Buscar

Módulo I Atividade II Atendimento Educacional em Ambiente hospitalar e domiciliar (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Campus Cidade Universitária
Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar e Domiciliar (TURMA – 03)
CURSISTA: Elizabete Moraes De Souza Cirelli
MÓDULO: I
ATIVIDADE: II
Tendo em vista que a Educação Inclusiva é uma escola para todos e para o público da Educação Especial faz-se necessário falar a cerca do Atendimento Pedagógico Educacional para crianças e Jovens Hospitalizados por se tratar de uma realidade nacional.
Esse tipo de atendimento educacional surgiu em países como a França, Itália Bélgica, Espanha, dentre outros países vindo a ganhar força em defesa do direito à educação de crianças e adolescentes em tratamento de saúde.
Contudo, no Brasil o atendimento educacional em hospitais surgiu mais tarde com a Educação Especial especificamente em Niterói (RJ) e existe até hoje.
Interessante se faz realçar que embora haja uma defasagem na questão educacional brasileira para qualquer pessoa, o Brasil tem apresentado um avanço uma vez que vem lutando pelo direito à inclusão nas escolas e nesse processo tem-se a elaboração de políticas e diretrizes nacionais que norteiam a Educação Inclusiva.
O que se observa em relação ao trabalho pedagógico hospitalar brasileiro é a mesma sistemática aplicada em diversos países que de acordo com Fassam (1982, apud FONSECA 1999, p.16) é “dar continuidade ao processo de desenvolvimento e ao processo de aprendizagem das crianças e jovens hospitalizados”.
Não se pode deixar passar despercebido também o papel do professor da classe hospitalar que é muito importante, pois este é capaz de incentivar o crescimento e o desenvolvimento intelectual e sociointerativo da criança ou adolescente.
Este profissional ao longo de seu trabalho no ambiente hospitalar oferta atividades lúdicas e recreativas, que fazem os dias dos pacientes mais alegres e descontraídos, porém estas atividades não substituem a necessidade de atenção pedagógico-educacional embora esteja vinculado à Educação Especial e ao atendimento pedagógico-educacional hospitalar.
O que se observa na literatura é que nem todas as instituições educacionais conhecem e aderem ao atendimento educacional hospitalar. 
Embora haja documentos que normatizam esse tipo de atendimento no Brasil, é preciso que cada cidadão juntamente com o poder público lute para que seja cumprido o que está declarado nesses documentos para que de fato a Educação para todos se efetive sempre e garantindo satisfatoriamente o processo de democratização e universalização do ensino obrigatório.
1