Buscar

Via Hipófise-Hipotálamo - Guyton 13ª Edição.

Prévia do material em texto

V Tutoria – Módulo de Endocrinologia
Referência: 
GUYTON, A. C. e Hall J. E. Tratado de Fisiologia Médica. 13ª Ed., 2017
Wathyson Alex de Mendonça Santos
O HIPOTÁLAMO CONTROLA A SECREÇÃO HIPOFISÁRIA
Quase toda a secreção hipofisária é controlada por sinais hormonais e nervosos, vindos do hipotálamo. Com exceção da prolactina, todos os hormônios são afetados caso haja uma remoção da posição normal da hipófise sob o hipotálamo.
A secreção pela região posterior (NEURO) da hipófise: é controlada por sinais neurais que têm origem no hipotálamo e terminam na região hipofisária posterior.
A secreção pela região anterior (ADENO) da hipófise: é controlada por hormônios, chamados hormônios liberadores e hormônios (ou fatores) hipotalâmicos inibidores, secretados pelo próprio hipotálamo e então levados para a região anterior da hipófise por minúsculos vasos sanguíneos chamados vasos portais hipotalâmico-hipofisários. (sistema porta)
Os Hormônios Hipotalâmicos Liberadores e Inibidores São Secretados na Eminência Mediana: Acima do quiasma óptico há grupos de neurônios especializados chamados de células. Essas células sintetizam os hormônios hipotalâmicos liberadores e inibidores em seus corpos celulares e envolvem os hormônios em vesículas, que alcançam os terminais axônicos por transporte axônico. Impulsos nervosos promovem a exocitose das vesículas.
Plexo primário: formado por ramificações das artérias hipofisárias superiores.
Do plexo primário, o sangue drena para as veias portohipofisárias que passam por baixo da parte externa do infundíbulo. Na adenohipófise, as veias portohipofisárias se dividem mais uma vez e formam outra rede capilar chamada de plexo secundário do sistema porta hipofisário
Plexo secundário: formado por ramificações das veias porto-hipofisárias.
Os hormônios secretados pelas células da adeno-hipófise passam para os capilares do plexo secundário, que drenam para as veias porto-hipofisárias anteriores e para fora na circulação geral.
O hipotálamo recebe sinais vindos de diversas fontes do sistema nervoso:
Sendo assim, ele é um centro coletor de informações relativas ao bem-estar interno do organismo, e grande parte dessa informação é utilizada para controlar as secreções dos vários hormônios hipofisários globalmente importantes.
Os Hormônios Liberadores e Inibidores do Hipotálamo Controlam a Secreção da Hipófise Anterior
Para maioria, os fatores liberadores são mais importantes, exceto no caso da prolactina, que prevalece o fator inibitório.
• Os hormônios de liberação ligam- se a receptores de membrana presentes em células hipofisárias e estimulam a secreção dos hormônios hipofisários correspondentes. Cinco tipos de células da adenohipófise secretam sete hormônios 	
1. Os somatotrofos secretam hormônio do crescimento (GH), também conhecido como somatotrofina. O hormônio do crescimento, por sua vez, estimula vários tecidos a secretarem fatores de crescimento insulino símiles (IGF), hormônios que estimulam o crescimento corporal geral e regulam aspectos do metabolismo.
2. Os tireotrofos secretam hormônio tireoestimulante (TSH), também conhecido como tireotrofina. O TSH controla as secreções e outras atividades da glândula tireoide.
3. Os gonadotrofos secretam duas gonadotrofinas O FSH e o LH atuam nas gônadas; estimulam a secreção de estrogênios e progesterona e a maturação de ovócitos nos ovários, além de estimularem a produção de espermatozoides e a secreção de testosterona nos testículos.
4. Os lactotrofos secretam prolactina (PRL), que inicia a produção de leite nas glândulas mamárias. A liberação de prolactina encontra-se sob inibição tônica predominantemente da dopamina, mas o ácido gama-aminobutírico (GABA) e a somatostatina também inibem a prolactina.
5. Os corticotrofos secretam hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), também conhecido como corticotrofina, que estimula o córtex da glândula suprarrenal a secretar glicocorticoides como cortisol. Alguns corticotrofos, remanescentes da parte intermédia, também secretam hormônio melanócito estimulante (MSH). [Estimula os melanócitos a produzir melanina diante da exposição ao sol, e é secretado pela parte intermediária da hipófise que se encontra em maior parte atrofiada]

Continue navegando