_Massagem clssica na ATM.ppt

Disciplina:Tópicos Regionais em Fisioterapia524 materiais534 seguidores
Pré-visualização1 página
*
*
*

Massagem clássica na ATM
Aula teórica e prática

*
*
*

ATM - Introdução
		Tenório – Cabezas ( 1997) descreve que as ATMs são elementos do aparelho estomatognático constituído por um sistema dinâmico e classificado com articulação.

		Seu mecanismo funcional é baseado nos princípios de uma articulação côncavo-convexo, na qual, em cada articulação, existem duas articulações: o compartimento superior e inferior e o disco que a divide entre o osso temporal e o côndilo mandibular

*
*
*

*
*
*

		As ATMs , ligam a mandíbula, que é o único osso móvel, ao osso temporal.
		As ATMs possibilitam os movimentos da mandíbula como, os de abrir, fechar, lateralizar, protruir, retrair e os movimentos rotatórios que são os próprios movimentos da mastigação ( Bianchini , 1998)
		Bianchini (1998), Junqueira (1990) e Madeira (1998) definiram as ATMs como articulações duplas e bilaterais com movimentos próprios para cada lado, porém sincronizados como as duas articulações, podendo ser considerados como uma única articulação.

*
*
*

Movimentos das ATMs:
		Como a ATM é considerada uma articulação ginglimoartrodistal, ela realiza movimentos de “dobradiças” e “deslocamento”
		Para Felício (1994), os dois côndilos formam um eixo comum, funcionando como dobradiça de uma porta.
		As ATMs apresentam movimentos de rotação e translação propiciados pelos músculos da mastigação.

*
*
*

Disfunções das ATMs
		As ATMs são responsáveis pelos movimentos mandibulares, associados à ação dos músculos mastigatórios. A liberdade dos movimentos mandibulares possibilita as funções de respiração e postura, sucção, mastigação, deglutição, fala e produção de voz.

*
*
*

		Uma desordem na harmonia deste sistema pode provocar uma Disfunção Temporomandibular, em que os músculos e articulações não trabalham harmonicamente, causando comprometimentos como, espasmos, tensão, dor e comprometimentos de estruturas ósseas.
		Essas disfunções manifestam-se através de dor, creptação, limitação de movimentos, desvios mandibulares na fala, na deglutição, mastigação, ou simplesmente na abertura e fechamento da boca.

*
*
*

Tratamento fisioterapêutico:

Exercícios resistidos;
Uso de TENS para alívio da dor;
Uso do Laser ( ação antinflamatória);
Uso da crioterapia (ação antinflamatória);
Uso da termoterapia (ação analgésica);
Massagem para alívio da dor, promover aumento da circulação ( principalmente nos músculos masseter e temporal)

*
*
*

Massagem na ATMs
		A musculatura da cintura escapular e região cervical costuma apresentar-se muito tensa e são facilmente detectados nódulos de tensão.
		A massagem inicia-se pela região posterior do pescoço, através de compressões em pontos bilateralmente, e, de cima para baixo sobre as vértebras cervicais.

*
*
*

		Lateralmente deve-se pressionar a região de mastóide e deslizar por toda a extensão do músculo esternocleidomastóideo. Por fim deve-se massagear os músculos trapézios.
		Na região facial podem ser utilizados toques e deslizamentos desde a região da órbita. Na região dos músculos temporais e masseteres são realizados movimentos lentos e rotatórios porém firmes. Pode ser realizada a manipulação bidigital em masseter.

*
*
*

		Pode ser associado a massagem na região facial e cervical para relaxar o paciente.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Link: www.foa.org.br/cursos/paginas_academicas/ biofisica/dowloads/teses.pdf -