Buscar

Imunogenetica e Farmacogenetica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Genética para odontologia – Aula imunogenética e farmacogenética.
Aluno: Pedro Barboza Alves Branco
Responda as questões abaixo
1. Qual a importância do sistema imune?
Representa um sistema eficaz de defesa contra microrganismos que penetrem no organismo ou contra a transformação maligna de células. Esta função de defesa é essencial contra o desenvolvimento de infecções e tumores.
2. Seu sistema imunológico é capaz de produzir cerca de um bilhão de anticorpos diferentes para combater infecções. Como seu isso é possível?
A capacidade de defesa do sistema imunológico se fundamenta na produção de anticorpos. Na qual, cada anticorpo se liga fortemente ao antígeno de um invasor, marcando o invasor para ser atacado ou neutralizando-o diretamente. Cada anticorpo é específico para um determinado antígeno, por isso são necessários tantos anticorpos no nosso sistema imunológico.
3. Se há 80 segmentos V, 6 segmentos J e 30 segmentos D que podem codificar uma cadeia pesada de imunoglobulina de uma classe específica, de que modo imunoglobulinas diferentes podem ser formadas? Apresente o total de possibilidades desta cadeia de anticorpos.
 São formadas pela recombinação somática entre os segmentos → 14.400 possibilidades.
4. Quantas cadeias diferentes de anticorpos podem ser produzidas se o genoma contiver 5, 20 e 200 cópias de três segmentos gênicos?
O número de cadeias diferentes é 20.000.
5. Cite três processos imunes em que os genes HLA estão envolvidos.
→ Apresentação de antígenos exógenos às células T CD4;
→ Apresentação de antígenos endógenos às células T Citotóxicas;
→ Fornecimento de proteínas com função imune, como moléculas envolvidas na inflamação e componentes do sistema complemento.
6. Como a farmacogenética pode ser empregada na medicina personalizada?
A farmacogenética poderá contribuir para o desenvolvimento de novos fármacos, uma vez que o conhecimento da potencial variabilidade associada à metabolização ou à ação do fármaco poderá dar dados importantes na procura e desenvolvimento de novas drogas.

Continue navegando