Buscar

Atividade 3 - Ética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ética Empresarial
Atividade 3
1) O que é a cegueira ética e como ela se forma?
A cegueira ética é a incapacidade temporária de visualizarmos as implicações éticas de nossas decisões, levando-nos a agir de forma contrária aos princípios e valores que gostaríamos de nos ater. Esta cegueira ética se forma a partir de um processo denominado “murchamento ético” que representa a perda gradual do desconforto ético por pessoas com bons valores em relação a uma determinada transgressão em seu ambiente de trabalho, levando-as a se omitir ou mesmo a contribuir ativamente para esses comportamentos ao longo do tempo.
2) Quais são as camadas de pressões oriundas do contexto social que podem prejudicar nosso julgamento ético? Justifique sua resposta:
São três camadas: o contexto imediato; o contexto organizacional; o contexto institucional. A camada do contexto imediato é relacionada às circunstâncias do nosso dia a dia; o contexto organizacional está relacionado ao ambiente criado pela empresa por meio de suas práticas e culturas; o contexto institucional se relaciona com o contexto institucional ou macroambiente no qual as pessoas e empresas estão inseridas.
3) Quais são as pressões que fazem parte do nosso cotidiano que influenciam nosso comportamento ético? Justifique sua resposta:
A pressão da autoridade ou liderança, a qual somos ensinados desde criança instituindo que devemos obedecer e agradar as figuras que representam autoridade. A pressão dos pares, ou seja, a pressão das pessoas ao seu redor, colegas de trabalho etc. E a pressão autoimposta decorrente de nosso cargo ou papel social, isto é, as pessoas tendem a alterar sua conduta ética em função do papel social que delas se espera, algo que os estudiosos chamam de "moralidade do papel social".
4) Quais são as pressões do ambiente organizacional que influenciam nosso comportamento ético? Justifique sua resposta:
Metas irrealistas ou unidimensionais, que levam as pessoas ao limite do ponto de vista ético para alcançá-las e a adotar uma "visão de túnel" sobre seu papel; Competição interna excessiva reforçada por um sistema de avaliação de desempenho no qual "o vencedor leva tudo", que leva as pessoas a fazer tudo o que for necessário para sobreviver e não serem consideradas fracassadas pela organização; e uma linguagem carregada de eufemismos ou analogias com guerra ou jogo, que tendem a mitigar a sensação de que algo errado está sendo feito.
5) Quais são as pressões do contexto institucional que influenciam nosso comportamento ético? Justifique sua resposta:
A cultura do país onde a empresa e os indivíduos estão inseridos; os dogmas da educação executiva que moldam a visão de mundo dos executivos; e o comportamento dos pares do setor. A cultura do país onde a pessoa é formada afeta sua percepção de moralidade, o que, por sua vez, tende a afetar seu comportamento ético. As instituições criam sistemas de crenças que levam pessoas e empresas a seguirem um conjunto estabelecido de práticas e interpretações. As empresas tendem a seguir as normas formais e informais adotadas por seus pares, em um fenômeno conhecido como isomorfismo.
6) Como o fator tempo influencia nosso comportamento ético? Justifique sua resposta:
O tempo como elemento de pressão que leva a decisões irrefletidas: a falta de tempo nos pressiona a decidir rapidamente, muitas vezes som compreendermos plenamente as implicações éticas de nossas ações. O tempo como elemento que solidifica as rotinas organizacionais: o tempo contribui para sedimentar certas práticas nas organizações que se tornam cada vez mais difíceis de mudar, principalmente no caso das empresas consideradas bem-sucedidas. O tempo que leva a mudanças graduais e imperceptíveis: o tempo muda as pessoas e as organizações lenta e continuamente, criando um “novo normal” que pode levar à corrupção e a outros comportamentos antiéticos.
7) Quais são as racionalizações que utilizamos sistematicamente (consciente ou inconscientemente) para justificar nosso comportamento antiético? Justifique sua resposta:
As racionalizações são utilizadas de forma a ajudar a aceitar o comportamento antiético e manter a autoimagem positiva, reinterpretando o comportamento antiético como algo aceitável. São elas: negação da responsabilidade; ponderação social; lealdade a terceiros; negação de danos a terceiros; Imagem de saldo; aceitação relativa; condenação daqueles que o condenam; negação de más intenções; culpabilidade da vítima.

Continue navegando