Buscar

PORTFÓLIO - Introdução ao Serviço Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Portfólio. (INTRODUÇÃO AO SERVIÇO SOCIAL ) - Aula 02
A professora de uma escola estadual tem enfrentado muitos problemas com um dos alunos de sua turma. O aluno se comporta de forma agressiva com os colegas, realiza pequenos furtos de materiais escolares, se isola, enfim, quase que diariamente a professora precisa resolver os conflitos causados pelo aluno na escola. Preocupada com essa situação, ela marcou uma reunião com a mãe do aluno. Seu pai não foi chamado porque não é conhecido. No entanto, a mãe não compareceu nessa primeira reunião nem nas muitas outras que a professora tentou marcar. O aluno dizia que a mãe não podia comparecer porque trabalhava muito. A professora conversava com o aluno, mas ele continuava causando transtornos. Estando atenta a tudo o que ele fazia, ela começou a perceber sinais de maus-tratos no menino, como marcas de queimadura nas pernas e hematomas nos braços. Diante de tal situação, a professora procurou você, assistente social que atua na escola. 
TAREFA
 Descreva como você procederia para auxiliar o aluno. Lembre-se da responsabilidade social, responsabilidade cívil, responsabilidade legal e sua consciência.
De acordo com a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as crianças e os adolescentes são “pessoas em condição peculiar de desenvolvimento” e devem ter prioridade absoluta em qualquer situação. Sendo nosso dever fazer com que a lei funcione para todas as crianças e adolescentes, para sua proteção integral aplicando medidas cabíveis. 
O primeiro passo a ser feito neste momento e ouvir e resguarda a integridade do aluno e fazer um levantamento e um breve estudo tomando todo cuidado possível sobre o caso para conhecer e analisar a situação vivenciada do aluno nos mínimos detalhes, como é algo delicado ,começaria com um pequeno bate papo para que fiquem bem à vontade para falar o que quiser só depois faria uma espécie de entrevista com o aluno e com a mãe, depois faria o mesmo com a comunidade escolar e a comunidade em que vive, além das visitas em domicilio e observação. Visto que a maioria das agressões e maus tratos começam dentro de sua própria casa no seio da família, seja com palavrões, xingamentos, beliscões e surras e muitas outros tipos de agressão tanto física como psicológicas. 
Com tudo pesquisado e analisado observado e tomando conhecimento de que o fato e realmente verídico constatando assim maus-tratos, é hora de agir, montaria um bom relatório social para indicar quais atitudes e providências tomar. 
Neste caso encaminharia o aluno para um acompanhamento psicológico, e se nada resolver encaminharia o caso para o Conselho Tutelar, enquanto isso daria apoio a família. Observando-a também se a própria família precisa de um psicólogo para orientar sobre estes comportamentos.

Continue navegando