Buscar

prova questao social discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1O Serviço Social iniciou sob forte influência católica europeia, com ênfase nas ideias e nos fundamentos do Serviço Social de caso, adotado pelo serviço da doutrina social da Igreja. Sendo assim, nos 40 e 50, o Serviço Social brasileiro recebe influência norte-americana, tendo como base a sociologia de base positivista e funcionalista com ideia de ajustamento e de ajuda psicossocial. Neste período, houve o início das práticas de Organização e Desenvolvimento de Comunidade. Assim, a profissão se desenvolve através do “Serviço Social de caso”, “Serviço Social de grupo” e “Serviço Social de comunidade”. Nesse sentido, refletindo sobre a história, descreva as características do Serviço Social tradicional, que tinha embasamento em teorias positivistas e funcionalistas.
Resposta esperada
O Serviço Social não tinha uma dimensão política, mas essencialmente acrítica, de ajustamento social, não possuía cientificidade própria, mas, sim, de autores de outros países e estudos de outras realidades sociais. Baseava-se na ideologia dominante e conservadora, priorizava a manutenção das relações sociais, agindo de forma paliativa e imediatista, não se tinha visão de transformação social, mas, sim, intuitiva e de benevolência, os objetivos profissionais priorizam atender a desajustes sociais e de manutenção do sistema vigente.
Minha resposta
Paternalismo e assistencialismo, serviço social não tinha um olhar político, não possuía métodos científicos seus, mas de outros autores de países com uma realidade social distante da nossa, possuía uma ideologia conservadora e dominante, não se tinha uma visão de transformação social e sim imediatista e de caridade e benevolência.
2A questão social é uma situação comum que aparece a nível mundial, porém se apresenta de forma diferenciada, sendo caracterizada por manifestações ou expressões diversas em cada sociedade. Nesse sentido, disserte sobre algumas expressões da questão social que se apresentam na realidade brasileira.
Resposta esperada
Algumas expressões da questão social que podemos descrever, que se manifestam na nossa realidade, dizem respeito a diversas situações, porém com maior visibilidade, estão a violência, dependência química, corrupção, pobreza, depressão, entre outras manifestações. Podemos compreender que as manifestações são decorrentes do processo de exclusão social e da falta de investimentos em diversas áreas, como na educação, cultura, política, qualidade de vida, salários dignos, saúde, entre outras. Muitos direitos sociais não estão sendo garantidos na íntegra e de forma efetiva, visto que as políticas públicas não suprem a demanda de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Minha resposta
Aumento das desigualdades sociais, competitividade acirrada, marginalização social, falta de acesso a novas tecnologias, exclusão digital, mal-estar social e bem estar econômico, novas expressões sociais, expansão de situações de risco social, aumento de situações de vulnerabilidade social, exploração de países periféricos e de mão de obra, marginalização da ética, detrimento de valores humanos e sociais, individualismo, intolerância, insegurança social. Aumento da exploração, injustiça social, concentração de renda, desigualdades sociais, surgimento e aumento da pobreza, consumismo alienado, inconsciente e supérfluo, prostituição/turismo sexual/o tráfico de mulheres. Corrupção, irresponsabilidade, clientelismo, paternalismo, alienação, banalização da política, privatizações, falta de participação social, descaso com o bem coletivo/público, enfraquecimento ou até erosão do estado-nação, minimização dos direitos sociais, passividade e conformismo coletivo, políticas sociais ineficientes, descentralizações fragilizadas e inoperantes, falta de controle e participação. Exploração, supranumerários (desempregados), precarização do trabalho, baixo salário, diminuição de postos de trabalho, desvalorização salarial, trabalho informal, trabalho escravo, trabalho infantil, imigrações, crescimento excessivo de imigrações e migrações, exploração dos profissionais do sexo.

Continue navegando