Buscar

Identidade de Gênero: Diversidade e Variedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GÊNERO
· O que é?
A identidade de gênero diz respeito a como nos reconhecemos por dentro, ou seja, se nos identificamos como homem ou como mulher. Porém existem várias maneiras dessa identificação ocorrer, pois como acontece com a orientação sexual, que está relacionado com os nossos sentimentos afetivos e sexuais à outras pessoas, a identidade de gênero não é tão simplificada, como apenas se identificar como homem ou mulher.
É o que veremos a seguir:
· Agênero ou Neutro: É o individuo que se identifica como sem gênero. A pessoa não se sente nem homem, nem mulher, ou qualquer um dos outros gêneros. 
Pode ser considerado transgênero, pois não se identificam o seu gênero de nascença. 
· Andrógino: Indivíduo que tem a aparência de homem e mulher, mesclando-se os traços masculino e feminino. À primeira vista, é difícil de se distinguir se é macho ou fêmea. É diferente do hermafrodita, que tem os dois sexos, sendo um mais desenvolvido do que o outro. 
O andrógino pode ser pansexual (atração pelas diversas orientações sexuais) ou também pode ser assexuado (do qual é indiferente à pratica sexual). 
· Bigênero: Pessoas que se identificam com ambos os gêneros, ou seja, mulheres que se identificam como homens e também como mulher, e homens que se identificam como mulher, mas não deixam a sua identidade de homem. 
· Demigênero: Alguém que identifica parcialmente com um gênero. Não depende no quanto (em porcentual) a pessoa se define como garoto ou garota, mas apenas como a pessoa se determina parcialmente. Para alguns, é possível se identificar com um ou mais gêneros, para outros, com nenhum. 
· Fluído: Alguém cuja identidade de gênero e apresentação não se limita a apenas uma categoria de gênero. Pessoas de gênero fluido podem ter compreensões dinâmicas ou flutuantes do próprio gênero, mudando de um para outro, não sendo necessariamente entre "homem ou mulher", abarcando também outras identidades de gênero não binárias. 
· GenderQueer: É um "termo guarda-chuva" (termo que, neste caso, embarca várias identidades diferentes dentro de si) para identidades de gênero que não sejam exclusivamente homem nem mulher, estando portanto fora do binário de gênero e da cisnormatividade. Pessoas que se identificam como genderqueer podem ter variadas identidades de género, entre as quais: (homem ou mulher; parcialmente homem ou mulher; nem homem, nem mulher; fluida entre gêneros ou terceiro gênero). Pode denominar-se também Não-binário
· Homem Cisgênero: É a pessoa que se reconhece como pertencendo ao gênero que foi compulsoriamente designada quando nasceu. Ou seja, nasceu com um pênis e por conta disso, foi compulsoriamente designado como homem e se reconhecem como homem. 
· Homem Transgênero: Uma pessoa trans é alguém que tem uma identidade de gênero diferente daquela esperada pela sociedade em função do seu sexo biológico ou do sexo que foi atribuído a esta pessoa em seu nascimento. Essa pessoa trans pode ter qualquer orientação sexual, ou seja, pode se sentir atraída por qualquer gênero, de acordo com sua individualidade. Se nasce no sexo biológico feminino (ou foi criado como menina), se identifica no gênero masculino (FTM, transhomem, homem trans, homem transexual, transgênero masculino etc). 
· Mulher Cisgênero: É a pessoa que se reconhece como pertencendo ao gênero que foi compulsoriamente designada quando nasceu. Ou seja, nasceu com vagina e foi compulsoriamente designada como mulher, e se reconhece como mulher. 
· Mulher Transgênero: Uma pessoa trans é alguém que tem uma identidade de gênero diferente daquela esperada pela sociedade em função do seu sexo biológico ou do sexo que foi atribuído a esta pessoa em seu nascimento. Essa pessoa trans pode ter qualquer orientação sexual, ou seja, pode se sentir atraída por qualquer gênero, de acordo com sua individualidade. Se nasce no sexo biológico masculino (ou foi criado como menino), se identifica no gênero feminino (mulher transexual, travesti, crossdresser, transgênero feminino etc).
· Pangênero: Possui uma identidade de gênero não normativa e adota papéis sociais de diversos gêneros na sua própria construção, podendo identificar-se tanto com o feminino, quanto com o masculino, alternadamente ou simultaneamente, e até com nenhum dos dois, assim como com todas as possibilidades de identificação pessoal. 
· Transexual: Pessoa que possui identidade de gênero diferente da designada ao nascimento e realiza ou não uma transição para se redesignar socialmente quanto ao modo como se vê e sente. 
Ou uma pessoa que opta por realizar a redesignação sexual por meio de intervenção médica (terapia de reposição hormonal e cirurgia de redesignação sexual). 
· Travesti: Pessoa que, designado como do gênero masculino no nascimento, objetiva a construção do feminino, podendo incluir ou não procedimentos estéticos e cirúrgicos. 
É importante compreender que, atualmente a diferença entre travesti e transexual é sexual e política. Quando a pessoa se sente uma mulher em corpo de homem e é de classe econômica e social mais simples, ela é denominada travesti. Já quando a pessoa com essa questão de gênero pertence a uma classe social e econômica mais alta, ela é denominada transexual.

Continue navegando