Buscar

Educação de crianças, jovens e adultos

Prévia do material em texto

DENIS JOSÉ DA SILVA- RA: 8049908
Educação de Crianças, Jovens 
E Adultos
Portfólio Ciclo 3
Centro Universitário Claretiano
Licenciatura em Educação Física
Educação de Crianças, Jovens e Adultos
Tutor Ana Maria Tassinari
POÇOS DE CALDAS
2020
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
	Curso: Licenciatura em Educação Física
	Disciplina: Educação de Crianças, Jovens e Adultos
	Tutor: Ana Maria Tassinari
	R.A.: 8049908
	Aluno: Denis José da Silva
	Turma: DGEFL1801PCLA0O
Descrição da atividade 
Instituída em 13 de julho de 1990, a Lei 8.069/90 dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente representa um novo paradigma na construção de políticas públicas voltadas para a garantia de direitos. Após estudos solicitados nesta unidade e da leitura do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), responda as questões:
 Como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) conceitua a criança e o adolescente?
De acordo com o art. 2° do Estatuto da Criança e do Adolescente, (Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990) crianças são pessoas que tenham até doze anos de idade inacabados e os adolescentes são pessoas que possuem entre doze anos e dezoito anos de idade. E conforme cita o parágrafo único do art. 2° “nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade” (BRASIL, 1990).
E completando com o art. 3° do Estatuto da criança e do Adolescente, a criança e o adolescente possuem todos os direitos relativo a pessoa humana, com toda a proteção disposta nesta Lei, sendo assegurado a eles todas as possibilidades e acessibilidade para proporcionar seu “desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade”(BRASIL, 1990).
 O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) sinaliza no art. 4º que:
 é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
 Com relação à educação, especificamente a escolaridade, qual o principal dever das famílias?
De acordo com o art. 55° do Estatuto da Criança e do Adolescente, (Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990) os pais são incumbidos de matricular seus filhos nas instituições de ensino e assegurar pela sua permanência na escola, e conforme o art. 129 do Estatuto da Criança e do Adolescente no seu inciso V os pais e ou responsáveis tem o dever de acompanhar a regularidade e o desenvolvimento e progresso escolar (BRASIL, 1990).
Desta forma os pais não precisam saber todas as disciplinas e matérias que os filhos estão estudando na escola, mas sim auxiliar os filhos a desenvolver a educação como um valor familiar, apresentando interesse nos estudo dos filhos, acompanhando e contribuindo para incentiva-los a aprender cada vez mais para seu pleno desenvolvimento.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF, 13 jul. 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm> Acesso em: 13 de outubro de 2020.

Continue navegando