Buscar

AD2 - Educação Especial Licenciaturas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
		Centro de Educação e Humanidades
Faculdade de Educação / Coordenação das Licenciaturas – EAD
Avaliação a Distância 2 (AD2)
Disciplina: Educação Especial Para as Licenciaturas
Coordenador: Cátia Crivelenti de Figueiredo Walter
	CURSO: Biologia 
	POLO: Volta Redonda 
	ALUNO: Hellen Mara Silva Rosa 
	MATRÍCULA:17114020152
	
	DATA: 23 / 05 / 2021.1
 Prezados(as) alunos(as) 
A AD2 costuma ser uma pesquisa de campo, porém estamos em período de pandemia (COVID-19) e devemos ficar em casa, com segurança. Assim, optamos por uma avaliação baseada em um caso hipotético, onde vocês poderão criar uma atividade adaptada, utilizando sucatas, encartes de supermercados, imagens do Google e materiais diversos disponíveis em casa, a partir da condição apresentada a seguir: 
“Jovem com 15 anos de idade, apresenta quadro de Deficiência Intelectual consequência da Síndrome de Down. Apresenta dificuldade para compreender a escrita de textos longos, mas consegue entender imagens, filmes curtos, símbolos e logomarcas, vídeos do Youtube, e receitas de preparo de alimentos, quando são apresentadas com imagens e desenhos. Consegue se expressar por meio da fala, mas apresenta vocabulário restrito, frases simples e, às vezes, infantilizada. É letrado, conhece algumas palavras e algumas logomarcas, compreende e expressa por meio de frases curtas. Também conhece os números e as operações simples de matemática. Gosta de folhear revistas de times de futebol, assistir filmes de luta, passear no shopping, praia e piscina, também gosta muito de jogar pela internet. Está frequentando uma sala do 6º ano do Ensino Fundamental, em escola publica, com suporte em contraturno no Atendimento Educacional Especializado (AEE).” 
Elaborar uma atividade adaptada (ou um recurso adaptado), de autoria própria, para o professor desenvolver em sala de aula, com o objetivo de ensinar um conceito acadêmico (considerar o curso de Licenciatura que está cursando). A atividade deve ser baseada no interesse do aluno e promova a funcionalidade e autonomia do jovem, na execução de uma atividade de vida prática ou diária, onde ele fará o uso do conceito na execução em atividades realizadas nos diferentes contextos de vida (escolar, familiar e social). 
O trabalho deve conter seu nome, o Polo, curso e os seguintes tópicos: 
a) Introdução – apresentar uma breve introdução sobre inclusão e o papel do AEE (usar fundamentação teórica) (1 ponto); 
 
b) Área acadêmica – definir qual área acadêmica será trabalhada (português, biologia, história, geografia, matemática, etc.) (1 ponto); 
 
c) Objetivo(s) – qual ou quais objetivos pretende atingir com a realização da atividade proposta (2 pontos);
d) Desenvolvimento - descrever como a atividade deverá ser organizada, construída, quais materiais, instruções dos passos de como realizar a atividade adaptada e como o professor deve organizar o ambiente e tipo de suportes que pode oferecer ao aluno (2 pontos); 
e) Forma de avaliação – descrever como será realizada a avaliação da atividade e quais os resultados esperados. Também incluir uma foto da atividade planejada, de autoria própria (não usar fotos da internet) (2 pontos);
f) Conclusão (1 ponto) e 
g) Referências Bibliográficas (1 ponto). 
*Observar que para a realização da atividade deverá ser construído um produto, algo físico, um material adaptado, que deve ser fotografado e incluído no trabalho final. Cuidado com plágios!!! 
Lembramos que o arquivo deve ser enviado até o dia 25 maio. Não receberemos após esta data.
Use sua criatividade e bom trabalho! 
Introdução
A Educação Especial tem como objetivo garantir a inclusão de alunos com necessidades especiais no ambiente escolar, sem separar o mesmo do restante dos alunos, fazendo com que ele participe e aprenda da melhor forma o conteúdo estudado em sala.
A adaptação de um aluno portador de deficiência seja ela física, intelectual, visual, auditiva entre outras, depende da família também, pois é a família que vai incentivar e auxiliar a escola no desenvolvimento desse aluno.
Sabemos que o governo é falho no preparo de professores para lidar com situações de inclusão de alunos portadores de necessidades especiais, mas o papel do professor como educador é buscar alternativas para que haja interação entre ele, o aluno e os outros colegas de classe também, pois independente de preparo podemos sempre buscar alternativas para melhorias em sala de aula. O papel do AEE é ajudar ao professor a dar o melhor atendimento aos alunos que carecem de um pouco mais de atenção, visto que ele é um programa de atendimento educacional especializado. 
O presente trabalho é uma aula planejada para um aluno portador de Síndrome de Down incluído em uma turma do 6°Ano.
Área Acadêmica 
Ciências Biológicas para alunos do 6° Ano – Matéria: Terra e Universo – movimentos que a Terra faz em torno do Sol
Objetivos 
Ajudar a estabelecer a importância do Sistema Solar
Mostrar quantos planetas compõem o mesmo
Ensinar de forma didática e dinâmica como o Sistema Solar é formado e como ocorre a movimentação em torno do Sol
Desenvolvimento 
 A aula será desenvolvida para mostrar a importância dos movimentos de rotação em que a Terra gira em torno do Sol. Tais movimentos auxiliam nas mudanças de estações e também ajudam a discernir as diferenças entre a Noite e o Dia.
Após mostrar por meio de figuras como é formado o Sistema Solar,a turma será dividida em 4 grupos e em um deles, Joaquim, que é portador de síndrome de down, será incluindo em um desses grupos. Os alunos deverão montar uma pequena maquete com os materiais pedidos e apresentar em grupo as maquetes montadas por eles.
Ao trabalhar na formação do Sol e dos planetas com massinha, também serão trabalhadas as condenações motoras dos alunos. É importante verificar se todos estão participando da atividade em conjunto.
1

Continue navegando