Buscar

Programa Computador do Professor - 1ª Edição/2021 Aula 6 - Competências digitais dos educadores Avaliação - aula 6

Prévia do material em texto

Programa Computador do Professor - 1ª Edição/2021
Aula 6 - Competências digitais dos educadores
Avaliação - aula 6
1. Segundo dados da pesquisa TIC Educação de 2019 (https://www.cetic.br/pt/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nas-escolas-brasileiras-tic-educacao-2019/), desenvolvida pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br) – GCI, 76% dos professores brasileiros utilizam a internet para de-senvolver ou aprimorar seus conhecimentos sobre o uso das tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem. Grande parte deles (65%) busca, também, cursos e palestras que tra-tam do uso de tecnologias em novas práticas de ensino.
Esses professores estão procurando desenvolver suas Competências Digitais. Verdadeiro ou falso? Escolha uma opção:
a. Verdadeiro
b. Falso
2. Uma das melhores formas de desenvolvimento de crenças e percepções favoráveis ao uso das tecnologias na escola é o compartilhamento de práticas entre colegas. Essa afirmação é verdadeira ou falsa? Escolha uma opção:
a. Verdadeiro
b. Falso
3. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas docentes, como recurso pedagógico e como ferramenta de formação, para comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e potencializar as aprendizagens.
O texto acima se refere à quinta competência geral da Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada), instituída pela Resolução CNE/CP Nº 1, de 27 de outubro de 2020 e reflete o reconhecimento da importância do desenvolvimento de Competências Digitais na formação docente.
Verdadeiro ou falso? Escolha uma opção:
a. Verdadeiro
b. Falso
4. As autoras Nara Pasinato e Gilmeire Vosgerau, em seu trabalho intitulado “Proposta para avaliação dos estágios de integração das TIC na escola”, apresentada em 2011 no CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, propõem uma escala de apropriação de tecnologia pelos educadores compostas por seis estágios.
Assinale a alternativa que corresponde ao estágio mais avançado.
a. Evolução
b. Implementação
c. Integração
d. Conscientização
e. Familiarização
5. Transformação Digital pode ser definida como uma mudança planejada e protagonista de uma organização (como a escola) rumo à incorporação da Tecnologia no seu dia a dia - o que envolverá tanto os aspectos mais visíveis ou mensuráveis (a estrutura, a organização do tempo e do espaço) quanto os mais subjetivos (a cultura, o modo de fazer as coisas, as estratégias). 
Considerando essa afirmação, podemos dizer que uma escola que desenvolve um plano de formação voltado ao desenvolvimento do Competências Digitais de seus professores está fortalecendo sua Transformação Digital.
Verdadeiro ou falso? Escolha uma opção:
a. Verdadeiro
b. Falso

Continue navegando