Buscar

ESTUDO 01 - IMUNO

Prévia do material em texto

(
Nota
)
Curso: Medicina
Professora: Dra Ana Claudia
Aluna: Nathalia Roberta Gianoto
TURMA XIX - T01
Estudo – 1 (migração de leucócitos e recirculação de linfócitos)
1. Cite as células envolvidas na imunidade inata e descreva sua principal função.
Neutrófilos (fagocitose), macrófagos (fagocitose), células dendrítica (fagocitose, apresentação de antígeno), células NK (destruição de células que estão sobre algum estresse), mastócitos e basófilos (respostas alérgicas) e eosinófilos (combate à helmintos). 
2. Quais os perfis de polarização dos macrófagos? Quais as funções desses perfis?
Os macrófagos podem apresentar dois perfis de polarização: M1 ou classificamente ativado (pró-inflamatório, irão gerer resposta inflamatória) e M2 ou alternativamente ativado (antiinflamatório, estimulam a formação de fibroblastos e estes a produzirem colágeno – reparo por cicatrização).
3. O que são órgãos linfoides centrais? E órgãos linfoides periféricos? Por que é importante para a resposta da imunidade adaptativa que os patógenos sejam drenados para os órgãos linfoides periféricos como linfonodos e baço?
Orgãos linfoides centrais são aqueles em que são produzidos os linfocitos maduros, já órgãos periféricos são os órgãos, os quais os linfócitos maduram entram para entrar em contato com seu antígeno o qual expressa receptores especificos. É nesses linfonodos que circulam os linfócitos naive e como os antígenos são drenados para esta região acabam encontrando-se e formando a ligação antígeno-linfócitos e, assim, os linfócitos tornam-se células efetoras para, agora, migrar para o local da infecção onde os patógenos serão eliminados. 
4. Qual a diferença e a semelhança entre a molécula CD69 e a esfingosina-1-fosfato (S1P)?
A molécula CD69 é um marcador de ativação da célula T envolvido na migração celular, possui estrutura molecular 23 kD faz parte da familia lectina do tipo C, é expressa em células B ativadas, células T, células NK e neutrófilos, tem função de reduzir o receptor de S1P na superficie e saida de linfócitos recentemente ativados, a partir de tecidos linfoides. A molécula de S1P reduz a expressão do receptor de S1P, assim como a molécula de CD69, contribui para a saída das células T do linfonodo. 
5. Qual o papel do TNF-alfa, IL-1 e das quimiocinas produzidos pelos macrófagos no recrutamento de células da imunidade inata para os locais de infecção extra vascular?
São as principais citocians envolvidas no recrutamento de neutrófilos no sangue e monócitos no aos locais de infecção, por vaso dilatação e drenagem possibilitando que as células da imunidade inata vão do sangue para o tecido e cheguem aos locais da infecção extravascular. 
6. Descreva com detalhes os 3 movimentos do sistema imune e sua importância para as defesas contra as infecções. 
 1- Fase de reconhecimento ou indução: saída do leucócito do local de maturação para a corrente sanguínea e para o local de infecção, ocorrerá a resposta imune inata, que é rápida e não específica.
 2- Fase de proliferação clonal: células saem do órgão primário → órgão secundário, onde vão encontrar o seu antígeno, que vai se ligar ao receptor específico e, assim, sofrer o processo de clonação.
 3- Fase efetora: células do órgão secundário → local de infecção, onde os linfócitos vão realizar a defesa e o combate de maneira especifica ao patógeno. 
7. Qual a importância da inflamação?
A inflamação é importante para o recrutamento e a ativação dos leucócitos para os sítios de infecção e com isso combater os patógenos, destruir antigenos. 
8. Durante um quadro de inflamação o que o sistema imune providencia para aumentar as chances de ativação da resposta adaptativa?
Os microrganismos (ou o IFN-g produzido pelas células NK em resposta aos patógenos) estimulam as células dendríticas e os macrófagos a produzirem dois tipos de segundo sinal que podem ativar os linfócitos T. Em primeiro lugar, as células dendríticas aumentam sua expressão de moléculas de superfície chamadas de coestimuladores, que se ligam a receptores nas células T virgens e, juntamente com o reconhecimento do antígeno, ativam as células T. Em segundo lugar, as células dendríticas e os macrófagos secretam citocinas como a IL-12, IL-1 e IL-6, que estimulam a diferenciação das células T virgens em células efetoras da imunidade adquirida celular.
9. Qual a importância do gradiente de concentração da esfingosina-1-fosfato?
Esse gradiente é importante para o controle da entrada e saída de linfócitos T do linfonodo, já que a a alta concentração inibe o receptor e com isso o linfócito fica retido no linfonodo, onde poderá encontrar com seu antigeno, ou caso não encontre seu antigeno, o receptor que foi deletado volta a se expressar e sai do linfonodo pelo gradiente de concentração. 
10. Cite os passos do processo de migração paracelular.
1. Rolamento: Selectinas medeiam a queda na adesão dos leucócitos ao endotélio e eles rolam pela superfície endotelial.
2. Ativação das integrinas pelas quimiocinas: As quimiocinas são expostas na superfície e se ligam aos leucócitos que estão em rolamento, ativando as integrinas dos leucócitos.
3. Adesão estável
4. Migração através do endotélio.

Continue navegando