Buscar

ATIVIDADE DE CONSOLIDAÇÃO DO CONHECIMENTO PETIÇÃO INICIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE CONSOLIDAÇÃO DO CONHECIMENTO – ACC
DIREITO PROCESSUAL CIVIL 1
· Petição Inicial é o instrumento hábil a provocar o Judiciário. Sendo assim, quando a petição inicial será considerada inepta: 
R: A luz do Código de Processo Civil, art. 295 e respectivos incisos, a exordial será considerada inepta quando, Será considerada inepta quando a parte for manifestamente ilegítima; quando o autor carecer de interesse processual; quando o juiz verificar, desde logo, a decadência ou a prescrição; quando o tipo de procedimento, escolhido pelo autor, não corresponder à natureza da causa, ou ao valor da ação; caso em que só não será indeferida, se puder adaptar-se ao tipo de procedimento legal; quando não atendidas as prescrições dos arts. 39, parágrafo único, primeira parte, e 284. Tendo assim, possíveis hipóteses para a inépcia da petição.
· Joaquim, estagiando no escritório de advocacia, se prepara para realizar sua primeira petição inicial, nos moldes do NCPC, como deve ser realizada o endereçamento da petição? Leve em conta que a ação deverá ser proposta na Vara Cível da comarca de Juazeiro-Ba? 
R: Conforme o NCPC em seu art. 319, I, Meritíssimo Juízo da Vara Cível da Comarca de Juazeiro – BA, ou MM. Juízo da Vara Cível da Comarca de Juazeiro/Ba.
· Sobre o valor da causa pode-se afirmar que será: 
a) Na ação de cobrança de dívida, a soma monetariamente corrigida do principal, dos juros de mora vencidos e de outras penalidades, se houver, até a data de propositura da ação; 
b) Na ação de alimentos o valor de uma prestação; 
c) Na ação de alimentos o valor das prestações vencidas; 
d) Na ação indenizatória, inclusive a fundada em dano moral, o valor equivalente ao salário mínimo; 
e) Na ação em que os pedidos são alternativos, o de menor valor;
· Se o autor não quiser ver realizada a audiência de conciliação/ mediação, o que ele deverá fazer? A efetiva realização desta audiência depende de alguma manifestação do réu?
R: O autor não desejando ver a audiência de conciliação, deverá informar via petição inicial. Para efetiva realização desta, será necessário o comparecimento do réu, caso contrário, ele sofrerá revelia, assim, todos os fatos apresentados pela parte autora até momento contrário serão verídicos. 
· A petição inicial deverá indicar:
· O pedido com as suas especificações e a possibilidade jurídica do pedido. 
· O fato e os fundamentos jurídicos do pedido e o valor da causa, somente. 
· O pedido com as suas especificações; o valor da causa e as provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados, além da citação do réu. 
· d) O direito material invocado, com seus dispositivos legais. 
· O pedido com as suas especificações; o valor da causa e as provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados.

Outros materiais