Buscar

Trabalho ética, história e filosofia do direito (1)


Continue navegando


Prévia do material em texto

Trabalho ética, história e filosofia do direito. 
Alunas: Ana júlia e Morgana Kelly 
1- Explique o que vem a ser o Imperativo categórico para Kant?
O imperativo Categórico foi criado por Kant, onde o é uma lei moral ao ser, que se baseia em razões humanas e não inclui qualquer relação a uma autoridade seja ela o estado ou a religião. Sendo utilizado como algo que se pudesse
 se guiar na lei moral, o imperativo categórico é como uma lei universal ou seja o indivíduo deve agir da forma que ele gostaria que toda a população agisse, desse modo a forma de seus comportamentos seriam analisados. 
2- Explique os três casos. 
1- Atua como se o máximo de sua ação deve ser erguido pela sua vontade na Lei Universal da Natureza. Na primeira formulação, a ação individual deve ter como princípio a idéia de se tornar uma lei da natureza.
2- Nesta segunda formulação, Kant reforça a ideia de que a humanidade deve ser sempre o objetivo da ética. Essa humanidade é representada tanto na pessoa do agente, aquele que pratica a ação, como nas pessoas que sofrem a ação direta ou indiretamente.
Respeitar a si e respeitar o outro é uma forma de respeito à humanidade.
Desse modo, um ser humano jamais pode ser entendido como um instrumento para se alcançar qualquer tipo de objetivo. A humanidade é o fim das ações e nunca um meio.
3-A terceira formulação dá conta da racionalidade humana, da capacidade de julgar e de agir determinado por um fim.
3-Defina Ética para Kant.
 Para Kant, a ação deve ser julgada em si mesma, o dever é a única motivação possível para uma ação moralmente correta.
Nenhuma outra motivação (a busca de benefícios, de recompensa, de felicidade, de agradar a Deus, etc.) serve para guiar o comportamento.
4-Defina Direito para Kant.
 De acordo com Kant, o conceito sobre a justiça é agir corretamente, ser justo e saber conviver em paz com os outros. O Injusto para ele seria a ação incorreta do outro que me impede o próximo a praticar a sua liberdade. Assim o obstáculo ao obstáculo à liberdade, exatamente porque restaura o bem maior do homem e critério definidor, a liberdade, é justo, o contrato social legitima a coação e a liberdade (como direito humano fundamental) legitima o contrato social; por estar a coação a serviço da liberdade, é justa. Isso nos trás o princípio da liberdade como critério de validade das leis jurídicas.
5- Faça uma relação da ética kantiana com os quatro casos citados.
Para Kant, a ação deve ser julgada em si mesma, a ética kantiana rompe com a tradição filosófica que associou sempre a moral com algo externo à ação, por exemplo, a religião, a felicidade, ou a utilidade da ação. Para Kant, o dever é a única motivação possível para uma ação moralmente correta.
 a justiça está entre agir de acordo com o dever , seguir regras e viver a sua liberdade em certos pontos. já nos três casos citados, as “regras” são de uma forma universal e igualitária, onde todos pensam no próximo e nos atos do próximo. 
seria uma liberdade igualitária para todos independente de suas escolhas.