Buscar

pim V

Prévia do material em texto

Qual a função do CNJ?
R: A função do Concelho Nacional de Justiça (CNJ) visa aperfeiçoar o trabalho do sistema judiciário brasileiro cuidando da transparência e controle administrativo e processual como por exemplo a prestação de serviços ao cidadão recebendo reclamações, petições e representações contra membros ou órgãos do Judiciário, zela pela autonomia do poder judiciário e seu cumprimento, expede atos normativos e recomendações, define estratégia do Poder Judiciário, formula, executa os projetos e programas dos serviços dos órgãos do Judiciário com base em relatórios  indicadores pertinentes à atividade jurisdicional em todo o País, sendo uma instituição pública.
De que forma o site do CNJ aborda a questão de governança em gestão de pessoas? 
R: O site aborda a governança em gestão de pessoas seguindo o referencial básico de governança do Tribunal de Contas da União (TCU) deixando claro como assegura as ações e tomadas de decisões do setor público em relação a gestão de pessoas alinhadas ás necessidades da própria organização utilizando o capital humano. 
Quais os requisitos de acesso para o processo judicial eletrônico no CNJ? 
R: Os requisitos para acesso são:
- Ter em seu computador a versão mais recente do Mozilla Firefox.
- Versão atualizada dos plugins Oracle Java Runtime Enviroment e Adoble Flash.
- Possuir um certificado digital do advogado.
- Driver de acesso criptográfico para a identificação do certificado.
O que é o Proname? Como se estrutura? 
R: Proname é o Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário, tem como estrutura o Secretário Geral do CNJ ou por juiz por ele designado, dois representantes da Justiça Federal e outros dois da Justiça do Trabalho e cinco juízes de qualquer ramo do Judiciário e que tenham interesse e experiência em gestão documental.
Quais as metas específicas estabelecidas pelo CNJ para o presente ano? 
R: São diversas metas estabelecidas pelo CNJ dentro da Justiça Eleitoral, Justiça Federal, Justiça Militar e Previdência e Assistência tais como:
Promover campanhas voltadas ao eleitor para ampliar os conhecimentos sobre funcionamento do processo eleitoral.
Baixar quantidade maior de processos criminais do que os casos novos criminais no ano corrente
Identificar e julgar até 31/12 do ano corrente, 70% das ações penais vinculadas aos crimes relacionados ao tráfico de pessoas, à exploração sexual e ao trabalho escravo, distribuídas até 31/12/2018.
Instituir o plano de segurança institucional, considerando aspectos de segurança física, orgânica, de pessoas e de dados.
Julgar mais ações previdenciárias e assistenciais do que as distribuídas no ano, incluindo o auxílio emergencial.
Julgar, em até 180 dias corridos, 55% no 1° grau e, em até 120 dias, 85% no 2º grau, dos processos originários e recursos, ambos cíveis e criminais e os processos de natureza especial, na Justiça Militar Estadual
Entre outros, aqui estão apenas alguns exemplos retirados diretamente do site do CNJ.
Qual a motivação que você conclui para o CNJ ter estabelecido as metas específicas? 
R: A principal motivação certamente foi o acúmulo de processos sem julgamento mais antigos antes de 2005, a partir de 2009 essas e muitas outras metas começaram a ser administrados anualmente visando eficiência e qualidade na prestação jurisdicional.
Identifique a relação da pesquisa com as disciplinas cursadas neste bimestre.
R: A disciplina cursada nesse semestre foi a Organização do Estado e Instituições Judiciárias em que somos apresentados ao CNJ, TCU, CPIs, entre outros, onde essa pesquisa nos acrescenta e aprofunda o conhecimento ao Conselho Nacional de Justiça entendendo sua importância e relevância ao sistema judiciário brasileiro. que é totalmente coerente com a disciplina

Continue navegando