Buscar

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estatística
Nome: Matrícula: 
Curso: Pedagogia Data: 
Escreva as respostas abaixo
 A) Entreviste um adulto acometido por deficiência visual, auditiva ou física e solicite que ele relata situações com as quais já tenha se deparado em que o seu acesso a algum local ou serviço tenha sido impedido devido à ausência de equipamentos voltados à acessibilidade.
Entrevistado Fulano de tal - Problema visual
Não tive nenhuma situação em que eu não pudesse ter acesso, as pessoas ao redor sempre me ajudaram a me locomover com segurança. Eu quase não saio de casa sem a companhia de alguém sempre estou acompanhado e usando bengala. 
B) Peça a seu entrevistado para explicitar se, de acordo com sua experiência, ele tem percebido ao longo do tempo alterações nas formas de acesso aos equipamentos sociais pelas pessoas deficientes.
Vejo que já ouve melhoras, exemplo na escola em que eu estudei sempre quando chegava livros em braile eles me avisavam ou pediam alguém para levar para mim, os celulares hoje com aplicativo de voz ajuda muito.
C) Solicite que seu entrevistado fale um pouco sobre a sua experiência educativa: onde estudou; como era o acesso/deslocamento à escola; relação com professores e colegas; se era uma escola regular ou específica para o atendimento de pessoas deficientes.
Estudei na escola Alvina Alves de Rezende , minha casa fica a 1 quilometro da escola sempre fui andando até lá, de vez enquanto ganhava carona de algum funcionário da escola, ou ia com a companhia de algum colega. Estudei na APAE onde aprendi o braile, mas terminei o fundamental no regular, onde havia uma professora de apoio que lia braile e me orientava. Eu era o único aluno com problemas visuais, e era tratado com respeito e carinho por todos da escola e em geral.
D) Explique ao seu entrevistado a diferença entre os conceitos de integração e de inclusão e peça-o para comentar qual dos modelos ele avalia ser mais adequado, justificando a resposta. 
No ponto de vista do Fulano ele entendeu que a inclusão é muito importante pois ela se preocupa em inserir a criança deficiente em meio a sociedade educacional, com a preocupação em inseri-la em um ambiente de aprendizagem respeitando suas limitações mas promovendo o convívio com outras crianças e tendo direitos iguais.
2º PARTE
A- Entreviste a mãe, o pai ou o responsável por uma pessoa a cometida por deficiência intelectual. Solicite que relate os aspectos mais difíceis que percebe para promover a entrada e a permanência da criança /adolescente no sistema regular de ensino.
A mãe de uma criança com autismo Maria relata que a maior dificuldade é o meio de transporte, pois ela não tem carrão e não tem condições financeiras para pagar alguém para levar seu filho até a escola. Então ela leva as vezes de cadeira de roda mesmo ele conseguindo andar, pois ele é muito lento e dispersa com qualquer movimento. A falta de profissionais capacitados para atender seu filho e recursos pedagógicos também são uma grande dificuldade e as vezes a falta de empatia.
Solicite a seu entrevistado que comente qual seria, em sua opinião pessoal, a melhor forma de atendimento da criança deficiente intelectual - se em classe especial -, justificando a razão de sua escolha. 
A entrevistada refere-se que no ensino regular pode até ter boa intenção com a inclusão. Mas se não houver profissionais capacitados para estar acompanhando a professora regente é um trabalho sem sucesso pois a criança não tendo o atendimento necessário acaba as vezes trazendo outras situações para sala de aula em que envolve seus colegas atrapalhando o aprendizado de outros. Gerando constrangimentos e reclamações de outro pais. 
Já no ensino especial apesar de não estar no convívio com crianças sem deficiências os profissionais estarão preparados para atender as crianças com necessidades tanto na parte física como mental.
C) Peça a seu entrevistado para explicitar se, de acordo com sua experiência, ele tem percebido ao longo do tempo alterações nas formas de acesso aos equipamentos sociais pelas pessoas deficientes.
Sim as escolas a sociedade vem tentando se modificar com leis, espaços físicos e profissionais e também fora da escola como interprete, rampas de acesso, sinalizações e etc...
Feito isso, você dever escrever um texto coerente que registre os resultados de suas entrevistas. Associado à sua narrativa, você deverá desenvolver suas próprias reflexões a respeito do que seus entrevistados expuseram. 
Lembre-se de trabalhar em sua discussão os conceitos apresentados nas nossas Aulas, desenvolvendo argumentos que justifiquem o desenvolvimento de políticas públicas de inclusão e, particularmente, para a Educação Especial.
A entrevista foi satisfatória para meu aprendizado pois compreendi vários aspectos e dificuldades para que uma criança possa estar frequentando o ensino regular. 
Pude analisar que em que algumas cidades do interior ainda não oferecem o ensino Especial somete o regular. E que as famílias encontram barreiras sem locomover seu filho até a escola podendo até desistir de leva-los. E que no ensino regular na maiorias da vezes não tem preparação para atender estes alunos e que uma sala de aula mal estruturada fisicamente e profissionalmente pode trazer diversos danos para todas as crianças em geral. 
A respeito da escola analiso que ela tem o dever de estar promovendo a transmissão do saber para todas as classes mas precisa – se de apoio do órgãos públicos para que isso aconteça como recursos, estruturas, transportes, projetos sociais que venha trabalhar de braços dados com a família e a escola. E apesar de no mundo atual ter evoluído bastante a respeito das diversidades em geral, ainda falta bastante para a escola e sociedade apossa acolher as pessoas com deficiências de forma adequada e com o respeito que todos merecem.

Continue navegando