Buscar

Fisiologia Humana - forum

Prévia do material em texto

Fisiologia Humana
A Miastenia gravis é uma doença neurológica auto-imune que produz anticorpos contra os receptores pós-sinápticos da acetilcolina na junção neuromuscular (fenda sináptica). Esses anticorpos agem bloqueando os receptores de acetilcolina, mudando a sua conformação, ou, danificando a membrana pós-sináptica. A miastenia gravis causa sintomas como fraqueza muscular esquelética, não dolorosa, que agrava com a repetição de movimentos, cansaço em atividades simples como escovar os dentes, queixas de quedas frequentes e melhora com o repouso. Em casos de suspeita de Miastenia gravis, exames de sangue que revelam a quantidade de anticorpos contra receptores de acetilcolina no sangue, além de estudos de estimulação nervosa da musculatura esquelética por estimulação repetida de motoneurônios são necessários.
Em casos positivos para Miastenia gravis, a quantidade de anticorpos de receptores de acetilcolina estará elevada ou reduzida no exame de sangue? Porque?
A Miastenia gravis (MG) é uma doença de origem autoimune provocada por um defeito na transmissão dos impulsos nervosos para os músculos. No diagnóstico clínico, o paciente apresenta um aumento elevado de anticorpos de receptores de acetilcolina. Esses anticorpos diminuem a quantidade de receptores disponíveis para se ligarem a acetilcolina, além de tornar as fendas sinápticas mais simples. A doença surge quando o nosso sistema imunológico começa a produzir auto-anticorpos de forma inapropriada, ou seja, anticorpos que vão atacar e destruir elementos e estruturas saudáveis do nosso próprio organismo. Na miastenia gravis, o sistema imunológico produz anticorpos que danificam os receptores musculares que recebem os sinais produzidos pelos nervos. É uma doença grave, mas que nas últimas décadas tem sido adequadamente controlada com novos esquemas de tratamento, o que tem permitido que a maioria dos pacientes mantenha-se ativo e com qualidade de vida.
Fonte:
https://www.mdsaude.com › miastenia gravis
https://saude.abril.com.br/blog/boa-pergunta/miastenia-gravis-o-que-e-e-como-tratar

Continue navegando

Outros materiais