Buscar

atividade contextualizada deontologia

Prévia do material em texto

a) Quais as infrações cometidas pelo farmacêutico?
· A Resolução nº 596, de 21 de fevereiro de 2014, publicada pelo Conselho Federal de Farmácia, dispõe sobre o Código de Ética Farmacêutica, o Código de Processo Ético e estabelece as infrações e as regras de aplicação das sanções disciplinares. No seu anexo III, estão estabelecidas as infrações e as regras de aplicação das sanções disciplinares. A dispensação é uma atividade farmacêutica que não pode se restringir apenas à entrega do medicamento. O farmacêutico deve promover as condições para que o paciente faça uso do medicamento da melhor maneira possível. Como se trata de uma atividade profissional, e assim como foi estabelecido para a atenção farmacêutica, a dispensação também deve possuir uma filosofia de prática, um processo de cuidado e um sistema de gestão da prática. Este trabalho propõe uma nova definição de dispensação e descreve os seus elementos centrais considerando a realidade dos estabelecimentos farmacêuticos de forma que possa efetivamente ser implementada.
b) Quais valores da ética farmacêutica foram quebrados por este profissional? Por quê? Agiu com má fé, expondo a profissão ao ridículo, e praticando propaganda enganosa e colocando em perigo vida inocentes com tais atitudes. 
c) Qual seria o papel do farmacêutico neste estabelecimento?
 Não permitir a comercialização do medicamento e avisar ao conselho regional de farmácia. E sempre orientando ao funcionários os códigos de ética, e a forma correta em dispensar, orientar e sanar dúvidas.
d) Qual a resolução que estabelece as infrações e as regras de aplicação de sanções disciplinares. 
 Resolução nº 596 de 21/02/2014 é que estabelece as infrações e as regras de aplicação de sanções disciplinares do Profissional Farmacêutico. No estudo do caso, em questão, um dos deveres infringidos foi o respeito a vida (Cap. III Art. 12. p. VII). A referida resolução também proíbe a prática profissional caracterizada como imperícia, negligência ou imprudência (Cap. IV – Art. 14 p. IV) As questões aqui levantadas foram importantes para consolidarmos alguns aprendizados, como: diferenciar os conceitos de ética e moral, identificar as implicações éticas no âmbito profissional do farmacêutico e reconhecer os dispositivos legislativos que regem a atividade do farmacêutico.
e) Cite um Dever infringido e uma Proibição cometida. 
Propaganda enganosa, ser transparente e honesto com os clientes.

Continue navegando