Buscar

ERGONOMIA NO TRABALHO EM HOME OFFICE - Resumo

Prévia do material em texto

ERGONOMIA NO TRABALHO EM HOME OFFICE
RESUMO
A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) retrata o nível em que os colaboradores da organização são habilitados em realizar suas atividades pessoais com sua tarefa na empresa. Do mesmo modo ao inserir um sistema positivo aguarda-se a implantação de uma cultura organizacional em que ocorra à atenção para os assuntos relacionados à saúde e segurança por meio de práticas que possibilitem a qualidade de vida no trabalho, alterando-se para uma questão imprescindível para um resultado positivo as empresas. Segundo esses argumentos pode-se notar como é primordial a função da ergonomia dentro das organizações, promove ao seu trabalhador melhores condições de vida. Sendo assim, a inserção dos métodos ergonômicos proporciona melhorias tanto profissionalmente, seja na facilidade da ação na manipulação dos materiais, qualidade de vida no âmbito de trabalho como na promoção em situações rotineiras dentro da organização porque será um fator de precaução de possíveis problemas de saúde os quais podem atingir diretamente o funcionário barrando o seu desenvolvimento de maneira impropria em suas atividades e possa ter um desempenho melhor auxiliando assim a desempenhar suas metas que a organização oferece.
Entretanto um projeto de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), quando bem organizado e desempenhado de maneira eficiente, traz amplos benefícios para o trabalhador e resultados para empresa. Sendo assim, as empresas que tem o objetivo de se manter ativas no mercado é essencial que faça uso de projetos que envolvam a Qualidade de Vida no Trabalho.
Diante dos dias vividos, a pandemia trouxe uma nova realidade aos colaboradores, o home office (uma forma de relação de trabalho na qual o colaborador atua a distância), desta forma, algumas tarefas e funções de trabalhos inapropriados causam tensões musculares, dores e cansaço que, muitas vezes, podem ser evitados com providências simples, assim como alterar a posição da altura da mesa ou da cadeira. No entanto em certas ocasiões essa solução não é o bastante, pois pode criar conflito entre o que o funcionário necessita e o exercício do trabalho.
Assim, colocar em prática programas como os de ginástica laboral na rotina de trabalho, voltar à atenção nas necessidades do trabalhador como: na maneira que o funcionário trabalha em questão da sua postura durante as tarefas, mudanças na iluminação do setor, analisar como está a ventilação do ambiente, como arrumar os móveis de maneira que promova o conforto do funcionário são métodos necessários para que o mesmo possa se sentir bem em seu ambiente de trabalho. Para que a organização consiga alcançar suas metas não é necessário abandonar suas funções de trabalho, mas sim assegurar um ótimo local que ofereça bem-estar e motivação, porque dessa maneira o funcionário irá se sentir motivado em desempenhar suas tarefas na empresa e como resultado irá trazer lucros naturalmente. 
Contudo, a motivação pode ser conquistada em simples ações as quais a organização pode promover aos seus colaboradores, como: exercícios laborais realizados em intervalos, quinze minutos no período do expediente para que ocorra uma interação entre os funcionários, entre outros. Através dessas atividades o desempenho individual do colaborador cresce e consequentemente na produtividade.
Trazendo como tema a ergonomia, este estudo explana sobre os benefícios da qualidade de vida do funcionário dentro do ambiente dos laboratórios, esse estudo trata-se de uma breve revisão bibliográfica, que tem por objetivo ressaltar a importância e os benefícios trazidos pela ergonomia tanto para o colaborador quando ao empregador.

Mais conteúdos dessa disciplina