Buscar

Resumo Tipos de Articulações VídeoAula 163

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE FISIOTERAPIA
DISCENTE: LAIZA SANTOS DE OLIVEIRA
Anatomia dos Sistemas Orgânicos 
Resumo: Tipos de Articulações | Vídeo Aula 163
As articulações podem ser classificadas de duas formas: ou pelo tecido que a compõe ou pelo grau de movimento que as essas articulações têm.
Classificações
Articulações Sinartroses – São articulações que não realizam movimentos. 
Nesta imagem temos o exemplo de suturas, articulações sinartroses que faz a união dos ossos do crânio. Constituídas de tecido fibroso e obviamente não permitem movimentos entre essas peças óssea. 
Função das suturas: Unir os ossos do crânio e evitar que eles se separem.
Importante: Nenhuma articulação do tipo sutura permite movimentos. A única articulação móvel do crânio é a ATM (articulação temporomandibular).
Articulações Anfiartrose – São articulações que permitem poucos movimentos. São feitas por cartilagem hialina ou de fibrocartilagem. Articulação cartilaginosa onde o material de conexão entre as estruturas é um disco de fibrocartilagem. Exemplo: discos intervertebrais; sínfise púbica.
Os discos intervertebrais são de grande importância porque eles estabilizam dois segmentos, além de amortecer impactos, permitindo ainda um pequeno grau de movimento entre as vértebras.
Sínfese púbica, também é uma fibrocartilagem, permitindo poucos movimentos durante a marcha, localizada entre os dois ossos púbis. 
					
Articulações Sinoviais: Também chamadas de diartrose. Esses tipos de articulações são encontradas em todo o corpo.
Função dessas articulações é gerar movimentos amplos.
Tendo uma estrutura muito complexa que compõem a articulação, composta externamente por uma capsula fibrosa e internamente por uma membrana sinovial, que apresenta as cartilagens articulares banhadas por liquido sinovial que permite o atrito entre as duas cartilagens, facilitando os movimentos das articulações.

Continue navegando