Buscar

tecido muscular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tecido muscular
O tecido muscular é o responsável pelos movimentos corporais, sendo formado por células excitáveis e contráteis que contêm grande quantidade de filamentos citoplasmáticos. Os componentes das células musculares recebem nomes especiais,a membrana é chamada de sarcolema; o citoplasma, de sarcoplasma; e o retículo, endoplasmático liso, de retículo sarcoplasmático .De acordo com as características morfológicas e funcionais, podem‑se distinguir três tipos de tecidos musculares: o estriado esquelético, o estriado cardíaco e o liso. 
O músculo estriado esquelético é formado por feixes de células denominadas fibras musculares, cilíndricas, muito longas, multinucleadas, com predominância dos núcleos na periferia celular. As células possuem contrações rápidas, vigorosas e sujeitas ao controle voluntário. Têm pouca capacidade de regeneração, pois são formadas pela fusão de células periféricas que são, na maioria das vezes, utilizadas no desenvolvimento até o fim da adolescência.
O músculo estriado cardíaco é formado por células cilíndricas ramificadas e pouco alongado, que se unem por intermédio dos discos intercalares, constituídos por desmossomos e junções comunicantes, que são hexamêros proteicos que formam diafragmas e modulam a passagem de pequenas moléculas entre células vizinhas. Também contém estrias transversais e longitudinais pelo mesmo motivo do estriado esquelético e possui um ou dois núcleos em posição central.
Apresenta contrações involuntárias, rápidas e vigorosas, não se regenera e armazena o cálcio em duas pequenas vesículas, denominadas sistema T díade.
O músculo liso é formado por células fusiformes que não possuem estrias transversais. Os miofilamentos estão distribuídos em disposição aparentemente aleatória e não possuem o sarcômero. Apresenta apenas um núcleo em posição central e se regeneram facilmente. Seu processo de contração é lento e involuntário. Estão presentes nas vísceras, na parede dos vasos sanguíneos, no tubo digestório, nas tubas uterinas e útero etc
O tecido muscular está organizado em grupos de feixes envolvidos por tecido conjuntivo denominado epimísio, do qual partem septos muito finos de tecido conjuntivo para o interior do músculo, separando os feixes, septos esses chamados de perimísio. O perimísio contorna cada feixe de fibras musculares, e cada fibra muscular é coberta por uma fina camada de fibras reticulares (endomísio).O tecido conjuntivo mantém as fibras musculares unidas, permitindo que a força de contração gerada por cada fibra individualmente atue sobre o músculo inteiro. Os vasos sanguíneos penetram nos músculos através dos septos de tecido conjuntivo e formam uma rica rede de capilares que entre as fibras musculares .
A figura a seguir é uma fotomicrografia dos três tipos musculares. Em A, observa‑se o músculo estriado esquelético; em B, o músculo estriado cardíaco; e em C, o músculo liso. As setas grandes apontam as estriações transversais, e a pequena, o disco intercalar.

Continue navegando