Buscar

METOD+2+Rodrigo+Vale+2012

Prévia do material em texto

MÉTODO CIENTÍFICO
É o instrumento do conhecimento para planejar uma pesquisa, formular hipóteses, experimentos, investigações e análises e interpretações de resultados.
É a escolha de procedimento sistemático para descrição e explicação de um estudo.
É um plano de ação, conjunto de etapas para chegar a um resultado.
MÉTODOS RACIONAIS
Indutivo: Procedimento de raciocínio que analisa os elementos gerais. O conhecimento é construído na experiência e a generalização deriva de observações de casos concretos.
Ex.: Antonio é mortal, João é mortal, Paulo é mortal...Carlos é mortal. Ora, Antonio, João, Paulo... e Carlos são homens. Logo, (todos) os homens são mortais.
Dedutivo: Parte de uma premissa geral para um caso particular, com raciocínio descendente. Método para explicar fenômenos.
Ex. A água ferve a 100C. A água não ferveu, então não chegou a 100C.
Hipotético-indutivo:
Problema – conhecimentos insuficientes para explicar o fenômeno. Hipóteses – testadas, procuram evidências empíricas para derrubá-las.
Hipotético-dedutivo: idéia é derrubar as hipóteses do Método dedutivo.
• Dialético: Considera que os fatos devem ser considerados num contexto social, político, econômico etc. É empregado em pesquisa qualitativa.
• Fenomenológico: Preocupa-se com a descrição direta da experiência como ela é. A realidade não é única, mas depende de interpretações e comunicações.
MÉTODOS
Método Observacional: primeiro passo para qualquer pesquisa: observação dos fatos;
Método Comparativo: comparações de grupos (presente/passado); de sociedades (iguais/diferentes estágios de desenvolvimento);
Método Histórico: investiga acontecimentos, processos e instituições para verificar a sua influência na sociedade;
Método Experimental: as variáveis são conhecidas e manipuladas pelo pesquisador; obtenção de resultados de forma imparcial;
Método do “estudo de caso”: o pesquisador cria tipos ou modelos ideais, construídos a partir da análise de aspectos essenciais do fenômeno;
Método Funcionalista: é a rigor mais um método de interpretação do que de investigação. Estuda a sociedade do ponto de vista da função de suas unidades, isto é, como um sistema organizado de atividades;
Método Estatístico: analisa fenômenos sociológicos, políticos, econômicos etc., em termos quantitativos. A manipulação estatística permite comprovar as relações dos fenômenos entre si.

Continue navegando