Buscar

Defina o que é fissão binária

Prévia do material em texto

1. Defina o que é fissão binária?
As bactérias se reproduzem por um processo assexuado denominado de fissão binária. Nesse processo os conteúdos celulares e o material genético da célula-mãe se duplicam e posteriormente essa célula se divide, originando duas células-filhas idênticas.
 2. Descreva as seguintes fases de crescimento bacteriano:
Fase inicial (lag): é uma fase de adaptação bacteriana caracterizada pela intensa atividade enzimática da célula e pelo aumento do tamanho da bactéria, porém não ocorre a divisão celular.
»Fase exponencial: é um período caracterizado pela intensa e constante multiplicação da população de bactérias, que crescem e se reproduzem assexuadamente por fissão binária; cada duplicação origina uma nova geração.
»Fase estacionária: nessa fase, a falta de nutrientes e o acúmulo de materiais tóxicos no meio podem cessar o crescimento bacteriano. Em determinado momento, a velocidade de crescimento diminui e o número de morte celular passa a ser equivalente ao número de células novas, contribuindo para a estabilidade da população bacteriana.
»Fase de declínio: nessa fase, a falta de nutrientes acentua o número de células mortas e a população entra em declínio.
3. Em relação a recombinação genética das bactérias:
Explique:
Transformação:  transformação bacteriana ocorre pela absorção de fragmentos de DNA presentes no ambiente, originados de outras bactérias mortas e decompostas. Essa molécula ou fragmento será incorporado ao DNA da bactéria através da permuta de bases entre o DNA original e o fragmento absorvido.
Transdução: É quando uma bactéria tem pedaços de seu material genético transportado para outra bactéria, através da ação de vírus bacteriófagos. Para que isso aconteça há necessidade de que, no momento em que novos bacteriófagos são formados, pedaços do DNA bacteriano sejam incorporados ao material genético viral. Com a liberação dos bacteriófagos e o ataque a outra bactéria, os genes bacterianos presentes poderão ser transferidos para o DNA da bactéria agora infectada.
Conjugação: A conjugação é o tipo de reprodução recombinante mais conhecido. Neste evento, existe a formação de uma ponte ou pelo que conectará duas bactérias. A bactéria que doar seu material genético não sofrerá modificação, mas a receptora sairá desta conjugação modificada. Durante a ligação é transferido, da bactéria doadora, um pedaço de DNA chamado de plasmídio F (de fertilidade) que se recombina com o material genético da bactéria receptora, ocorrendo modificações. Essa forma de recombinação é a que leva ao surgimento de linhagens de bactérias resistentes à ação de vários tipos de antibióticos, caracterizando a infecção hospitalar.
ALUNA: Daniela Brito de Oliveira 
2º período Nutrição

Continue navegando