Buscar

historia do pensamento poliico e economico discursivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Grécia foi uma das civilizações que mais contribuiu para a formulação de nosso pensamento econômico e político. Noções como política e cidadania são originárias da Grécia. Há também na Grécia uma formulação bastante singular da noção de "economia". Discorra sobre esse termo e suas diferenças com relação ao que se entende atualmente.
Resposta esperada
A noção de "economia" teve seu primeiro registro na obra de Xenofonte, pensador contemporâneo de Sócrates. Atualmente temos uma compreensão ampla da economia, como algo de âmbito mundial, com as crises, recessões, flutuações de capitais, bolsas de valores etc. Contudo, economia na Grécia antiga era a arte de gerir a casa, os bens domésticos, o patrimônio familiar. A noção de economia diz respeito à arte de bem gerenciar ou administrar a casa, pois a palavra economia é a junção das palavras gregas oikos = casa, moradia, espaço familiar, doméstico; e nomos = lei, regulamento e norma. A economia era entendida como algo distinto da política. Enquanto a política era a arte de gerir a cidade (público), a economia era a administração do patrimônio familiar (privado).
Minha resposta
O termo economia tem origem na Grécia antiga. Ao longo do tempo, foi ganhando diferentes configurações e significados. Na atualidade, a economia é compreendida como uma ciência social que investiga problemáticas relacionadas à produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Essa ciência tem como principal função explicar as estruturas dos sistemas econômicos das nações, suas relações com a vida das pessoas e, ainda, procura solucionar problemas existentes, como o que produzir, quando produzir, em que quantidade e para quem produzir. Na Antiguidade, o termo "econômico" foi encontrado nos escritos do ateniense Xenofonte e se fundamenta nos diálogos entre o filósofo e Sócrates.
2No contexto da Modernidade, a Europa passou por profundas transformações de ordem política, econômica, social, bem como nos modos de produção e nas relações de trabalho. O economista inglês Thomas Malthus (1776-1834), desenvolveu reflexões sobre essas transformações, dando enfoque para a reprodução da população. Partindo desse pressuposto, disserte sobre a teoria da população de Malthus.
FONTE: GENARI, Adilson Marques. Duas teorias da população no pensamento clássico: Karl Marx e Thomas Malthus. Disponível em:
https://www.ifch.unicamp.br/formulario_cemarx/selecao/2009/trabalhos/duas-teorias-da-populacao-no-pensamento-classico-karl-marx.pdf.Acesso em: 28 jan.2019.
Resposta esperada
Quando Malthus desenvolveu suas ideias, a Inglaterra passava por muitas mudanças, inclusive nas relações de trabalho, o que ocasionou uma jornada de trabalho de até 18 horas, motins e protestos que se alastravam pelas cidades. Diante desse contexto, voltou as suas atenções para a reprodução humana e suas implicações, como a possibilidade de crise na produção de alimentos. Para Malthus, a população pobre deveria ser mantida no nível de subsistência, sendo contrário às ações de bem-estar social. Em sua opinião, a elevação do rendimento dos pobres acarretaria no aumento do nível de consumo dos alimentos e, consequentemente, na elevação dos seus preços.
Minha resposta
Quando Malthus desenvolveu suas ideias, a Inglaterra passava por muitas mudanças, inclusive nas relações de trabalho, o que ocasionou uma jornada de trabalho de até 18 horas, motins e protestos que se alastravam pelas cidades. Diante desse contexto, voltou as suas atenções para a reprodução humana e suas implicações, como a possibilidade de crise na produção de alimentos.III- Para Malthus, a população pobre deveria ser mantida no nível de subsistência, sendo contrário as ações de bem-estar social. Em sua opinião, a elevação do rendimento dos pobres acarretaria no aumento do nível de consumo dos alimentos e, consequentemente, na elevação dos seus preços.

Outros materiais