Buscar

Design Editorial: Formatos e Tendências



Continue navegando


Prévia do material em texto

Design Editorial 
Aula 1
Formatos Editoriais
A palavra editorial significa em geral, artigos que expressam a opinião do editor sobre assuntos de interesse particular em um determinado momento.
Já design editorial passou a significar uma paixão por compartilhar um ponto de vista, interesses ou mesmo uma marca.
O design está cada vez mais vinculado as mídias jovens, cada vez mais progrendindo os meios editoriais para a questão jovem.
"Boa comunicaçãoe a paixão por contar histórias são habilidadesessenciais." Essa frase é muito importante para um designer que fazer parte do editorial. Hoje quem quer trabalhar com design editorial precisa se comunicar bem e gostar de contar as histórias.
O que vem na sua cabeça quando se fala em design editorial? Para muitas pessoas vem o jornal, pois dos produtos editoriais, ele foi o primeiro, dele teve os seus percurssores como a revista e livro.
*CHANCES DE CAIR NA PROVA* Quando for trabalhar com uma revista deve entender que uma publicação : pode entrenter (chamar atenção, convidar ele a ver o conteúdo), informar, instruir ou comuninar. Podendo também combinar todos esse elementos. Uma publicação que tem um pouco de tudo é muito bom pois não fica restrito a uma coisa só.
O importante ressaltar é que a maioria dos contéudos editoriais tem com o objetivo comunicar uma ideia ou contar uma história, por meio da organização e apresentação de elementos visuais.
A revista usa sua capa para chamar a atenção do leitor e trabalhando a zona de visualização.
*CHANCES DE CAIR NA PROVA*
Locais onde o designer pode trabalha na área editorial:
·	Editor
·	Diretor de arte / Editor de arte
·	Produtor gráfico
·	Subeditor-chefe / Subeditores
·	Editor de Imagens
Antigamente quem reinava era o jornal e revista, agora quem está dominando é o digital.
Exemplo: O jornal imparcial usava o formato Standard, mas depois de um tempo eles mudaram para o Berlinense, pois o fomato do jornal antes era muito incômodo de segurar ele, por questões ergonômicas.
Standard
Berlinense
Em questão visual não parecem ser muito diferentes um do outro, mas a pegada é completamente diferencial.
Revistas comerciais
Usam montagens, combinações de imagens, umas capas que as vezes podem estar muito feias. A questão de chamar na capa, está muito ligada as revistar comerciais. Usando muito a combinações de chamadas de capa e montagens para chamar a atenção do leitor.
Publicações independentes (zines)
Também conhecida como fanzines. Por que elas são independentes? A comercial tem um apelo mais em publicidade, as vezes com o conteúdo que vai ser mais do mesmo, tendo um padrão. As fanzines esperam oferecer algo que os títulos tradicionais não oferecem e o visual acaba mudando muito para quem está acostumado a ler só comerciais. São revistas que possuem baixa tiragem comparando com as comerciais, Por quê? Ela é feita para um público específico.
Revistas para clientes e B2B
A empresa que cria uma revista para divulgar as notícias da própria empresa.
Publicação de revistas digitais
Na publicação de revistas digitais, o tipo de mercado dita o conteúdo e o modo de envio.
Revistas sociais
O público escolhe o que quer ver, como se fosse uma rede social.