Buscar

Atividade 3- Biomecanica e cinesiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta: 
Ao longo da unidade, pudemos ver as estruturas dos membros inferiores e da coluna vertebral, assim como suas estruturas ósseas, tendíneas e musculares. Estudamos, ainda, como se encontra cada uma de suas articulações, quais são suas características, seus componentes, suas estruturas e, principalmente, seu funcionamento. Entender como é realizado o movimento é imprescindível para qualquer profissional da saúde que queira trabalhar com o ser humano.
Suponha a seguinte situação: um indivíduo apresenta lombalgias sem causa aparente. Foi identificada uma fragilidade de eretores da espinha e encurtamento de iliopsoas em decorrência de prática inadequada de modalidade esportiva. Assim, para que possamos minimizar o quadro, prescreva duas condutas motoras de acordo com os seguintes focos: 
· fortalecimento de eretores da espinha descrevendo: posição do corpo, movimento realizado, articulação envolvida, carga aplicada (caso necessite) e amplitude de movimento; 
· alongamento de iliopsoas: posição do corpo, posição articular, articulação envolvida e forma de executar.
Resposta:
Para começar a escrever o tratamento ao paciente, necessitamos descrever o que é a lombalgia que é a dor que ocorre na região lombar inferior que foi ocasionada pelo exercício feito de forma inadequada enquanto praticava o esporte.
Para fortalecimento de eretores da espinha o exercício indicado é o Serra ou Saw. 
Posição do corpo é sentado no chão com as pernas estendidas e levemente afastadas, os pés estarão na posição dorsiflexionados. A coluna do paciente estará neutra com os ombros eretos, os braços em abdução na mesma altura do ombro e um deles estará ligeiramente para trás com as palmas voltadas para o chão. 
O paciente irá inspirar e rotacionar a parte superior do tronco e levará tanto a cabeça como o tronco para frente, enquanto o braço oposto irá cruzar o meio do corpo até o encontro com a perna oposta. 
A articulação utilizada é do transverso do abdômen, obliquo interno e externo, reto do abdômen, diafragma, períneo, iliopsoas, reto femoral, vasto intermédio, medial e lateral. A carga aplicada é o próprio peso corporal do paciente. 
Para alongamento de iliopsoas o exercício indicado é a posição do avanço.
O paciente estará com os pés afastados na largura dos ombros, mantendo as costas retas, contraindo os músculos abdominais, utilizará o peso do próprio corpo, onde dará com a perna esquerda um passo para frente, flexionando o joelho esquerdo até que a coxa da perna que esta avançada esteja paralela com o chão, até que a perna direita estará de forma esticada. Necessário para manter o equilíbrio do paciente que ele apoie as mãos no joelho esquerdo, movendo o quadril para baixo para alongar o músculo e mantendo na posição por 60 segundos. Após alongar a perna esquerda, levantar-se-á lentamente para realizar o mesmo movimento com a perna direita. 
Articulação envolvida: músculo psoas maior e menor, músculo ilíaco, músculo glúteo médio, músculo glúteo mínimo e adutores. 
A amplitude do movimento durante afundo, o joelho deve flexionar a 90 graus e a coxa deverá ficar paralela ao chão. 
Fonte: https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/lombalgia/
https://blogfisioterapia.com.br/como-tratar-pacientes-com-lombalgia-10-exercicios/
https://blogpilates.com.br/17-exercicios-para-lombalgia-basicos/
https://blogpilates.com.br/musculos-eretores-da-coluna/

Outros materiais