Buscar

Atividade Complementar- filme ilha das rosas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FILME: ILHA DAS ROSAS 
“Um engenheiro idealista constrói a própria ilha no litoral da Itália e a declara uma nação independente, chamando a atenção do mundo- e do governo”. Assim é a sinopse do filme que surpreende com seu humor despretensioso. 
O filme retrata a história de um homem que preza por sua liberdade acima de qualquer outra coisa. O lugar é a Itália dos anos 60, o protagonista é um engenheiro talentoso que deseja poder executar todas as suas ideias. 
Ele constrói um carro, mas a polícia o impede de usá-lo por não seguir os padrões convencionais, além de não se emplacado. O mesmo se dá com seu avião. Ao sofrer uma desilusão amorosa e ser acusado de tentar viver em um mundo só dele, ele toma como premissa a ideia de que se houvesse mesmo um lugar onde ele pudesse concretizar suas ideias, seria melhor. 
A partir disso ele começa construir uma ilha, fora do alcance do domínio das cidades litorâneas para que não estivesse debaixo de nenhum código de leis. A Ilha é uma plataforma de petróleo que atrai pessoas de vários países: refugiados políticos, uma menor de idade grávida rejeitada pelos pais e assim por diante. Até que o grande fluxo de pessoas indo e voltando da ilha chama a tenção das autoridades. A ilha possui um idioma oficial, passaportes impressos e ministros, tudo que precisava para ser declarado um Estado independente, até que as autoridades se unem para destruí-la. 
A reflexão que o filme proporciona é de que a liberdade para criar quando limitada traz grande frustração. Igualmente acontece com o ensino de Português nas escolas de ensino fundamental e médio em nosso país. A variedade linguística e as diferentes formas de produção textual muitas vezes cerceado e visto como menos “culto” do que a literatura convencional. Isso acontece desde variações em sotaque e vocabulário como quanto aos tipos diferentes de gibis, mangás e literatura estrangeira. É assim também com as diferentes inteligências (habilidades) que os alunos possuem, uma inteligência não é superior a outra. Perceber o efeito das limitações da liberdade nas criações dos alunos pode influenciar os professores a ter uma visão mais ampla do que significa criar.

Outros materiais