Buscar

9 Doenças do Sangue 10 Exercícios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: Ciências
Professor: Mylene Oliveira
Turma: 8A
Data da postagem: 03/08/2021
N°: da Atividade: 9
Ler com atenção e responder (o material pode ser impresso)
Doenças do sangue
1-Anemia: baixo número de hemácias; a causa é uma dieta pobre em proteínas ou em vitamina B12.
2-Leucemia: câncer da medula óssea ou do tecido linfático em que há produção exagerada e descontrolada de leucócitos. Torna o organismo pouco resistente as infecções.
3-Hemofilia: doença hereditária, que se manifesta em pessoas de sexo masculino. A produção as substâncias necessárias à coagulação é deficiente. Por isso, a coagulação é muito lenta ou simplesmente não ocorre. Um simples ferimento pode levar à morte.
4-Malária: é transmitida por um mosquito – Plasmodium, após uma fase de incubação no fígado humano, instala-se e se reproduz no interior das hemácias, as quase, após algum tempo se rompem. O doente sofre de febres altas e acaba desenvolvendo uma anemia profunda.
5-Doença de Chagas: é transmitida por um inseto – barbeiro (contêm um protozoário- Trypanossoma), que tem hábitos noturnos e se alimenta de sangue. Acaba se instalando em tecidos musculares, como o coração ou do intestino, causando danos que geralmente levam a morte após vários anos.
6-AIDS: síndrome da imunodeficiência adquirida é causada por um vírus. É transmitido pelo sangue de pessoas doentes e por outros líquidos corporais. As formas mais comuns de contaminação ocorrem pelas relações sexuais com pessoas que estejam com o vírus, ou através de transfusões de sangue contaminado. Pessoas viciadas em drogas injetáveis são facilmente atacadas pela AIDS, devido ao hábito de partilhar a mesma seringa para injetar a droga. 
 O vírus da AIDS ataca os linfócitos, as células produtoras de anticorpos. Num doente de AIDS normalmente morre das outras infecções que seu organismo não consegue mais combater, tais como pneumonias ou mesmas gripes.
Grupos Sanguíneos
 São diversas as substâncias existentes no sangue, tanto no plasma, como nas células. Existem 2 proteínas (A e B) que podem ser encontradas nas hemácias. Algumas hemácias possuem e outras não. Existem 4 possibilidades, que constituem o sistema ABO:
 A determinação do grupo sanguíneo a que um indivíduo pertence é feita pela presença ou ausência das proteínas A e B. Sempre que uma proteína é estranha, ela passa a ser chamado antígeno quando é introduzida no corpo dessa pessoa; ocorre uma reação de defesa, realizada por substâncias chamadas anticorpos. 
 Os anticorpos reagem com antígenos – reação de aglutinação (amontoamento das hemácias), formando grumos e rompem as hemácias. Se isso ocorrer no organismo de uma pessoa pode ser grave e até fatal.
 A reação antígeno-anticorpo é específica, isto é, cada anticorpo reage apenas com determinado antígeno. Nos grupos sanguíneos, o anticorpo que reage com o antígeno A é chamado anti-A, e o que reage com o antígeno B é o anti-B.
 Grupo Proteína (nas hemácias) Anticorpo (no plasma)
 A A anti-B
 B B anti-A
 O anti-A e anti-B
 AB A e B 
Doação de sangue – Sistema ABO
- Tipo sanguíneo O pode doar para todos, são doadores universais, porém só recebem sangue do tipo O.
- Tipo sanguíneo AB recebe doação de todos os tipos sanguíneos, são receptores universais e podem doar sangue apenas para pessoas com o sangue AB.
- Tipo sanguíneo A não doa sangue para o sangue B, porém pode doar para o tipo A e AB. O sangue A recebe doação do tipo sanguíneo A ou O.
- Tipo sanguíneo B não pode doar sangue para o tipo A, mas podem doar para o tipo sanguíneo B e AB. Recebem doação do sangue B ou O.
Sistema Rh
 Outra substância que diferencia os indivíduos da espécie humana é o fator Rhesus, ou fator Rh, que algumas pessoas possuem e outras não. Os indivíduos com fator Rh são denominados Rh+; os outros são chamados Rh-. 
Responda:
1-Que nome se dá ao líquido do sangue?
2-Quais são as células que existem no sangue?
3-Que papel tem a hemoglobina presente nas hemácias?
4-O que é coagulação sanguínea?
5-O que são antígenos?
6-O que são anticorpos?
7-Por que se diz que os anticorpos são específicos?
8-De que célula do sangue depende a coagulação sanguínea?
9-Por que uma pessoa Rh- não pode receber transfusão de sangue de uma pessoa Rh+?
10-Quais os anticorpos existentes no plasma de indivíduos do grupo AB?
11-Por que motivo os indivíduos do grupo O possuem anticorpos anti-A e anti-B?
12-Por que motivo os indivíduos do grupo A não podem ter anticorpos anti-A?
Disciplina: Ciências
Professor: Mylene Oliveira
Turma: 8A
Data da postagem: 10/08/2021
N°: da Atividade: 10
1. Assinale a afirmativa incorreta:
a) Pessoas pertencentes ao grupo sanguíneo B possuem aglutinogênios B em suas hemácias e aglutinina anti-A em seu plasma sanguíneo.
b) Pessoas do grupo sanguíneo AB podem ser chamadas de receptores universais por não apresentarem nenhum tipo de aglutininas em seu plasma sanguíneo.
c) Pessoas do grupo sanguíneo do tipo B podem doar sangue para pessoas com os tipos sanguíneos do tipo B e AB e podem receber de B e O.
d) Pessoas do tipo sanguíneo do tipo O apresentam aglutinogênios do tipo anti-A e anti-B e por isso são chamados de doadores universais.
2. De acordo com seus conhecimentos sobre transfusão sanguínea, complete as frases abaixo.
a) Uma pessoa do grupo sanguíneo A pode receber sangue de __ e __, e doar sangue para __ e __.
b) Uma pessoa do grupo sanguíneo __ pode receber sangue de B e __, e doar sangue para __ e AB.
c) Uma pessoa do grupo sanguíneo __ pode receber sangue de __ e doar sangue para todos os outros tipos sanguíneos.
d) Uma pessoa do grupo sanguíneo __ pode doar sangue para todos os outros grupos sanguíneos, mas pode receber somente de __.
3. Imagine que você realizou um exame de sangue, nele você percebeu que houve uma grande queda no número de plaquetas. Essa baixa nos níveis desse elemento figurado pode levar você a um quadro de:
a) Hemorragia.
b) Leucopenia.
c) Anemia.
d) Insuficiência renal.
4. Uma pessoa realiza um exame de sangue e percebe, ao ver o resultado, que está com uma quantidade de leucócitos acima do valor normal para a sua idade. Esse resultado pode sugerir que a pessoa apresenta:
a) anemia.
b) hemorragias constantes.
c) infecção.
d) leucopenia.
5. Ao realizar um exame de sangue, uma paciente percebeu uma diminuição na quantidade de hemácias. Esse resultado pode ser relacionado com uma doença denominada:
a) leucemia.
b) anemia.
c) câncer.
d) dengue.

Continue navegando