Buscar

atividade biomecanica av3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ao longo da unidade, pudemos ver as estruturas dos membros inferiores e da coluna vertebral, assim como suas estruturas ósseas, tendíneas e musculares. Estudamos, ainda, como se encontra cada uma de suas articulações, quais são suas características, seus componentes, suas estruturas e, principalmente, seu funcionamento. Entender como é realizado o movimento é imprescindível para qualquer profissional da saúde que queira trabalhar com o ser humano.
Suponha a seguinte situação: um indivíduo apresenta lombalgias sem causa aparente. Foi identificada uma fragilidade de eretores da espinha e encurtamento de iliopsoas em decorrência de prática inadequada de modalidade esportiva. Assim, para que possamos minimizar o quadro, prescreva duas condutas motoras de acordo com os seguintes focos: 
· fortalecimento de eretores da espinha descrevendo: posição do corpo, movimento realizado, articulação envolvida, carga aplicada (caso necessite) e amplitude de movimento; 
· alongamento de iliopsoas: posição do corpo, posição articular, articulação envolvida e forma de executar.
Para fortalecimento dos eretores de espinha: Elevação pélvica.
Incialmente a pessoa estará deitada com os braços ao lado do tronco e as mãos espalmadas para baixo e joelhos flexionados.
Em seguida fará uma elevação pélvica com a amplitude até a linha do joelho, procurando manter um ângulo reto entre ambos.
Durante todo o movimento ombros, mãos, pés e cabeça permanecerão no solo desde a posição inicial.
Articulação envolvida: articulação do quadril. 
Alongamento do iliopsoas:
Para alongar o iliopsoas podemos usar a posição do avanço. Em pé, com as pernas abertas, na direção do ombro. Mantenha as costas retas e contraia os músculos abdominais. Dê um passo à frente com o pé direito, flexione o joelho esquerdo até o chão e deslize-o até que toda a perna esquerda esteja esticada. Apoie as mãos no joelho direito e mantenha a posição por alguns segundos. Levante-se com calma, volte ao início e faça o mesmo exercício com a outra perna. Esse alongamento envolve a articulação do quadril e do joelho.

Continue navegando