Buscar

Avaliação 2° Ano (Religião Vitórya)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Colégio São Gonçalo de Juína
Avaliação de Ensino Religioso.
Aluno: João Guilherme 
O Evangelho de Cristo, continua a ser perpetuado pelo mundo através da Igreja, que é responsável de levar a Boa Nova da salvação. Assim gera vida nos corações de cada homem e mulher pois Ela que é assistida pelo Espirito Santo, auxilia no diálogo entre a humanidade e Deus, apresentando os caminhos do verdadeiro amor de Deus. Sendo assim, a palavra Igreja tem por etimologia, provinda do grego “ekklesia”, e do grego “qahal”, que tem por significado, “assembleia convocada ou reunida” (ARANGUENA, 2002, p. 16). Podendo assim, ser compreendido tanto como em sentido passivo, quanto ativo, uma Igreja que congrega e que convoca.
Com base nos estudos de eclesiologia abordados durante o bimestre, descreva:
1- Visão de Igreja para Clemente Romano:
A visão de igreja para Clemente é simples, ou seja, sua visão de Cristo é marcada pela mensagem do novo testamento. Portanto, não em incomum para ele chamar Cristo de Cristo e Senhor de Senhor.
2- Visão de Igreja para Inácio de Antioquia:
A visão de Inácio já é familiar ao Novo Testamento, e suas declarações sobre quem é Cristo é constituída pelas verdades do evangelho, embora Inácio use expressões não encontradas nas escrituras para apresentar verdades cristãs em suas cartas. 
3- Visão de Igreja para Irineu de Lyon:
Irineu foi um dos primeiros grandes teólogos cristãos, ele enfatizava os elementos da igreja, especialmente o episcopado, as escrituras e a tradição. Irineu escreveu que a única forma de os cristãos se manterem unidos era aceitarem humildemente uma autoridade doutrinária dos concílios episcopais.
Seus escritos, assim como os de Clemente e Inácio, são tidos como evidências iniciais da primazia papal. Irineu foi também à testemunha mais antiga do reconhecimento do caráter canônico dos quatro Evangelhos.
Para Irineu a somente um Deus e ele sublinha não só identidade entre Deus e o criador, mas que o universo provém do bem e a criação não era como dizia os gnósticos, fruto de um erro de concepção inicial.
4- Visão de Igreja para Tertuliano Catargo:
O maior contributo de Tertuliano para a teologia foi a sua reflexão acerca do mistério trinitário. Criou um vocabulário que passou a fazer parte da linguagem oficial da teologia cristã. Foi ele que introduziu a palavra “Trinitas”, como complemento da “Unitas”. Segundo Tertuliano, Pai, Filho e Espírito Santo são um só Deus porque uma só é a substância, um só estado (status) e um só poder
5- Visão de Igreja para Agostinho de Hipona:
A visão de Igreja para Agostinho de Hipona era como uma “Cidade de Deus”, e que deveria ser constituída por homens santificados. Ele dizia que a Igreja era o espaço qualificado onde os homens poderiam encontrar com segurança o conhecimento da verdade, necessária para a obtenção da “cidadania celeste”, posto que, se a purificação constituía-se em uma dificuldade, cabia a ela ser o ambiente propício para facilitar esse processo. Com essa argumentação Santo Agostinho atribuiu à Igreja o status de ser o único locus educativo.
6- Com base na pneumatologia estudada no decorrer do bimestre, relate a ação do Espirito Santo, no Antigo e Novo Testamento.
O papel do Espírito Santo no Antigo Testamento é muito parecido com o seu papel no Novo Testamento. Quando falamos do papel do Espírito Santo, podemos discernir quatro áreas gerais nas quais o Espírito Santo trabalha: regeneração, habitação (ou enchimento), contenção e capacitação para o serviço. 
7- Quais as heresias surgidas referente a Santíssima Trindade e qual foi a resposta da Igreja para tais heresias? 
*
Boa Avaliação
“Fizeste-nos, Senhor, para ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em ti. “ —  
Santo Agostinho

Outros materiais