Buscar

COMPARTIMENTOS ADIPOSO DA FACE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

COMPARTIMENTOS ADIPOSO DA FACE
Funções:
· Estruturam o tecido epitelial
· Sustentam a face
· Amortecimento
· Armazenamento energético em função das características celulares 
TERÇO SUPERIOR DA FACE
É delimitado da região da glabela até onde inicia a raiz do cabelo.
· Coxim frontal - bem no centro do músculo, é bilateral e descrito como uma união em apenas um coxim central ele dâ estrutura para região central da testa.
· Coxim frontal lateral – localizado mais lateralmente se projeta um pouco mais para o lado da face, é bilateral. 
Esses 4 coxim vão compor o coxim do músculo frontal, região com pouca espessura (tecido epitelial, coxim de gordura, músculos e o osso frontal) esses coxim são finos.
Na região temporal:
· Coxim temporal superior – da sustentação e a modulação superficial dessa área temporal 
· Coxim temporal inferior – abaixo da linha da sobrancelha, eles se sobrepõe com o superior. Ele molda a região da tempora do paciente. 
Ele dá sustentação da pálpebra superior do paciente. Cuidado com artéria temporal superficial que é um ramo da artéria carótida externa que passa na região. 
TERÇO MÉDIO DA FACE
Delimitado pela região da glabela até um ponto subnasal, abaixo do nariz. 
Coxim superficiais do terço médio da face: 
· Coxim nasolabial – vem da região nasal e se estende para região labial, tem uma hipertrofia com o processo de envelhecimento. Podemos apalpar ele pegando o dedo abaixo da órbita em direção ao sulco nasolabial. Tem limite inferior do coxim é o sulco nasolabial (bigode chinês) o limite superior é o sulco nasojugal (relativo a bochecha).
Coxim compreende a região da bochecha, um está mais próximo a linha média, intermediário e o lateral que está para trás.
· Coxim medial da bochecha - acompanha o limite superior do nasolabial, na região infraorbitária. Sulfi é um coxim mais profundo
· Coxim mediano da bochecha 
· Coxim lateral da bochecha – lateralmente a linha média, ele se estende até o temporal, tem uma projeção, por isso alguns autores chamam de lateral temporal. 
Abaixo do medial da bochecha temos o coxim profundo o SOOF (gordura suborbicular) ele está abaixo do musculo orbicular dos olhos. E junto com o medial da bochecha ele compõe o coxim malar. 
· Coxim SOOF – mais internamente, profundo. 
Temos dois espaços importantes na região do terço médio.
Os espaços faciais são locais que não temos coxim de gordura e nem músculo, e sim septo criando áreas ocupada por ar e favorece o amortecimento da face, além de dar movimento e expressão muscular. 
· Espaço piriforme ou espaço pré-maxilar: área profunda, afundamento para osso maxilar para acomodar os movimentos da função muscular ele vai até o osso. O bigode chinês tem um afundamento dessa área. A artéria facial no espaço piriforme ela está perto dessa estrutura, uma área que fazemos preenchimento, por isso o cuidado. Ideal cânula sempre.
· Espaço pré-zigomático: ele está no osso zigomático, na região próxima ao SOOF só que internamente. 
Esses espaços estão separados pelo ligamento de retenção cutâneo zigomático que vai margear por baixo do zigomático. 
Quando chega no canto do olho o ligamento aumenta a espessura de 2 até 13 camadas de tecido conjuntivo fibroso denso, ele adere a musculatura a estrutura óssea. 
O ligamento de retenção cutâneo zigomático é importante, pois ele cria um bloqueio da região infraorbital lateral para região do nasolabial. Então não tem risco de comunicar entre uma área do pré-maxilar com o pré-zigomático. Esses ligamentos se projetam da estrutura óssea para a superfície e vão abrindo ramificações e aumentando.
TERÇO INFERIOR DA FACE
Delimitada pelo ponto do subnásio até o mento. 
· Coxim de jows – sofre uma hipertrofia e volumiza nessa área, as células aumentam de tamanho (igual no coxim nasolabial) e naturalmente com a modificação da estrutura óssea os ligamentos de retenção que estão inseridos ao osso, se o osso remodela e modifica seu posicionamento, o ligamento também sofre modificação do seu posicionamento. Com isso aquelas estruturas que eram antes sustentadas começam a sofrer modificação de posicionamento, mudança da face. Não porque o ligamento de retenção ficou frouxo, mas porque mudando a posição junto com osso, e sim porque modifica a estrutura. Tendo aptose com hipertrofia formando uma bolsa na região.
· Coxim mentual – que dá o volume para o mento, bilateral.
· Coxim submentual – que se projeta abaixo o mento. 
Podemos destacar alguns coxim superficiais , como coxim dos lábios tanto superior como os coxim dos próprios lábios que estrutura essa área que é a nossa hipoderme onde depositados o produto preenchedor (no vermelhão do lábio) e abaixo dos lábios coxim menores.
Coxim do nariz superficiais que integram essa área nasal. 
No espaço que remanesce da região do jow ao mento que é nada mais que uma projeção do próprio coxim de gordura tanto do mento quanto de jow. Área de conexão entre as duas estruturas, mas é o mesmo tecido que compõe o mento. 
Importante entender o posicionamento dos coxim, pois durante o envelhecimento eles sofrem hipetrofia e aptose. Assim conseguimos reposicionar eles melhor dando aquele efeito lifting.

Continue navegando