos conceito, para Fins de representação/recuperação da informação. Dahlberg desenvolve esta Teoria no campo da Terminologia. Nos anos 70, ela demonstra a possibilidade de adotar:
· impossibilidade de adotar princípios para a elaboração de terminologias no âmbito das Ciências Sociais.
· possibilidade de adotar princípios para desmanchar as terminologias no âmbito das Ciências Sociais.
· impossibilidade de adotar princípios para desmanchar as terminologias no âmbito das Ciências Sociais.
· possibilidade de adotar princípios para a elaboração de terminologias no âmbito das Ciências Sociais.
· possibilidade de adotar desfechos para a elaboração de terminologias no âmbito das Ciências Sociais.
1
O Thesaurus é organizado em duas partes, são elas:
· a segunda, comum a estrutura classificatória, ou, como Roget chama, um sistema de classificação das matérias ; a terceira, um índice alfabético dos cabeçalhos sob os quais ocorrem as palavras e frases.
· a primeira, comum a estrutura classificatória, ou, como Roget chama, um sistema de classificação das ideias ; a segunda, um índice alfabético dos abeçalhos sob os quais ocorrem as palavras e frases.
· a segunda, comum a estrutura classificatória, ou, como Roget chama, um sistema de classificação das materias ; a primeira, um índice alfabético dos cabeçalhos sob os quais ocorrem as palavras e frases.
· a terceira, comum a estrutura classificatória, ou, como Roget chama, um sistema de classificação das matérias ; a segunda, um índice alfabético dos cabeçalhos sob os quais ocorrem as palavras e frases.
· a terceira, comum a estrutura classificatória, ou, como Roget chama, um sistema de classificação das ideias ; a quarta, um índice alfabético dos cabeçalhos sob os quais ocorrem as palavras e frases.
1
Ao nomear esta nova lista de palavras autorizadas deu o nome de “thesaurus”, influenciado pelo trabalho de Roget que, em seu dicionário analógico, expõe esta questão da seguinte forma:
· a revisão de um catálogo de palavras de significado análogo vai revelar, com raridade, por associação, outras sucessões de pensamento.
· a revisão de um catálogo de palavras de significado análogo vai divulgar, com frequência, por associação, outras sucessões de pensamento.
· a revisão de um banner de palavras de significado análogo vai sugerir, com frequência, por associação, outras sucessões de pensamento.
· a revisão de um banner de palavras de significado análogo vai divulgar, com raridade, por associação, outras sucessões de pensamento.
· a revisão de um catálogo de palavras de significado análogo vai sugerir, com frequência, por associação, outras sucessões de pensamento.
1
Em 1962 a Otan- Organização do Tratado do Atlântico Norte através da Science Foundation, deu à Library Association auxílio financeiro para estudar a viabilidade de uma nova Tabela Geral de Classificação. A Library Association designou o CRG como seu agente de pesquisa. Assim, o trabalho do CRG, a partir do auxílio da Otan, concentrou-se em três áreas de pesquisa:
· primeira, a determinação de princípios para a categorização de dúvidas; a segunda, a ordenação de conceitos dentro das categorias; a terceira, a investigação dos relacionamentos entre dúvidas.
· primeira, a determinação de princípios para a categorização de incerteza; a segunda, a ordenação de conceitos dentro das categorias; a terceira, a investigação dos relacionamentos entre incerteza.
· primeira, a determinação de princípios para a categorização de conceitos; a segunda, a ordenação de conceitos dentro das categorias; a terceira, a investigação dos relacionamentos entre conceito.
· primeira, a indeterminação de princípios para a categorização de conceitos; a segunda, a ordenação de conceitos fora das categorias; a terceira, a investigação dos relacionamentos entre conceito.
· primeira, a indeterminação de princípios para a categorização de conceitos; a segunda, a descoordenação de conceitos dentro das categorias; a terceira, a investigação dos relacionamentos entre dúvidas.
1
Ao definir o conceito como uma unidade de conhecimento, que compreende afirmações verdadeiras sobre um dado item de referência representado sob forma verbal, Dahlberg considera a existência de três passos envolvidos na formação do conceito, são eles:
· o passo referencial, o passo predicacional e o passo representacional.
· o passo admissional, o passo predicacional e o passo geral.
· o passo predicacional, o passo admissional e o passo representacional.
· o passo geral, o passo predicacional e o passo representacional.
· o passo referencial, o passo predicacional e o passo geral.