Buscar

Atividades Web Aula 1

Prévia do material em texto

Atividades Web Aula 1
Direito Internacional
1-A sociedade internacional funciona de maneira bem diferente da sociedade interna, por isso é importante compreendermos a linha histórica da evolução do Direito Internacional. Existem muitas discussões sobre a concepção e definição do direito internacional, uma delas é de que ele seria derivado da cultura ocidental cristã, originando-se no século XVI, no início da era moderna. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Em razão da influência cristã ocidental, é possível encontrar seguimentos da Bíblia no direito internacional, a ideia de que todo ser humano é igual perante Deus, e o pluralismo das nações, sendo iguais entre si.
( ) É possível verificar, também nas passagens bíblicas, questões que impõem regras morais e jurídicas a toda humanidade, mais uma vez é possível fazer analogia, ou seja, comparação com um conceito do direito internacional.
( ) Os romanos foram os primeiros a criarem a noção de "nós" e os "outros", no início a aplicabilidade do direito e justiça só correria com aqueles considerados civilizados.
( ) Os gregos iniciaram a prática de enviar e receber embaixadores de outros Estados, prática importantíssima dentro do direito internacional ainda nos dias de hoje.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
V - V - F - F.  
F - V - V - F.
V - F - V - F.
F - F - V - V.
2-O direito internacional teve uma nova concepção já no início do século XVI, a partir do desenvolvimento do conceito de soberania do Estado. Com base no Estado Moderno, assinale a alternativa CORRETA:
Por meio dos Tratados de Vestefália, instituíram-se as primeiras relações entre Estados soberanos sendo intituladas como direito internacional.  
O território e seus limites passam a ser irrelevantes nessa época, essa característica se tornou importante para que fossem estabelecidos os limites dos exercícios das jurisdições de cada Estado.
Uma das reformas ocorridas nessa época foi o fortalecimento da ligação entre Estado e Igreja operado em grande parte do território europeu.
A ideia de nação e nacionalidade surgem nessa época como forma de expansão da concepção de território, fortalecendo a ideia do que hoje conhecemos como Globalização.
3-O direito internacional público é a disciplina jurídica que regula as relações entre os Estados, Organizações Internacionais e indivíduos dentro da ordem mundial estabelecida. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I-Não existe um consenso na doutrina jurídica sobre o conceito do direito internacional público, em razão de suas diversas influências históricas. 
II- Podemos conceituar o direito internacional público como uma área do direito que busca regulamentar e tutelar as relações internacionais e os temas de interesse da sociedade internacional e consecutivamente seus membros.
III- No direito internacional público existe um poder legislativo capaz de criar normas supranacionais e aplicáveis a todos os Estados. Assinale a afirmativa CORRETA:
 Somente a sentença I está correta. 
As sentenças I e III estão corretas.
 As sentenças II e III estão corretas.
 As sentenças I e II estão corretas.
4-Existem muitas discussões sobre a concepção e definição do direito internacional, uma delas é de que ele seria derivado da cultura ocidental cristã, originando-se no século XVI, no início da era moderna. Com base nas questões históricas do Direito Internacional, assinale a alternativa CORRETA:
Os gregos iniciaram a prática de enviar e receber embaixadores de outros Estados, prática importantíssima dentro do direito internacional ainda nos dias de hoje.
A sociedade romana contribuiu com a criação dos preceitos de humanização com prisioneiros de guerra e com a inviolabilidade de determinados espaços como templos religiosos.
É possível verificar nas passagens bíblicas questões que impõem regras morais e jurídicas a toda humanidade, porém não é possível fazer analogia como direito internacional.
Em razão da influência cristã ocidental, é possível encontrar seguimentos da Bíblia no direito internacional. 
5-Chama-se de Direito Internacional Público esse sistema de normas jurídicas (dinâmico por excelência) que visa disciplinar e regulamentar as atividades exteriores da sociedade dos Estados (e também, atualmente, das organizações interestatais e dos próprios indivíduos). Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Há menos tratados do que leis internas, e o direito internacional tem regras abertas à interpretação, como acontece no caso de costumes, que necessitam ser reconhecidas pelos Estados.
II- Além de regular as relações entre os sujeitos de direito internacional como os Estados e Organizações, o maior fundamento do Direito internacional privado é tutelar os direitos fundamentais dos indivíduos.
III- Existe igualdade entre todos os Estados que possuem o mesmo nível nas responsabilidades e compromissos de direito internacional.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: . Acesso em: 14 mar. 2021.
As sentenças II e III estão corretas.
Somente a sentença III está correta.
As sentenças I e II estão corretas.
As sentenças I e III estão corretas.

Continue navegando