Buscar

Fortalecimento dos músculos eretores da espinha e alongamento de Íliopsoas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ao longo da unidade, pudemos ver as estruturas dos membros inferiores e da coluna vertebral, assim como suas estruturas ósseas, tendíneas e musculares. Estudamos, ainda, como se encontra cada uma de suas articulações, quais são suas características, seus componentes, suas estruturas e, principalmente, seu funcionamento. Entender como é realizado o movimento é imprescindível para qualquer profissional da saúde que queira trabalhar com o ser humano.
Suponha a seguinte situação: um indivíduo apresenta lombalgias sem causa aparente. Foi identificada uma fragilidade de eretores da espinha e encurtamento de iliopsoas em decorrência de prática inadequada de modalidade esportiva. Assim, para que possamos minimizar o quadro, prescreva duas condutas motoras de acordo com os seguintes focos: 
· fortalecimento de eretores da espinha descrevendo: posição do corpo, movimento realizado, articulação envolvida, carga aplicada (caso necessite) e amplitude de movimento; 
· alongamento de iliopsoas: posição do corpo, posição articular, articulação envolvida e forma de executar.
1- Os Músculos Eretores da Coluna, em conjunto com os músculos do Core (Transverso do Abdome, Reto Abdominal, Oblíquo) sustentam a Coluna Vertebral. A grande importância é a manutenção dos Músculos Eretores da Coluna através de exercícios tendo como meta a anulação ou a diminuição da dor dependendo do grau da patologia.
Para fortalecimento dos músculos eretores da espinha, sugiroo seguinte exercício:
Execução
· Deitado de costas (decúbito ventral ou pronação), com a testa no MAT e os braços nas laterais do corpo, com palma da mão pressionado contra as laterais do coxas, cotovelos estendidos e pernas juntas.
· Expirar e elevar o tronco, pescoço e a cabeça, sem adição de carga, com a amplitude de movimento de 25º graus, mas que pode variar, mantendo a parte superior e média do tronco fora do solo (mat). Não faça uma abdução dos membros e nem eleve-os.
· Inspire e baixe lentamente o tronco e a cabeça retornando ao solo devagar.
· Repita o processo na sequência.
· Neste movimento, existe uma cadeia de articulações envolvidas, as vértebras , em especial toráxicas e lombares.
2- Alongamento do iliopsoas:
Paciente irá colocar um dos pés a frente, flexionando o joelho, então irá estender a perna que ficou na parte posterior, encostando o joelho no solo, usando o movimento de flexão plantar, irá posicionar o dorso do pé no solo, levantar os braços na direção caudo cranial, a amplitude de movimento irá abri um ângulo de aproximadamente 160º graus considerando o afastamento das coxas, existe uma cadeia de articulações envolvidas no movimento, como as dos ombros e da pelve, mas em especial, as articulações do joelhos e tornozelos

Outros materiais