Buscar

anotações para apresentação

Prévia do material em texto

Apresentação dos slides
Slide 01
boa noite, MEU É MARIA CLAUDIA SAMPAIO DANTA, MINHA ORIENTADORA É MARIA ELIANE ESMERALDO, IREMOS INICIAR A APRESENTAÇÃO DO MEU TRABALHO COMO TEMA : jogos e brincadeiras na educação infantil.
Slide 3: 
· A infância é a fase marcada por aprendizados e descobertas.
A educação infantil é a fase inicial da vida escolar da criança, onde ela se desperta para um mundo de curiosidades e aprendizado é uma fase que é cheia de descobertas, pois a criança aprende vendo, imitando, perguntando 
· A partir dos jogos pode-se trabalhar criatividade, locomoção, lógica e principalmente aprendizado escolar.
Os jogos são importantes para que as crianças aprendam brincando 
· Os professores dispõem dos jogos, brincadeiras e brinquedos para ensinar as crianças sobre diversos assuntos. 
As crianças podem aprender a ler, escrever, fazer continhas, desenvolver a coordenação motora através dos jogos e brincadeiras
· O primeiro capítulo traz o histórico dos jogos, conceitos pertinentes ao tema e lei.
· O segundo capítulo traz a importância dos jogos e da recreação na educação infantil.
Slide 5 
A justificativa dessa pesquisa foi: 
Visto as possibilidades de aprendizagem com jogos e brincadeiras para as crianças, faz-se necessário compreender a utilização dos jogos, brincadeiras e brinquedos no ensino infantil. 
Slide 7
Os objetivos deste estudo foram:
Compreender a importância dos jogos, bem como e quando são utilizados em salas de aula do ensino infantil.
Slide 9: 
Observa-se que desde a antiguidade falava-se sobre a importância dos jogos 
Em meados de 367 a.C.: importância de usar os jogos para ensinar as crianças (SANT’ANNA; NASCIMENTO, 2011). 
Jogo é entendido por diversão, brincadeira (DAROS, 2015). 
Brincar é assegurado pela Lei Lei Nº 13.257, de oito de março de 2016
Constituem áreas prioritárias para as políticas públicas para a primeira infância a saúde, a alimentação e a nutrição, a educação infantil, a convivência familiar e comunitária, a assistência social à família da criança, a cultura, o brincar e o lazer, o espaço e o meio ambiente (...) (BRASIL, 2016)”.
Slide 11
A brincadeira, portanto, é meio utilizado para a construção de conceitos e conhecimentos adquiridos cotidiana e espontaneamente pelas crianças. Por essas razões, o educador infantil necessariamente deve promover e externar atividades que estimulem a observação das competências e carências de seus educandos (MAURÍCIO, 2008).
é muito importante o professor realizar jogos e brincadeiras em sala de aula com as crianças, pois poderão estimulá-las para uma aprendizagem muito mais fácil. O brincar é uma atividade normal do ser humano. Ao brincar a criança fica tão envolvida com o que está fazendo que coloca na ação seu sentimento e emoção. A atividade artística, assim como o brincar, é um integrador entre os aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais. Por isso, parte-se do pressuposto de que brincando a criança ordena o mundo a sua volta, assimilando experiências, informações e sobre tudo incorporando atividades e valores.
Slide 13
A pesquisa foi realizada na Creche São Francisco, localizada no Sítio Pinheira, município de Missão Velha (aponta no mapa o nome do Sítio) 
Slide 14
 O público da pesquisa foram dois professores e três alunos
Com os professores foi realizado um questionário semiestruturado e com os alunos uma entrevista
A pesquisa foi realizada em Agosto de 2019
Antes da pesquisa foi lido o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e explicado aos participantes de forma simples e clara os objetivos da pesquisa
Slide 16
Apresenta os dados pessoais das duas professoras, do jeito que está na tabela
Slide 17 a 22
Lê a pergunta e em seguida a resposta
Slide 23
· Brincadeira, o brinquedo e a recreação fazem parte da vida das crianças.
desde cedo as crianças tem contato com brincadeiras, brinquedos, jogos
· Crianças necessitam de brincadeiras que estimulem a sua movimentação e interação com outras crianças. 
É importante oferecer outras brincadeiras que não seja apenas computador e celular, pois as estimulam na coordenação motora, principalmente nos jogos de bloquinhos, em que a criança usa sua criatividade e coordenação motora para montagem e equilíbrio das peças como também ajudam as crianças a crescerem fortes e saudáveis. Então, ao implantar atividades lúdicas na sala de aula, o educador consegue prender a atenção da criança e deixá-la mais interessada no conteúdo. Pois a educação infantil é a base da formação sócio educacional do ser humano e, por isso, as atividades lúdicas têm muito a contribuir em seu desenvolvimento intelectual, cognitivo e social. sem falar na importância da interação com outras crianças onde se socializam, ajudam, conhecem e fazem amizades umas com as outras. 
· Os jogos são importantes aliados para o processo de ensino- aprendizagem.
· Usando música, brinquedo, teatro e movimentos, as crianças estão utilizando as mais diversas áreas do cérebro, estão desenvolvendo sua coordenação motora, bem como sua linguagem e formando também a sua personalidade.
Por meio de brincadeiras e jogos, fica muito mais fácil para a criança entender o mundo que a rodeia, pois a linguagem dos adultos pode ser complexa em algumas fases da infância.
As brincadeiras são capazes de estimular a capacidade da criança, mesmo sem que ela perceba, pois ela aprende brincando. Vamos a um exemplo prático: ensinar crianças as primeiras operações matemáticas utilizando jogos fica bem mais simples e agradável do que utilizar um quadro negro.
Colocar as atividades escolares dentro do universo infantil deixa a criança mais à vontade dentro da sala de aula, pois a coloca em um ambiente em que está habituada, onde brincar faz parte de suas atividades diárias. Então, além de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, o lúdico ainda ajuda a criança a tomar gosto pelo aprendizado desde os primeiros anos de sua vida.
Slide 26
Aqui foram as referências utilizadas para a construção desse estudo.

Continue navegando