Buscar

Mapa Teologia Sistemática II



Continue navegando


Prévia do material em texto

TEOLOGIA SISTEMÁTICA II
Bacharelado em Teologia
	ACADÊMICO: Leandro Figliani
	RA: 191142195
	POLO: Assis SP
MAPA – TEOLOGIA SISTEMÁTICA II 
A dinâmica da salvação é um assunto discutido no meio cristão, especialmente protestante há algum tempo, a forma como ela acontece e os atores que participam dela são aspectos capazes de segmentar a igreja protestante, causando certo tumulto e discussões acaloradas nas redes sociais, este novo fórum público de discussões, ainda que a maioria dos debatedores tenha pouca ou nenhuma informação sobre as duas posições. O Sínodo de Dort (1618-1619) foi decisivo para definir a base fundamental da teologia reformada, mas ainda assim há grande número de cristãos que adote ambas posições discutidas.
Analise este arquivo comparativo resumido do pensamento calvinista e arminiano, clique no link e acesse o arquivo resumido: https://bit.ly/ARMINIANISMOxCALVINISMO_trad_pdf
Com base no material didático de Teologia Sistemática II, unidade I, e no arquivo apresentando a comparação entre calvinismo e arminianismo, produza um texto que responda as seguintes questões:
I – Baseado nas posições arminianas e calvinistas, quem são os eleitos para a salvação em cada uma? (Máx. 10 Linhas para cada)
II – Qual a diferença entre a expiação de pecados na visão calvinista ortodoxa e arminiana? (Máx. 10 Linhas para cada)
III – Como se dá a salvação nas perspectivas calvinista e arminiana?(Máx. 10 Linhas para cada)
​ORIENTAÇÕES:
- A formatação deve ser: fonte Arial 12, texto justificado, espaçamento 1,5 cm e sem figuras.
- Produza um texto argumentativo, cópias indevidas do livro, sem a devida citação (direta ou indireta) configuram em plágios.
- Faça a postagem em documento Word.
- Mínimo 1 página, máximo 2 páginas para toda a atividade.
ATENÇÃO ​: Leia e participe a partir de uma postura ética, procurando apresentar suas ideias com escrita acadêmica (segundo normas de formatação da ABNT) o tema proposto, de forma coerente, argumentativa e sem plágios. Além da ampliação do conhecimento, tal participação integra a composição da nota da disciplina. Lembre-se que o MAPA poderá ser respondido apenas 1 (uma) vez, e após a finalização do questionário não há como editar ou mudar a resposta enviada. Por isso, desenvolva seu raciocínio e argumentação fundamentando suas afirmações. As aulas e os textos de apoio são suficientes para que você consiga responder o que está sendo solicitado. Se você fizer uso de citações deverá informar as referências bibliográficas. As citações devem ser acompanhadas de um comentário pessoal sobre o que foi postado em relação ao tema. Em caso de cópias, as participações serão zeradas.
- Mínimo 1 página, máximo 2 páginas para toda a atividade.
I – Baseado nas posições arminianas e calvinistas, quem são os eleitos para a salvação em cada uma?
Na posição arminiana os eleitos para salvação são aqueles que de forma condicional Deus os escolheu para salvação por meio da fé (condição) em Jesus Cristo, revelando a sua misericórdia a todos, sabendo Deus desde o principio. Assim de forma individual todos são predestinados vida eterna desde que creiam, porém quando deixam de acreditar deixam de ser eleitos. 
Na posição calvinista os eleitos para salvação não depende da condição do homem (fé, obras, mérito), mas de Deus, da qual deu a sua misericórdia, de forma incondicional escolhendo uns e não todos. Assim Deus escolheu uns para a vida eterna e outros para a morte eterna, desde a eternidade e de tal forma Deus assim o fez, retendo a sua misericórdia para os não escolhidos e revelando-a aos escolhidos.
II – Qual a diferença entre a expiação de pecados na visão calvinista ortodoxa e arminiana?
 
Na visão calvinista ortodoxa a expiação de pecados ocorre de forma limitada, ou seja, é valida somente para aqueles que Deus escolheu incondicionalmente desde a eternidade. Assim suportou incondicionalmente em lugar dos escolhidos todo castigo e basta a este somente o arrependimento e a fé em Cristo.
Na visão arminiana a expiação de pecados ocorre de forma ilimitada, ou seja, é para todos, pois Deus ama a todos de forma incondicional, desejando que todos se salvem. Forneceu o perdão e salvação por meio do Jesus em seu sacrifício, da qual propôs a graça que por meio da fé é alcançada e eficiente aos creem.
III – Como se dá a salvação nas perspectivas calvinista e arminiana?
A salvação na perspectiva calvinista é uma chamada geral a todos, porém só os escolhidos (eleitos) por Deus são chamados de forma incondicional e hão de aceitar de forma irresistível, ao contrario os nãos escolhidos por si mesmo rejeitarão, não dependendo do homem em si, mas de Deus, assim Ele tem o proposito de salvar, mas não a todos, o que qualifica a sua soberania (Ele decide).
Na perspectiva arminiana a salvação é uma chamada geral a todos, da qual Deus atrai para sua graça de forma condicional por meio da fé, porém de forma resistível, ou seja, o homem pode crer e aceitar a sua graça como também pode não crer e rejeitar a sua graça. Assim as pessoas são livres para sua escolha sendo marco da soberania de Deus, o livre arbítrio do homem (o homem decide).