Buscar

DIVISÃO DO RESUMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo do artigo:
FATORES INFLUENCIADORES DA EMPREGABILIDADE DE ALUNOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
VITORIA Esse artigo relata resultados de uma pesquisa quantitativa e descritiva por meio de um conjunto de perguntas aplicada a 411 alunos de instituição de ensino Superior (IES) do estado do Rio Grande do Norte por meio das redes sociais (WhatsApp).
Para a coleta de dados elaborou- se um questionário com 37 questões onde 2 perguntas foram relacionadas à questão de perfil dos respondentes e 35 de afirmações que elencam os fatores influenciadores da empregabilidade de alunos de IES divididas entre 6 construtores sendo eles: ensino de inovação; ensino de empreendedorismo; inteligência emocional; metodologias ativas de ensino-aprendizagem; gestão de competência; empregabilidade. 
DEUZILENE São várias as preocupações dos jovens universitários, profissionais e do próprio mercado de trabalho quanto as incertezas do futuro das profissões. O empego tem o poder de exercer uma grande influência na dignidade humana, de combater diretamente o estado de pobreza de uma pessoa, oportunizar a realização de sonhos, combater as desigualdades sociais e diminuir a violência. 
De acordo com Pham e Saito (2019), os empregadores ainda não estão satisfeitos com a qualidade dos egressos das Instituições de Ensino Superior. Em um cenário de instabilidade profissional, há grande insegurança por parte de todos os profissionais, tanto aqueles que já estão inseridos e que temem pela sua permanecia, como as gerações que estão se preparando para ingressar.
As informações cooptadas pela pesquisa devem auxiliar o direcionamento dos jovens universitários que precisam entender melhor essa realidade, assim como para as IES, que podem utiliza-las para implementar metodologias que possibilitem aos seus egressos uma maximização de sua empregabilidade.
 Coerentemente, o estudo analisou como o ensino de inovação, o ensino de empreendedorismo, as metodologias ativas de ensino e aprendizagem, a gestão de competências e a inteligência emocional podem influenciar no potencial de empregabilidade dos alunos.
LETICIA O ensino da inovação é um dos fatores influenciadores da empregabilidade de alunos de IES. Conforme Severo (2019) a educação precisa conceber processos de inovação para que possa auxiliar no desenvolvimento das pessoas e, consequentemente do país, já que a inovação é uma habilidade que maximizar o empreendedorismo.
	RAYANE Outro propulsor para a empregabilidade é o ensino de empreendedorismo. Os estudos permitiram expandir o olhar sobre o empreendedorismo, deixando-o de ser um mero evento, para se tornar uma característica estratégica presente na criação de emprego, no desenvolvimento econômico ou, até mesmo, no sucesso profissionalizante. Com essa importante e grande influência, as Instituições de Ensino Superior (IES) estão sendo cobradas a ampliar seus estudos para que graduandos possam sair prontos para o trabalho empreendedor, ou seja, um despertar de mentes empreendedoras.
ANA Metodologias ativas de ensino e aprendizagem também influenciam para a empregabilidade. A aprendizagem ativa é uma serie de práticas e métodos que leva o indivíduo sair da sua forma passiva de aprendizagem e o leva a ser mais ativo. A educação deve propor uma aprendizagem ativa, ou seja, aprender fazendo. A utilização das metodologias de ensino é capaz de reforçar o aprendizado, de desenvolver habilidades necessárias para atender o mercado de trabalho são importantes para que os indivíduos tenham maior potencial de empregabilidade.
ROSIMARE Estudos também destaca a importância da gestão de competências para a empregabilidade pois todo profissional precisaria estar apto ao que o mercado de trabalho exige e seu crescimento para atender as necessidades dessas organizações. A busca desse profissional com este perfil apenas aumentou, onde foi mostrado pela Word Economic Forum, em 2018, dizia que as pessoas necessitariam de mudanças rápidas e eficazes no seu aprendizado. E que o ensino técnico já não seria o suficiente para garantir está oportunidades. 
CAROL Por fim , outro influenciador para a empregabilidade é a inteligência emocional (IE)que também é um dos fatores mais importantes para empregabilidade ou para qualquer outro aspecto da vida do indivíduo, de acordo com Goleman (2012) define que a Inteligência emocional é responsável por cinco habilidades básicas, autoconsciência, autogestão, automotivação, empatia e habilidade social, onde as três primeiras são intervenções consigo mesmo, e as duas últimas são as relações com o ambiente externo. 
SABRINA Os resultados da pesquisa confirmam que o ensino de inovação, ensino de empreendedorismo, metodologias ativas de ensino e aprendizagem, gestão de competências e inteligência emocional influenciam positivamente na empregabilidade dos egressos das Instituições de Ensino Superior, assim como a inteligência emocional é o fator mais relevante para a empregabilidade dos alunos, bem como podem ser utilizados como estratégias nas IES para potencializar a capacidade de inserção de seus egressos no mercado de trabalho.
 WANESSA Nesse contexto, sugere-se que sejam realizadas pesquisas futuras, englobando outras regiões. Assim como realizar pesquisas de caráter qualitativo com a utilização de novos recursos que embasam com mais propriedade a pesquisa que possa auxiliar e contribuir com a qualidade os resultados.

Outros materiais