Buscar

EIRELI simples

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Omar Augusto Leite Melo 
Advogado e Consultor Tribut�rio. P�s-Graduado em Direito Tribut�rio pelo Centro de Extens�o Universit�ria - CEU de S�o Paulo. Professor. Conselheiro no Conselho Municipal de Contribuintes de Bauru-SP. Autor dos livros "Supersimples - Anotado e Comparado", "ITBI", "ISS sobre cart�rios" e "ISS na constru��o civil"
Artigo - Federal - 2012/3154
EIRELI constitu�da por titular pessoa jur�dica
Omar Augusto Leite Melo* 
  Avalie este artigo
Elaborado em 02/2012
Na reda��o original do Projeto de Lei n� 4.605/2009, de autoria do Deputado Federal Marcos Montes (PSD/MG), que culminou na Lei n� 12.441/2011 (norma que alterou o C�digo Civil, prevendo a EIRELI como nova modalidade de pessoa jur�dica), constava expressamente que a empresa individual de responsabilidade limitada (cuja sigla original era "EIRL") seria constitu�da "por um �nico s�cio, pessoa natural, que � o titular da totalidade do capital social e que somente poder� figurar numa �nica empresa dessa modalidade".
Enfim, al�m de tratar o titular da EIRELI como um "s�cio", o texto original permitia que apenas uma pessoa natural (f�sica) institu�sse essa pessoa jur�dica.
Ocorre que o projeto sofreu algumas altera��es em sua reda��o, valendo destacar, neste trabalho, que foi permitida a constitui��o de EIRELI por pessoa jur�dica. Ou, se preferir, que esse direito n�o foi proibido.
Como se sabe, na esfera particular, aquilo que n�o � proibido, � permitido. Trata-se de decorr�ncia dos princ�pios da liberdade e da legalidade:
"ningu�m � obrigado a fazer, ou deixar de fazer, sen�o em virtude de lei".
No entanto, o Departamento Nacional de Registro do Com�rcio, extravasando sua compet�ncia regulamentar, por meio de sua Instru��o Normativa n� 117/2011 vedou a constitui��o de EIRELI por uma pessoa jur�dica, numa flagrante ilegalidade que pode ser combatida judicialmente pelos interessados. Agora, vale ressaltar que esse impedimento (ilegal) somente vai ser seguido pelas Juntas Comerciais, ou seja, somente valer� para os registros empresariais.
Essa observa��o � importante, na medida em que os Cart�rios de Registro de T�tulos e Documentos de Pessoas Jur�dicas (civis) tamb�m est�o oferecendo a abertura de EIRELI, j� oficialmente chamadas de EIRELI/Simples pela Receita Federal do Brasil. Com efeito, a pr�pria RFB j� se preparou para receber amigavelmente esse novo tipo de pessoas jur�dica, prevendo um c�digo pr�prio no CONCLA para a EIRELI dessa natureza (n�o empresarial, civil ou simples).
Como os cart�rios n�o se submetem �s normas do DNRC, nada impede (muito pelo contr�rio, ficar� plenamente aberta essa possibilidade) a constitui��o amig�vel de uma EIRELI/Simples por titular pessoa jur�dica. Ali�s, nada impede que uma EIRELI/Simples seja titular de uma outra EIRELI/Simples!
Portanto, as pessoas jur�dicas com atividade n�o empresarial ter�o essa possibilidade de constituir EIRELI perante os cart�rios. Al�m das atividades profissionais em geral, aquelas pessoas jur�dicas que atuam na participa��o e administra��o de outras pessoas jur�dicas (conhecidas como holdings) poder�o adotar essa nova modalidade de pessoa jur�dica.
Sobre esse assunto, fica a d�vida de como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai proceder com rela��o � poss�vel ado��o de EIRELI/Simples por parte dos advogados. � que a Lei n� 8.906/1994 (Estatuto da OAB) somente fala em sociedade de advogados; mas, a princ�pio, tamb�m n�o vemos nenhum impedimento legal para que os advogados adotem tal modalidade (EIRELI/Simples) para exercerem suas atividades profissionais.
Logo, pelo menos no que diz respeito � EIRELI/Simples (registro em cart�rio, sem natureza empresarial), as pessoas jur�dicas est�o autorizadas a constituir uma EIRELI; j� para a EIRELI/empresarial (registro na Junta Comercial, com natureza empresarial), a pessoa jur�dica interessada dever� buscar a via judicial para fazer valer seu direito, ilegalmente castrado pela IN/DNRC n� 117/2011.
Por fim, vale dizer que esse assunto tem impacto relevante nos campos da limita��o da responsabilidade do titular, da blindagem do patrim�nio da pessoa jur�dica e dos seus s�cios ou titulares, bem como em planejamentos societ�rios, sucess�rios e, especialmente, tribut�rios, pois a tributa��o da pessoa jur�dica acaba sendo inferior ao de uma pessoa f�sica (aut�nomo). Da� a pertin�ncia de se utilizar uma EIRELI para tais fins.
	
	 
Omar Augusto Leite Melo*
  Leia o curriculum do(a) autor(a): Omar Augusto Leite Melo.
- Publicado pela FISCOSoft em 13/03/2012

Outros materiais