Buscar

Trabalho- sociologos e pandemia

Prévia do material em texto

ESAMC – ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO, MARKETING E COMUNICAÇÃO 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
EDDY SILVA JUNIOR - RA:101.210.574 
GABRIELLA FREITAS BARBOSA - RA:101.210.373 
JACKELINE MANTOVANI SANTANA - RA: 101.210.494 
 	LUIS FELIPE RIBEIRO DA SILVA SANTOS -RA: 101.210.586 
MATHEUS HENRIQUE AMARAL - RA: 101.210.719 
MARA MARTINS DE OLIVEIRA ROCHA - RA: 101.210.684 
Professor: 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CAMPINAS – 2021 
 
EDDY SILVA JUNIOR 
GABRIELLA FREITAS BARBOSA 
JACKELINE MANTOVANI SANTANA 
LUIS FELIPE RIBEIRO DA SILVA SANTOS 
MATHEUS HENRIQUE AMARAL 
MARA MARTINS DE OLIVEIRA ROCHA 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Trabalho apresentado ao curso de 	Direito da ESAMC –ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO, MARKETING E COMUNICAÇÃO, como requisito para a obtenção de nota. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CAMPINAS – 2021 
TEXTO 1 
Os fatos sociais são um conceito sociológico relacionado aos comportamentos dos indivíduos de um determinado grupo e de toda a raça humana.
De acordo com o pensador francês Émile Durkheim (Émile Durkheim), os fatos sociais podem ser chamados de clássicos da sociologia, e os fatos sociais moldam o comportamento das pessoas por meio de sua influência sobre as pessoas.
Os fatos sociais são um conjunto de hábitos que as pessoas praticam por meio de seu comportamento, que possibilitam o reconhecimento de uma consciência coletiva, que atua por trás do indivíduo e afeta de alguma forma seu comportamento.
O objetivo da educação formal não é apenas transmitir conhecimentos científicos aos alunos, mas também ensinar a cultura e as normas sociais esperadas por um indivíduo que vive em uma determinada sociedade para que ele possa se integrar com grupos sociais.
Os fatos sociais são conjuntos de hábitos praticados pelas pessoas, por meio de suas ações, que permitem a identificação de uma consciência coletiva, a qual age por trás dos indivíduos, influenciando as suas ações de alguma maneira.
Isso significa que os fatos sociais são universais, coercitivos e externos, ou seja, são apresentados como regras gerais na forma de comportamento do sujeito social, são as externalidades do sujeito e são coercitivos quando atuam como um força sobre o indivíduo Sexo.
O objetivo da educação formal não é apenas transmitir conhecimentos científicos aos alunos, mas também ensinar a um indivíduo que vive em uma determinada sociedade a cultura e as normas sociais desejadas para que ele possa se integrar aos grupos sociais.
Quando a anomia persistir, ela levará a um quadro patológico na sociedade, que pode ser observado por meio da violência, do crime e do suicídio pela anomia.
O sociólogo francês Émile Durkheim (Émile Durkheim) é considerado um clássico da sociologia porque foi o primeiro a desenvolver um método de trabalho sociológico totalmente autônomo nesta disciplina e a desenvolvê-lo estritamente do ponto de vista científico .
Comte não estabelecerá a sociologia como ciência no sentido de que ele não pode criar um método científico estrito e autônomo para as ciências sociais, de modo que tenha a capacidade de compreender correta e concretamente a sociedade.
Para atingir o esperado rigor metodológico da pesquisa sociológica, os pensadores entendem que os objetos de pesquisa dos sociólogos devem ser exatamente fatos sociais.
TEXTO 2 
Max Weber 
Entre os grandes pensadores da sociologia, Max Weber (1864-1920) é considerado um dos escritores mais influentes. Suas obras cobrem uma ampla gama de tópicos e enfocam os campos do pensamento político, direito, história e economia. Esse recurso é muito valioso por razões óbvias: o mundo social está diretamente conectado a todos esses ramos do trabalho de Weber. Diante de outros dois grandes pensadores do campo da sociologia, Karl Marx e Emile Durkheim, Weber também buscou compreender as transformações sociais em curso no centro da grande cidade em plena revolução industrial. Por meio de pesquisas baseadas em observações empíricas, Weber determinou os pontos centrais sobre os quais estabeleceu conceitos-chave, e esses conceitos se tornaram a base de suas outras teorias. 
Ação Social para Max Weber 
Talvez o conceito mais importante na teoria de Weber seja o conceito de "comportamento social", que, segundo o autor, deveria se tornar o objeto principal da pesquisa sociológica. Weber se preocupa mais com os aspectos mais relacionados aos indivíduos, pois acredita que não é apenas a estrutura da organização ou a situação econômica do sujeito que o motiva a agir. Para Weber, pensamentos, crenças e valores são os principais catalisadores da mudança social. Ele acredita que os indivíduos têm liberdade para agir e mudar a realidade. Em outras palavras, o comportamento social é construído como um comportamento baseado nas intenções do autor em relação à resposta que ele deseja que seu interlocutor responda. O aperto de mão geralmente pode conter inúmeros significados. No entanto, quando o autor dessa ação realiza a ação, ele espera que o interlocutor apreenda o significado que deseja incutir em sua ação, não apenas que ele entenda o significado geral de um aperto de mão. 
Tipos de ações sociais
Weber também enfatizou quatro tipos de comportamento social: comportamento racional relacionado ao propósito, comportamento racional relacionado a valores, comportamento emocional e comportamento tradicional. 
Racionalização do mundo social
O foco de Weber é tentar entender o processo pelo qual o pensamento racional ou a racionalidade influencia as instituições modernas (como o estado e o governo), bem como o escopo cultural, social e pessoal das disciplinas modernas. Quando Weber designa várias formas de racionalidade, ele as distingue principalmente de duas maneiras: racionalidade formal e racionalidade substantiva. 
Tipos ideais
Outra contribuição de Weber para o pensamento sociológico é a conceituação de tipos ideais, que é uma ferramenta teórica amplamente utilizada hoje. O estabelecimento de tipos ideais não tenta estabelecer tipos gerais, nem tenta classificar os objetos em questão tão inflexíveis quanto às classificações que encontramos nas ciências naturais. Suas obras são inestimáveis, por isso a maioria das obras que estudam fenômenos recentes buscam ajuda em suas obras. 
Karl Marx 
No final do séc. XVIII e início do séc. XIX, aconteceram grandes mudanças econômicas, políticas e sociais na Europa. Essas mudanças foram acompanhadas por teorias e doutrinas que procuram condenar ou reformar a ordem capitalista burguesa. Então, a teoria do socialismo foi construída e conectada com o novo ramo da ciência, a economia política. A Inglaterra é o lugar onde essa mudança mais ocorreu. O país adquiriu uma nova estrutura social com a industrialização e fluxos rurais, que fornecem mão de obra para as fábricas nas cidades. Sem regulamentações trabalhistas, a maioria das fábricas instaladas em locais insalubres trabalham mais de 14 horas. O sofrimento na cidade está aumentando. 
Além das condições de trabalho não humanas, os trabalhadores também enfrentam grandes dificuldades durante a guerra. Nesse período, a fome se espalhou pelo continente europeu devido aos altos preços dos alimentos. O impacto do aumento do uso de máquinas no processo produtivo é ainda mais grave. Como resultado, o trabalho manual repetitivo e automatizado está sendo cada vez menos remunerado. À medida que as causas do conflito aumentam, a insatisfação apenas se intensifica, o que anuncia uma revolução social. A primeira organização trabalhista, o sindicato, tentou organizar a luta da classe trabalhadora e foi considerada uma organização criminosa pelos industriais. 
Karl Marx (1818-1883) foi um filósofo, ativista político alemão e um dos fundadores do socialismo científico e da sociologia. A obra de Marx influenciou a sociologia, a economia, a história e até a pedagogia. Karl Marx nasceu em 5 de maio de 1818 em Treviris, Alemanha, como uma família. Ele ingressou na Universidade de Bonn e depois mudou-se para Berlim para estudar Direito.Ele vai abandonar cursos dedicados a estudos filosóficos na mesma instituição. Lá, ele discutirá com os jovens hegelianos que defendem o estabelecimento de um Estado forte e eficiente como o Hegel. Em 1842, trabalhou no jornal "Gazeta Renana", conheceu Friedrich Engels, escreveu e editou inúmeros livros com ele. Mais tarde, o comunicado foi encerrado e Marx foi para Paris. 
Ele também é casado com a filha da Baronesa Jenny Von Westaphalien, e terá sete filhos com ele, dos quais apenas três chegaram à idade adulta. Ele também teve um filho com Helena Demuth, uma ativista socialista e empregada doméstica. Engels assumirá a paternidade da criança. Após o fechamento da Gazeta Renana, os anos seguintes não foram fáceis porque as publicações lideradas por Marx criticaram fortemente o governo alemão. A pedido do governo alemão, ele foi expulso da França e da Bélgica Por causa das atividades de arrecadação de fundos de seus admiradores e amigos, Marx foi a Londres para continuar sua investigação da sociedade industrial. Karl Marx estava doente, sua garganta estava inflamada e ele não conseguia falar e comer normalmente. Devido a bronquite e doenças respiratórias, ele morreu em Londres em 14 de março de 1883. 
Obras e teorias de Karl Marx
A colaboração entre Marx e o intelectual (também alemão) Friedrich Engels (Friedrich Engels) publicou o "Manifesto Comunista" em 1848. Nele, Marx criticou o capitalismo, impôs a história do movimento operário e terminou com um chamado para que os trabalhadores de todo o mundo se unissem. Isso aconteceu às vésperas da Revolução Francesa de 1848, a chamada "Primavera do Povo". Em 1867, publicou o primeiro volume de sua obra mais importante, O Capital, que resumia sua crítica ao capitalismo. Nas próximas décadas, a coleção desencadeará uma revolução na forma de pensar a história, a economia, a sociologia e outras ciências sociais e humanas.
Crítica ao Capitalismo
Para Marx, as condições econômicas e a luta de classes são a força motriz para mudar a sociedade. A classe dominante nunca quer que a situação mude, porque a situação é muito confortável. Por outro lado, as pessoas desfavorecidas devem lutar por seus direitos, e essa luta mudará a história, disse Marx. Marx acredita que a vitória do proletariado trará uma sociedade sem classes. Isso pode ser alcançado por meio de uma coalizão da classe trabalhadora organizada em torno de um partido revolucionário. Quando explicou que o lucro do patrão derivava da exploração do trabalho dos trabalhadores, também destacou o "valor agregado". 
Ações emocionais e sociais - essas ações que realizamos são porque desenvolvemos sentimentos positivos ou negativos sobre as pessoas. Por exemplo: dar presentes em certas datas; expressar sentimentos tocando ou falando. Comportamento social tradicional - aqui, nós nos conformamos com nosso costume de seguir tradição ou hábito. Por exemplo: festas, cozinhar, vestir, etc. 
TEXTO 3
Impactos sociais, econômicos, culturais e políticos da pandemia
A pandemia de Covid-19 causada pelo SARS-CoV-2 ou o novo coronavírus não só produziu efeitos biomédicos e epidemiológicos em escala global, mas também produziu efeitos sociais, econômicos, políticos, culturais e históricos sem precedentes. O impacto está na história recente epidemias. As estimativas de infectados e mortos competem diretamente com o impacto no sistema de saúde, a exposição de grupos e grupos vulneráveis, o apoio financeiro do sistema financeiro e da população, a saúde mental das pessoas em confinamento e as preocupações sobre o risco de doenças . Doença e morte, acesso a itens básicos como comida, remédios, transporte, etc.	Comment by Gabe Freitas: relacionar com as influências de max weber
Além disso, ações devem ser tomadas para conter a mobilidade social, como isolamento e quarentena, e a rapidez e urgência dos testes de drogas e vacinas, tudo isso mostra os impactos morais e de direitos humanos e merece uma análise séria e considerada cuidadosa. Em teoria, a doença é um fenômeno biológico é um fenômeno social. Historicamente, ela foi construída por meio de um complexo processo de negociação, disputa e consenso. O objetivo dessa atividade é envolver compreender e responder parcialmente aos desafios colocados pela pandemia. Organizar uma rede de pesquisadores nas áreas de ciências sociais e humanas com o objetivo de pesquisa, resposta e treinamento para lidar com a Covid-19 no Brasil.
Este eixo do Observatório Covid-19 possui três subeixos que tratam dos temas centrais da compreensão do impacto social, econômico, cultural e político da epidemia: "Covid na favela", "Saúde dos povos indígenas" e "Ética e Bioética ".
TEXTO 4
O sociólogo alemão Max Weber é um dos principais teóricos da sociologia e possui teoria, enquanto Durkheim e Marx são membros da chamada tríade sociológica clássica. Weber estabeleceu um método de pesquisa sociológica com base no que chamou de ação social e conduziu pesquisas úteis para compreender a formação do capitalismo. O livro mais usado de Weber é Ética protestante e o espírito do capitalismo, que analisa a proximidade entre a formação do capitalismo e a disseminação do protestantismo.
As teorias, pensamentos e ideias principais de Max Weber são os principais objetos de pesquisa sociológica de Weber e foram o capitalismo e o protestantismo, que levaram os sociólogos a desenvolver a sociologia teológica.
Marx via a exploração do proletariado pela burguesia como um resultado ideal do capitalismo, o capitalismo promove a racionalização do trabalho e do dinheiro, apoiado na prosperidade e no aumento da capacidade de geração de renda.
A partir de observações em países europeus e nos Estados Unidos, Weber explicou a teoria de que o capitalismo poderia ter sido aprimorado com o protestantismo, especialmente o calvinismo (em países como Reino Unido e Estados Unidos).
Enquanto o corpo do proletariado puder lidar com isso, aqueles que são valiosos para os calvinistas serão os que trabalham duro e não se entregam aos fascínios da vida, acumulando cada vez mais dinheiro. Isso permitiu a Weber ver a diferença no desenvolvimento econômico entre os principais países protestantes que se tornaram as maiores potências econômicas e os países católicos com menor crescimento econômico.
O teórico político americano Benjamin Franklin baseado nos ideais calvinistas, a aumentar o dinheiro através do trabalho, escapar do lazer e do prazer parece ser uma suposição muito razoável de Weber, no sentido de estimular o sucesso de um indivíduo.
O teórico político americano Benjamin Franklin baseado nos ideais calvinistas, e em aumentar o dinheiro através do trabalho, escapar do lazer e do prazer parece ser uma suposição muito razoável de Weber, no sentido de estimular o sucesso de um indivíduo. Esperava-se que um cidadão conseguisse adquirir dinheiro suficiente para multiplicá-lo e assim mostrar o seu valor moral e pessoal para a sociedade.
Por conta disso Weber, por não possuir tal estabilidade Weber ficou frustrado durante um longo período de sua vida ao ponto de não conseguir obter sucesso e estabilidade , tendo depressão e se afastando de seus ideais.
Ação social de Max Weber
Para a metodologia sociológica, Weber contribuiu elaborando a sua teoria da ação social com o intuito do pesquisador ser capaz de uma neutralidade axiológica, ou seja,neutralidade com relação ao seu objeto de análise. Com base em um estudo neutro e imparcial, o sociólogo deveria comprovar as ações sociais dos sujeitos e relacionar.
Para Max, os atos individuais são o que fornece o material fundamental para chegar a uma análise válida. Porém, por serem as ações sociais mais extensa e diversa, o sociólogo deveria buscar uma precisão para que o seu trabalho tivesse um valor científico e um apoio metodológico.
Esse método de artifício foi localizado no que Weber chamou de tipos ideais, que eram referências para estabelecer qualquer conduta padrão.
Weber destaca e associa as ações sociais em quatro tipos. Que são eles:
* Ação social racional com relação a fins: éum tipo de ação pensada e calculada para alcançar algum objetivo. Por exemplo, estudar para atingir uma profissão. A ação social é o estudo e a finalidade dessa ação é a profissão almejada.
* Ação social racional com relação a valores: é um tipo de ação social analisada e prevista para completar algum modelo de valor moral, ou buscando a fundo moral. Por exemplo, fazer o que a moral considera certo, como não assediar e/ou ser preconceituoso.
* Ação social tradicional: não é coerente e muito menos predita. Compõe-se em uma maneira de agir de acordo com seus costumes, sujeitando-se a respeitar o que a sociedade atual julga como o que deve ser feito. Voltando ao exemplo do estudo, seria ter uma profissão porque a sociedade impõe a obtenção e definição de uma profissão como algo primordial.
* Ação social afetiva: é irracional e segue os afetos, os sentimentos e distúrbios. Sendo um modelo de ação atraído por sentimentos, como raiva, amor e angústia.
* Para o pensador, existem três tipos de poder ou dominação exercidos que lhes conferem alguma legitimidade:
* O poder legal: ocorre através das leis. É o mando exercido por aqueles que a lei permitiu exercê-lo, conforme os representantes dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, no caso de nossa República.
* A soberania tradicional: justifica-se pela tradição. Por modelo, em uma comunidade benevolente, o pai exerce o domínio ditatorial incorporado na família e respalda-se na tradição para exercitá-lo.
* A dominação carismática: é exercida por lideranças carismáticas, que têm o benefício de instigar o apoio das massas com seus discursos, de maneira mágica.

Continue navegando

Outros materiais