Buscar

UA 1 - direito agrário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito agrário – UA 1
1. A desapropriação por interesse social para fins de reforma agrária é possível nos casos em que as propriedades rurais não estejam cumprindo com sua função social, mas para isso deve haver justa e prévia indenização em títulos da dívida agrária. Sendo assim, como ocorrem as indenizações?
A. O pagamento das indenizações será realizado a partir do segundo ao 15º ano quando emitido para indenização de imóvel com área acima de 70 e até 200 módulos fiscais.
B. O pagamento das indenizações será realizado a partir do segundo ao 15º ano quando emitido para indenização de imóvel com área de até 70 módulos fiscais, sem preservação de seu valor real.
C. As benfeitorias úteis e necessárias, ou seja, galpões, casas, infraestrutura, serão indenizadas por meio de precatório no prazo máximo de cinco anos.
D. O pagamento das indenizações será realizado a partir do segundo ao 20º ano quando emitido para indenização de imóvel com área superior a 200 módulos fiscais. 
E. Quando os prazos das indenizações forem iguais ou superiores a dez anos, poderão ser reduzidos em cinco anos, desde que o proprietário entre em acordo administrativo e concorde em receber o pagamento do valor das benfeitorias úteis e necessárias integralmente em TDA. Art. 5º, §5º da Lei nº 8.629/93
2. A Constituição Federal de 1988 e as legislações pertinentes, quando trataram da reforma agrária, estabeleceram que algumas propriedades não podem ser desapropriadas para fins de reforma agrária.
Assinale a alternativa correta acerca desse tema:
A. É vedada a desapropriação da média propriedade rural, desde que seu proprietário não possua outro imóvel urbano.
B. São insuscetíveis de desapropriação as pequenas e médias propriedades rurais, assim definidas em lei, desde que seu proprietário não possua outra. Art. 185 da CF/88 
C. Fica autorizada desapropriação da propriedade produtiva, desde que ela tenha área superior a 150 módulos fiscais.
D. Somente a pequena propriedade rural não poderá ser desapropriada, pois ela é considerada propriedade familiar.
E. A propriedade rural que atinja simultaneamente os percentuais do Grau de Utilização da Terra (GUT) em 70% e do Grau de Eficiência na Exploração (GEE) em 90% não poderá ser desapropriada.
3. De acordo com a Lei nº 8.629/93, assinale a alternativa que descreve corretamente o que é pequena, média e grande propriedade rural.
A. Média propriedade é o imóvel rural com área superior a quatro e até dez módulos fiscais.
B. Pequena propriedade é o imóvel rural com área até um módulo fiscal.
C. Média propriedade é o imóvel rural com área superior a quatro e até 15 módulos fiscais. Art. 4º, inciso III, alínea “a” da Lei nº 8.629/93
D. Grande propriedade é o imóvel rural com área superior a dez módulos fiscais.
E. Pequena propriedade é o imóvel rural explorado pessoalmente pelo proprietário ou por seus familiares, garantindo-lhes a subsistência e o progresso social e econômico.
4. A desapropriação para fins de reforma agrária é um procedimento administrativo no qual a União impõe a perda de um imóvel rural ao seu proprietário mediante indenização.
Sendo assim, informe qual pressuposto deve justificar a desapropriação para fins de reforma agrária:
A. Necessidade pública.
B. Interesse particular.
C. Utilidade pública.
D. Vontade popular.
E. Interesse social. Art. 184 da CF/88
5. Com relação ao direito de extensão previsto no artigo 4º da Lei Complementar nº 76/93, assinale a alternativa correta.
A. É o direito que tem o proprietário de que o Estado indenize também os tratores, as colheitadeiras e os implementos agrícolas existentes na propriedade.
B. É o direito do proprietário que perdeu o bem de exigir a devolução do bem desapropriado que não foi utilizado pelo Poder Público.
C. Trata-se da possibilidade de estender em mais dois anos o prazo para indenização dos títulos da dívida agrária.
D. Consiste no direito que assiste o proprietário de exigir que se inclua no plano de desapropriação a parte remanescente do bem que se tornou inútil ou de difícil utilização. Consiste na faculdade do expropriado de requerer que o expropriante estenda a desapropriação também à parte restante do bem expropriado que se tornou inútil e de difícil utilização, quando intentada a desapropriação de forma parcial. No entanto, para suscitar esse direito, o expropriado deverá demonstrar que a área remanescente ficou reduzida a “superfície inferior à da pequena propriedade rural” ou ficou “prejudicada substancialmente em suas condições de exploração econômica, caso seja o seu valor inferior ao da parte expropriada”.
E. É o direito que tem a União de estender a desapropriação ao imóvel vizinho.

Continue navegando