Buscar

DISCURSIVAS INFÂNCIA E SAÚDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ACESSE: Produtor Verificado – Tiagão DBA (https://www.passeidireto.com/perfil/tiagao-dba/)
Vários materiais e conteúdos legais!!!
DISCURSIVAS – INFÂNCIA E SAÚDE
QUESTÃO:
Conforme Silva (2008, p. 130), "no que diz respeito ao campo do psíquico, a literatura antiga e a atual parecem pressupor, igualmente, a possibilidade de um regime das paixões. Havia, porém, uma separação sistemática entre as orientações sobre as emoções e a alimentação, por exemplo, embora ambas fizessem parte do mesmo esforço de medicina do corpo e da alma. Atualmente, essas separações foram questionadas e, mesmo na grande imprensa, lê-se artigos de divulgação científica que repetem máximas tais como: as dietas de emagrecimento são mais eficientes quando as pessoas têm mais auto-estima ou as emoções influem na escolha dos alimentos". Mais uma vez, fica evidente que as noções relacionadas com a saúde não são estáticas, pelo contrário, elas vão mudando de acordo com os acontecimentos, e novas teorias. Sendo assim, disserte sobre qual foi a mudança nas noções de saúde que foram ocasionadas pela invenção do microscópio (no século XVII).
FONTE: SILVA, Paulo José Carvalho da. O impossível regime das paixões da alma. Rev. latinoam. psicopatol. fundam., São Paulo, v. 11, n. 1, p. 119-133, mar. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-47142008000100012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 29 jul. 2019.
RESPOSTA ESPERADA:
*A ciência procurava desenvolver-se cada vez mais na tentativa de entender as causas de novas doenças que vinham surgindo. Uma invenção que interferiu nesse processo foi o microscópio. *Louis Pasteur muito se utilizou dele e, assim, conseguiu descobrir a existência de "microrganismos causadores de doenças e possibilitando a introdução de soros e vacinas". *Com isso, ocorreu a possibilidade de prevenir e curar doenças.
QUESTÃO:
Para Coelho e Morais (2014, p. 171) "a Alienação Parental se configura como um fenômeno relacional típico da família contemporânea. Essa afirmação se sustenta no fato de que a contemporaneidade é marcada pelo aumento da incidência de separações e divórcios, bem como por intensas transformações nas relações e nos papéis sociais exercidos por homens e mulheres". Disserte sobre os indícios de alienação parental apresentados tanto pelos pais (ou outros responsáveis pela criança) quanto pelas crianças.
FONTE: COELHO, Maria Isabel Saldanha dos Martins; MORAIS, Normanda Araujo de. Contribuições da Teoria Sistêmica acerca da Alienação Parental. Contextos ClInic. São Leopoldo, v. 7, n. 2, p. 168-181, dez. 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-34822014000200006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 16 abr. 2019.
RESPOSTA ESPERADA:
*Por parte dos pais, ou de outros responsáveis, algumas condutas culminam na intenção de um dos genitores de afastar o filho do outro genitor. *Podem envolver a disseminação de argumentos dirigidos à criança, no intuito de denigrir a imagem do outro genitor. *Quanto aos filhos, tendem a sinalizar a alienação parental quando demonstram sinais de ansiedade, nervosismo, agressividade e depressão, entre outros.

Continue navegando